Como fazer Sobrecoxas Assadas com Páprica e Ervas: Um Guia Passo a Passo

SOBRECOXAS ASSADAS COM PÁPRICA E ERVAS

Sobrecoxas assadaS com páprica e ervas, Essa receita de frango assado é prática e tem técnica pra ficar com a casquinha crocante: o segredo é a marinada seca e uma pausa dentro da geladeira. As ervas e o limão perfumam e dão sabor às sobrecoxas e ao caldinho que se forma na assadeira. E o melhor, todo mundo pega a parte mais gostosa do frango!

INGREDIENTES

  • 6 sobrecoxas de frango com pele e osso (cerca de 1,2 kg)
  • 1 cebola-roxa grande
  • 6 dentes de alho grandes
  • ⅓ de xícara (chá) de caldo de limão peneirado (cerca de 2 unidades)
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • 12 folhas de sálvia
  • 8 ramos de orégano fresco
  • ½ colher (chá) de sementes de erva-doce
  • 1 colher (chá) de páprica doce
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

No pilão, bata as sementes de erva-doce e misture com o sal, a páprica e a pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Numa travessa, coloque as sobrecoxas e tempere com a mistura de especiarias. Esfregue bem para cobrir toda a superfície da carne, passando também sobre e sob a pele – cuidado para não descolar completamente a pele da carne. Disponha as sobrecoxas com a pele voltada para cima e leve o refratário aberto à geladeira por 40 minutos – nesse período a pele vai perder parte da sua umidade e ficará mais crocante depois de assada; já o sal vai penetrar melhor na carne deixando o frango mais saboroso.

Passados os 40 minutos, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média), retire o frango da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 20 minutos para perder o gelo. Corte a cebola roxa ao meio e cada metade em 3 gomos, passando a faca pela raiz e descasque – assim as pétalas permanecem unidas ao assar. Com a lateral da faca, amasse e descasque os dentes de alho. 

Numa assadeira grande, distribua os gomos de cebola, os dentes de alho, as folhas de sálvia e os ramos de orégano. Tempere as cebolas com sal a gosto e regue o fundo da assadeira com o caldo de limão e a água – assim você prepara a assadeira antes de colocar as sobrecoxas sem correr o risco de molhar a pele, garantindo maior crocância ao assar.

Com um pedaço de papel-toalha (ou pano de prato limpo), seque bem a pele das sobrecoxas e disponha cada uma na assadeira, com a pele para cima. Regue o frango e as cebolas com o azeite. Leve ao forno para assar por cerca de 1 hora, ou até a pele ficar dourada e a carne cozida. Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos antes de servir – nesse tempo os sucos da carne se redistribuem e as sobrecoxas ficam ainda mais gostosas. Sirva com as cebolas e o caldinho formado na assadeira.

DICA IMPORTANTE:

Caso você esteja usando um forno que tenha a função assar por convecção, pode usar. Mas atenção: preaqueça o forno a 190 ºC (temperatura média) e fique atento ao tempo de cozimento, o frango assa em cerca de 50 minutos.

Melhores acompanhamentos:

Sobrecoxas de Frango Assadas com Batatas light

Aqui estão alguns acompanhamentos que combinam muito bem com sobrecoxas assadas:

  1. Arroz Branco ou Arroz Integral: O arroz é um acompanhamento clássico que complementa muito bem o sabor das sobrecoxas assadas. Você pode optar por arroz branco para um sabor neutro ou arroz integral para uma opção mais saudável e nutritiva.
  2. Batatas Assadas: Batatas assadas são uma escolha clássica para acompanhar qualquer prato assado. Você pode cortá-las em cubos ou fatias e temperá-las com ervas e especiarias para complementar o sabor das sobrecoxas.
  3. Legumes Assados: Legumes como cenouras, abobrinhas, berinjelas e pimentões assados no forno são uma opção saudável e deliciosa para acompanhar as sobrecoxas assadas. Tempere os legumes com azeite, sal, pimenta e suas ervas favoritas antes de assar.
  4. Salada Verde Fresca: Uma salada verde fresca, como uma salada de alface, rúcula ou agrião, pode adicionar frescor e leveza ao prato de sobrecoxas assadas. Você pode temperar a salada com um molho de sua preferência.
  5. Purê de Batatas: Um purê de batatas cremoso é outro acompanhamento clássico que combina bem com sobrecoxas assadas. Você pode adicionar alho, queijo ou ervas ao purê para dar um toque extra de sabor.
  6. Legumes Cozidos no Vapor: Legumes cozidos no vapor, como brócolis, couve-flor e vagem, são uma opção saudável e leve para acompanhar as sobrecoxas assadas. Eles mantêm a crocância e os nutrientes, além de complementar o prato principal.
  7. Farofa: Uma farofa crocante feita com farinha de mandioca, bacon, cebola e ervas é uma opção saborosa e texturizada para acompanhar as sobrecoxas assadas.
  8. Molho de Chimichurri: Um molho de chimichurri fresco e picante feito com salsa, coentro, alho, vinagre e azeite pode ser servido sobre as sobrecoxas assadas para adicionar um toque de sabor extra.

Essas são apenas algumas sugestões, mas você pode experimentar diferentes acompanhamentos de acordo com suas preferências pessoais e criatividade culinária.

Informações nutricionias:

SOBRECOXAS ASSADAS COM PÁPRICA E ERVAS

Para calcular as informações nutricionais, usarei estimativas gerais com base nos ingredientes típicos e suas quantidades na receita fornecida. Aqui estão as informações nutricionais aproximadas para 100 gramas das sobrecoxas assadas com páprica e ervas:

  • Calorias: Cerca de 220 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 20-25g
  • Gorduras: Cerca de 15-20g
    • Gorduras saturadas: Cerca de 3-5g
  • Carboidratos: Aproximadamente 0-2g
    • Açúcares: 0g
  • Fibra: Cerca de 0g
  • Sódio: Cerca de 300-400mg

Por favor, note que esses valores são estimativas e podem variar dependendo de fatores como o tamanho das sobrecoxas de frango e a quantidade de temperos e azeite usados na preparação. Se você tiver preocupações específicas sobre a ingestão de nutrientes, recomendo ajustar as porções de acordo com suas necessidades dietéticas individuais e consultar um profissional de saúde ou nutricionista.

FAÇA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM SOBRECOXA DE FRANGO AGRIDOCE

Sobrecoxa Assada com Alecrim e Orégano

O segredo dessa receita super prática está na marinada: a combinação de mel, molho shoyu e vinagre dá um toque surpreendente à carne.

INGREDIENTES

  • 8 sobrecoxas de frango com a pele (cerca de 1,2 kg)
  • 1 dente de alho
  • ¼ de xícara (chá) de mel
  • ¼ de xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
  • 1 colher (sopa) de vinagre de arroz
  • gergelim branco torrado a gosto
  • cebolinha fatiada a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma assadeira grande. Prepare a marinada: descasque, pique fino o alho e transfira para uma tigela grande; junte o mel, o shoyu, o vinagre e misture bem. Acrescente as sobrecoxas na tigela da marinada e misture bem com as mãos para envolver a carne e a pele com a marinada. Cubra com filme e deixe em temperatura ambiente para marinar por 15 minutos.
Após o tempo da marinada, transfira as sobrecoxas para a assadeira com a pele virada para cima – reserve o líquido da marinada na tigela. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 20 minutos.

Passado os 20 minutos, retire a assadeira do forno e pincele as sobrecoxas com o líquido da marinada reservado. Volte ao forno e deixe assar por mais 10 minutos até caramelizar. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe o frango assar por mais 5 minutos apenas, até caramelizar. Retire as sobrecoxas do forno e sirva a seguir com gergelim torrado e cebolinha fatiada a gosto.

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

LEIA TAMBÉM:

4 comentários em “Como fazer Sobrecoxas Assadas com Páprica e Ervas: Um Guia Passo a Passo”

Deixe um comentário