Como Fazer o Cremoso Doce de Leite Caseiro

Como Fazer o Cremoso Doce de Leite Caseiro

Como Fazer o Cremoso Doce de Leite Caseiro, final de semana chegando e a gente gosta sempre daquele docinho para sobremesa não e verdade? Por isso trazemos para você a receita do delicioso Doce de Leite Cremoso caseiro, aquele mesmo que da agua na boca. Portanto vamos la, mãos a massa!

Doce de Leite Caseiro

Ingredientes:

  • 2 litros de leite integral
  • 3 xícaras de açúcar
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio ou fermento químico

Modo de fazer:

  1. Primeiramente, em uma panela coloque o leite, o açúcar e o bicarbonato ou fermento químico.
  2. Em seguida, misture bem os ingredientes e leve a panela ao fogo médio, deixe ferver e reduzir, mexa com bastante frequência para evitar que grude na panela ou transborde.
  3. Por fim, cozinhe até obter um doce de leite espesso e com tons de caramelo, no meu caso levou 2 horas, mas o tempo pode variar, lembre-se que depois de esfriar ele ficará mais firme.

Você pode se interessar tambem:

Faça Tambem:

Como Fazer Pavê de Abacaxi com Biscoito Maizena

Nesta deliciosa receita caseira de torta de abacaxi com biscoitos de amido de milho, mostraremos passo a passo como é fácil fazer torta de abacaxi com biscoitos de amido de milho, usando ingredientes que sempre temos em casa nas fotos. A combinação de abacaxi caramelizado, creme branco e biscoitos de amido de milho vai deixar seus convidados salivando por mais uma sobremesa.

Creme para pavê de abacaxi:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de leite (240 mililitros)
  • 1 caixa de creme de leite (sem soro)
  • 3 gemas de ovo
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de maisena (amido de milho)

Montagem do pavê de abacaxi:

  • 1 abacaxi natural em cubos
  • 1½ xícaras de açúcar (240 gramas)
  • 1 pacote de biscoito maizena (200 g)

Modo de Preparo

Antes de tudo, comece preparando seu pavê de abacaxi simples fazendo a calda de abacaxi. Para isso coloque o abacaxi em uma panela junto com o açúcar, Em seguida, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 15-20 minutos ou até engrossar. Desligue o fogo e reserve. Em outra panela prepare o creme do pavê de abacaxi simples: coloque o leite condensado, o creme de leite, a manteiga, as gemas de ovo e o leite com a maisena dissolvida nele. Leve ao fogo médio e fique mexendo até engrossar. Desligue o fogo.
Por fim comece montando o pavê de abacaxi com bolacha maizena: umedeça alguns biscoitos na calda do abacaxi ou em um pouco de leite e cubra o fundo de um refratário com eles. Acrescente um pouco do ananás e complete com uma camada do creme branco. Repita até esgotar os ingredientes.
Por fim, decore seu pavê de abacaxi com biscoito de maizena do jeito que mais gostar e reserve na geladeira por 1 hora, para que fique bem geladinho. Sirva e delicie-se com esta sobremesa gelada incrível!

VOCE VAI GOSTAR DE FAZER ROCAMBOLE DE DOCE DE LEITE

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • extrato de baunilha a gosto (opcional)
  • 5 ovos
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ¼ de xícara (chá) de leite morno
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar o rocambole

MODO DE PREPARO

Na panela de pressão, coloque uma lata de leite condensado fechada – se tiver rótulo de papel, retire e, com uma faquinha, raspe a cola (ela pode entupir a válvula da panela). Cubra com água, dois dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e deixe o vapor sair naturalmente. Quando a pressão terminar, abra a tampa e retire a lata com uma pinça para não se queimar. Deixe esfriar por, no mínimo 2 horas, antes de abrir a lata. De preferência, faça no dia anterior. Se quiser aromatizar o doce de leite, transfira para uma tigela e misture ½ colher (café) de extrato de baunilha.

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira retangular de cerca de 30 cm x 40 cm com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha. Peneire, em tigelas separadas, o açúcar e a farinha de trigo. Separe as gemas das claras. Na batedeira, bata as claras em neve. Comece batendo em velocidade baixa e, quando começar a espumar, aumente a velocidade. Assim que as claras triplicarem de volume, adicione o açúcar de colher em colher, sem parar de bater.

Em seguida, junte as gemas, uma a uma, batendo bem após cada adição. Por último, reduza a velocidade e junte a farinha aos poucos, batendo apenas o suficiente para a massa ficar homogênea. Transfira a massa para a assadeira untada e espalhe com uma colher ou espátula. Leve ao forno para assar por 15 a 20 minutos ou até que a massa comece a dourar.

Umedeça um pano de prato limpo, estique sobre uma superfície de trabalho e polvilhe com açúcar. Retire o bolo do forno e vire sobre o pano. Regue o bolo ainda quente com o leite morno. Espalhe o doce de leite em uma camada uniforme. Vá erguendo o pano e enrolando o bolo. Transfira para um prato de rocambole, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.

FAÇA TAMBÉM DOCE DE LEITE DE CORTE

Doce de leite de corte é uma dessas maravilhas da cozinha doméstica. Feito na panela de pressão, ele precisa de 40 minutos para ficar no ponto. Mas em menos de 10 dá para comer o doce inteirinho!

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado

MODO DE PREPARO

Na panela de pressão, coloque uma lata de leite condensado fechada – se tiver rótulo de papel, retire e, com uma faquinha, raspe a cola (ela pode entupir a válvula da panela).

Cubra com água, dois dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, deixe cozinhar por 40 minutos.

Desligue o fogo e deixe o vapor sair naturalmente. Quando a pressão terminar, abra a tampa e retire a lata com uma pinça para não se queimar.

Deixe esfriar por, no mínimo 2 horas, antes de abrir a lata. De preferência, faça no dia anterior. Abra as duas extremidades e empurre o doce para sair inteiro.

BOLINHO DE CHUVA COM DOCE DE LEITE CREMOSO

Como melhorar um clássico? Mergulhando em outro clássico. Aqui o bolinho de chuva, morninho, ganha um banho de doce de leite cremoso a cada mordida.

INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga derretida
  • 1 pitada de sal
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • óleo para fritar
  • açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar
  • doce de leite cremoso a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Quebre o ovo numa tigela média. Junte a manteiga, o açúcar, o sal e misture bem com um batedor de arame (se preferir, utilize um garfo).

Acrescente alternadamente o leite e a farinha de trigo, mexendo a cada adição para incorporar. Por último misture o fermento.

Numa panela pequena, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel toalha. Num prato fundo, misture ¼ de xícara (chá) de açúcar com 1 colher (chá) de canela e reserve.

Para saber se o óleo está no ponto certo da fritura, pingue uma porção pequena da massa: ela deve rapidamente inflar e subir para a superfície. Assim que o óleo estiver quente, abaixe o fogo e comece a fritar os bolinhos.

Com uma colher de sobremesa retire uma porção da massa, aproxime do óleo e com a ponta de outra colher transfira a massa para o óleo quente – o bolinho vai inflar assim que entrar em contato com o óleo quente.

Coloque 3 porções de massa de uma vez e deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados – mexa de vez em quando com uma escumadeira para virar os bolinhos e dourar por igual. Com a escumadeira retire os bolinhos, deixando escorrer bem o óleo, e transfira para o prato forrado com papel-toalha.

Passe os bolinhos fritos, ainda mornos, na mistura de açúcar e canela. Sirva a seguir com o doce de leite cremoso.

BOLINHO QUENTE DE DOCE DE LEITE PARA DOIS

A colher rompe a tampa do bolinho e encontra uma calda cremosa, dourada. Essa receita é um tesouro; esse bolinho é um deleite. Para comer a dois em potinhos individuais ou da mesma tigela, no clima de romance.

INGREDIENTES

  • ⅓ de xícara (chá) de doce de leite
  • 1 ovo
  • 25 g de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a tigela
  • açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga dois ramequins individuais, ou xícaras de chá, ou um refratário único que comporte 400 ml. Polvilhe com a farinha, chacoalhe para espalhar e bata muito bem para retirar o excesso. (Isso, agora pode bater mais um pouco.)

Numa tigela média, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas de 30 segundos em 30 segundos, até derreter. Junte o doce de leite, o açúcar e misture bem, até ficar liso.

Junte o ovo à mistura de doce de leite – quebre o ovo separadamente, se estiver estragado, você não perde a receita. Acrescente uma pitada de sal, a farinha, passando pela peneira, e misture para incorporar.

Transfira a massa do bolinho para os recipientes preparados, coloque numa assadeira (apenas para facilitar) e leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos. Se estiver usando um refratário único, pode contar 20 minutos. Atenção para o ponto: o bolinho deve crescer, e pode até rachar no centro, mas não deve assar completamente. Uma boa maneira de verificar é espetando um palito: nas bordas, deve sair limpo, porém no centro, sai molhado.

Quem tem a manha na cozinha, pode dar uma chacoalhada na tigela: você vai notar que a borda está firme, mas o centro ainda se mexe. Se passar do tempo, o bolinho vai assar completamente e ficar sem a calda interior. Fique atento às caracteristicas, pois os fornos são diferentes e o tempo pode variar.  Retire do forno e, se quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro ou cacau em pó. Sirva imediatamente.

 Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

1 comentário em “Como Fazer o Cremoso Doce de Leite Caseiro”

Deixe um comentário