Saiba como fazer a Deliciosa Batata Doce de Forno, vale lembrar que hoje em dia todos queremos ter um corpo perfeito e saudável. Mas todos sabemos também que o uma vida saudável e com qualidade. Por isso nossa equipe trás sempre para você uma receita saudável, e hoje trazemos até você a receita da deliciosa Batata doce no Forno. São dicas simples para você se alimentar de forma saudável e mantendo o saber em sua refeição, Portanto mão a obra.
Batata Doce de Forno
Ingredientes:
- 3 batatas doce grandes;
- Azeite a gosto
- Salsinha, cebolinha e orégano a gosto.
Modo de Preparo:
Antes de mais nada, comece cortando as batatas em rodelas de mais ou menos 2 cm;Logo depois, pré-aqueça o forno a 200°C; Em seguida, em uma travessa que possa ir ao forno coloque-as e regue-as com o azeite a gosto; Lodo após, regue a cebolinha, assim como a salsinha e também o orégano; Tampe a travessa com papel alumínio para não queimar, deixe no forno por uns 20 minutos; Quando estiverem
macias, tire o papel alumínio e deixe-as dourar um pouco, logo depois pode servir essa delicia.
Essa é uma receita que fará muito sucesso em sua mesa, uma delícia muito fácil de fazer e muit economica também, então aproveite!
Agora, tudo pronto é só reuniar a familia e aproveitar, essas e outras delicias estão todos os dias a sua disposição em nosso site, temos muitas outras novidades somente para você.
Quais são os benefícios da batata-doce?
A batata-doce é uma das melhores fontes de carboidrato. Ela fornece a energia necessária para o dia a dia e ainda com maior saciedade. Ou seja, você demora mais tempo para sentir fome, evitando os lanches fora de hora. Por causa do seu índice glicêmico mais baixo, a digestão mais devagar leva o corpo a receber a glicose gradativamente, sem muitos altos e baixos. Essa característica é particularmente boa para quem precisa lidar com a diabetes.
Pode comer batata-doce todos os dias?
A batata-doce é ótima para a saúde, mas é sempre bom ter parcimônia. Uma porção de 100g de batata-doce possui 85 calorias, então para colocá-la no prato todos os dias, prefira porções de cerca de 50g, o equivalente a uma pequena batata-doce.
O tipo de preparo também é importante. Se você quer perder peso, prefira preparos mais naturais de batata-doce cozida com casca ou purê de batata-doce. Os chips de batata-doce frita são deliciosos, mas o óleo da fritura é um inimigo das dietas, então para contornar esse problema você pode experimentar fazer a batata-doce na air fryer.
Como cozinhar batata-doce?
Cozinhar batata-doce não tem mistério. Você pode fazê-la direto em uma panela com água no fogão, no vapor e até na panela de pressão. Para fazer batata-doce assada no forno, você pode cortá-la em rodelas mais grossas, chips bem fininhas e crocantes ou em cubinhos.
O ideal é cozinhar batata-doce com a casca para aproveitar todos seus nutrientes. Para preparos salgados, a dica é o tempero: prefira a páprica e a pimenta-do-reino no lugar do sal. O picante dessas especiarias é ótimo para equilibrar o adocicado deste ingrediente.
FAÇA TAMBÉM NHOQUE DE BATATA DOCE AO MOLHO SUGO
INGREDIENTES
- 1kg de batata doce
- 1 ovo
- 1 xícara de farinha de trigo
- sal a gosto
- noz-moscada ralada
MOLHO:
- 1 lata de tomate pelatti
- 1 cenoura pequena
- 50 g de bacon
- 4 dentes de alho
- manjericão, tomilho, orégano fresco
- azeite
- pimenta do reino
- queijo parmesão ralado
MODO DE PREPARO
- Cozinha as batatas, depois de cozidas esmague com um garfo ou passe pelo espremedor e deixe esfriar.
- Depois de frio acrescente o ovo batido, sal a gosto e noz-moscada a gosto.
- Vá acrescentando farinha até dar o ponto que não gruda nas mãos.
- Enrole tiras finas, corte em pedaços de mais ou menos um 1 cm e forme o nhoque (com a ajuda do dedo indicador de uma pressionada na massa).
- Coloque uma panela de água com uma pitada de sal.
- Depois que ferver a água, coloque o nhoque na panela, quando boiar pode retirar.
MOLHO SUGO:
Esmagar os dentes de alho (não cortar). Fritar no azeite, acrescentar a cenoura cortada em cubos pequenos (jardineira). Fritar a peça de bacon. Colocar a lata de tomate pelatti. Acrescentar as ervas (manjericão, tomilho, orégano de fresco). Deixar reduzir o molho e reservar. Depois que o molho esteja frio bater no liquidificador. Voltar ao fogo, temperar com sal e pimenta-do-reino. Caso esteja ácido colocar uma pitada de açúcar. Servir o nhoque acompanhado do molho. Se preferir coloque queijo parmesão ralado.
NHOQUE DE BATATA-DOCE COM ESPINAFRE E MOLHO DE GORGONZOLA
Este nhoque de batata-doce é uma ótima maneira de variar a alimentação e experimentar sabores diferentes. Dourado na frigideira, ele é acompanhado de espinafre refogado e de uma versão mais leve do molho bechamel, feito com queijo gorgonzola. Para finalizar, a noz-pecã traz doçura e o croc croc que faltava ao prato.
PARA O NHOQUE
INGREDIENTES
- 1 kg de batata-doce (cerca de 5 unidades)
- 2 gemas
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- sal a gosto
- azeite a gosto
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
- óleo para untar a travessa
MODO DE PREPARO
Lave, descasque e corte as batatas em pedaços grandes, de cerca de 4 cm. Transfira para uma panela grande, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 25 minutos até que fiquem macias — espete com um garfo para verificar o ponto. Enquanto a batata cozinha, aproveite para higienizar o espinafre e preparar o molho de gorgonzola. Escorra bem a água e passe as batatas ainda quentes por um espremedor, sobre uma tigela grande.
Quando a batata-doce amassada amornar o suficiente para manusear, tempere com 1 colher (sopa) de sal e acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo — isso evita que, ao incluir as gemas, elas cozinhem com o calor das batatas. Misture bem com as mãos.
Junte as gemas e amasse bem. Aos poucos, adicione o restante da farinha, amassando bem com as mãos até dar ponto de enrolar. Para verificar o ponto, lave as mãos e modele uma bolinha; se não grudar na pele, está no ponto. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar, mas evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver farinha na hora de modelar.
Leve uma panela grande com 3,5 litros de água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande com óleo e reserve. Assim que a água ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal.
Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente ou quantos nhoques couberem na panela. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Repita o processo com o restante dos nhoques. Na última leva, atenção: não despreze a água do cozimento, reserve 2 xícaras (chá) de água do cozimento para preparar o molho.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e coloque quantos nhoques couberem, sem amontoar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para uma travessa e repita com o restante, regando a frigideira com azeite a cada leva. Sirva os nhoques com o espinafre e o molho de gorgonzola.
PARA O ESPINAFRE E O MOLHO DE GORGONZOLA
INGREDIENTES
- 100 g de manteiga temperatura ambiente
- ½ xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado (cerca de 50 g)
- 1 maço de espinafre
- 1 dente de alho
- 2 xícaras (chá) da água do cozimento do nhoque
- ½ xícara (chá) de noz-pecã picada grosseiramente
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Destaque as folhas de espinafre e lave sob água corrente. Transfira para uma centrífuga de saladas e seque bem. Com a lateral da faca, amasse o dente de alho e descasque. Numa tigela, misture bem com um garfo a manteiga com o queijo gorgonzola até ficar cremoso.
Volte a frigideira em que foram dourados os nhoques ao fogo médio nem precisa lavar. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte o dente de alho e mexa por 1 minuto até perfumar. Adicione as folhas de espinafre, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos o espinafre vai murchar e soltar água. Atenção para o tempo: se cozinhar em excesso, o espinafre tende a ficar escuro e amargo. Retire o alho e transfira o espinafre para a travessa com os nhoques.
Mantenha a frigideira em fogo médio e coloque a água do cozimento do nhoque reservada. Quando ferver, desligue o fogo e junte a manteiga de gorgonzola, fazendo movimentos circulares com a frigideira para incorporar a manteiga derretida. Tempere com sal e pimenta a gosto. Regue o molho nos nhoques com o espinafre. Polvilhe as nozes picadas e sirva a seguir.
CONGELE O NHOQUE
Distribua os nhoques ainda crus numa assadeira e leve ao congelador. Assim que endurecer, transfira para um saco plástico e mantenha no congelador por até 3 meses. Na hora de usar é do congelador para a panela: basta mergulhar em água fervente com sal.
ADIANTE O PREPARO
Se quiser cozinhar os nhoques e finalizar mais tarde ou no dia seguinte, mergulhe os nhoques cozidos numa tigela com água e gelo antes de transferir para a assadeira untada com óleo. Cubra com filme e mantenha na geladeira até a hora de usar. Para servir com um molho quente, mergulhe rapidamente em água fervente ou doure direto na frigideira com azeite.
SOBRAS PLANEJADAS
Aproveite para cozinhar 500 g de batata-doce a mais e ganhe tempo na cozinha! Veja aqui como a chef Viviane Wakuda preparou um mont-blanc de batata-doce.
Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.
Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada
Muito boa receita de batata doce
Eu quero ganhar o kit