Torta fria de pão de forma com frios, ótima dica para festas de fim de ano!

Torta fria de pão de forma com frios

Torta fria de pão de forma com frios, ótima dica para festas de fim de ano! a torta fria de pão de forma com frios é um prato bastante versátil e popular em diversas partes do mundo. Embora não haja uma origem precisamente conhecida, ela se tornou um clássico em muitos países, especialmente em ocasiões festivas, como festas de fim de ano e celebrações.

Origem e Popularidade:

  • A origem exata da torta fria de pão de forma é incerta, mas tem sido associada a países como Rússia, Suécia e Brasil, onde é conhecida como “sanduíche de metro”.
  • Na Rússia, é chamada de “shuba” ou “herring under a fur coat” e é uma espécie de salada camada feita com peixe, batatas, cenouras, ovos, beterrabas e maionese.
  • Na Suécia, é conhecida como “smörgåstårta”, preparada com camadas de pão de forma e recheios variados, como queijo, presunto, salmão, ovos, vegetais e maionese.
  • No Brasil, a versão com pão de forma, frios, maionese e vegetais é bastante comum em festas, reuniões familiares e confraternizações.

Ingredientes e Preparo:

  • A base da torta fria geralmente é feita com fatias de pão de forma.
  • Os recheios variam amplamente, podendo incluir presunto, queijo, peito de peru, salame, vegetais (como tomate, alface, cenoura, etc.), maionese, e algumas pessoas também adicionam azeitonas, milho ou ovos.
  • A montagem é em camadas, intercalando as fatias de pão com os diferentes ingredientes, cobertos e unidos por uma mistura de maionese ou creme.

Popularidade em Festas de Fim de Ano:

  • A torta fria de pão de forma com frios é popular em festas de fim de ano devido à sua praticidade e possibilidade de preparo antecipado.
  • É um prato que pode agradar a uma variedade de gostos, pois oferece opções de recheios que podem ser adaptados para diferentes preferências alimentares.

Essa torta é amada por sua versatilidade e praticidade, sendo uma adição frequente em comemorações festivas ao redor do mundo.

Aqui está uma receita básica de torta fria de pão de forma com frios:

Torta fria de pão de forma com frios

Ingredientes:

  • 1 pacote de pão de forma sem casca
  • 200g de presunto
  • 200g de queijo (pode ser prato, muçarela, ou o de sua preferência)
  • 200g de peito de peru
  • 1 cenoura ralada
  • 1 lata de milho verde (opcional)
  • 200g de maionese
  • 100ml de creme de leite
  • Sal e pimenta a gosto
  • Folhas de alface para decorar (opcional)
  • Azeitonas para decorar (opcional)

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, misture a maionese, o creme de leite, sal e pimenta. Reserve.
  2. Corte o presunto, queijo e peito de peru em fatias finas ou cubos pequenos.
  3. Em uma forma retangular ou refratário, coloque uma camada fina da mistura de maionese no fundo para ajudar a fixar o primeiro pão.
  4. Coloque uma camada de pão de forma no fundo da forma, cobrindo completamente o espaço.
  5. Espalhe uma camada fina da mistura de maionese sobre o pão e adicione uma camada dos frios (presunto, queijo, peito de peru) uniformemente.
  6. Coloque outra camada de pão de forma e repita o processo, intercalando camadas de pão, mistura de maionese, frios, cenoura ralada e, se desejar, o milho verde.
  7. Finalize com uma camada de pão e cubra toda a torta com o restante da mistura de maionese.
  8. Decore a gosto com folhas de alface, azeitonas, fatias de queijo, presunto, etc.
  9. Cubra a forma com papel-alumínio ou filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou de um dia para o outro para firmar e os sabores se misturarem.
  10. Antes de servir, retire da geladeira, desenforme com cuidado e corte em fatias.

Dicas:

  • Certifique-se de retirar a casca do pão para que a torta fique mais macia e fácil de cortar.
  • Se preferir uma torta mais úmida, pode umedecer levemente as fatias de pão com leite antes de montar.
  • Você pode adicionar outros ingredientes de sua preferência, como tomate, ovos cozidos, azeitonas picadas, entre outros.
  • Para um toque mais fresco, adicione ervas frescas picadas à mistura de maionese.
  • O rendimento pode variar dependendo do tamanho da forma utilizada, mas em média, essa receita serve de 8 a 10 pessoas como aperitivo ou acompanhamento em uma festa.

Espero que essa receita seja útil e que faça uma deliciosa torta fria de pão de forma para suas celebrações!

Algumas Dicas de Acompanhamentos:

Torta fria de pão de forma com frios

a torta fria de pão de forma com frios combina bem com uma variedade de acompanhamentos, criando uma mesa diversificada e saborosa para suas festas. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Saladas Frescas: Sirva a torta fria com uma seleção de saladas verdes, como uma salada de folhas com molhos leves, salada de tomate com manjericão, ou uma salada de rúcula com queijo parmesão.
  2. Frutas Frescas: Adicione um toque de frescor com uma bandeja de frutas frescas, como uvas, morangos, fatias de melancia ou melão. Frutas cítricas como laranjas ou tangerinas também são ótimas opções.
  3. Patês e Pastinhas: Sirva uma variedade de patês e pastinhas com torradinhas, pães ou biscoitos salgados. Patês de azeitona, pasta de grão-de-bico (homus), patê de atum ou até mesmo um patê de queijo podem ser excelentes.
  4. Vegetais Crudités: Ofereça um prato de vegetais crus cortados em palitos, como cenoura, pepino, pimentão, salsão e tomate-cereja, acompanhados de molhos para mergulhar, como um molho de iogurte ou molho de queijo.
  5. Azeitonas e Conservas: Sirva azeitonas marinadas, pickles, picles e outros vegetais em conserva para um contraste de sabores.
  6. Frios Extras: Se desejar complementar ainda mais os frios da torta, ofereça bandejas adicionais de frios, como salame, copa, ou variedades de queijos, acompanhados de pães variados.
  7. Bebidas Refrescantes: Prepare uma seleção de bebidas refrescantes, como sucos naturais, águas saborizadas com frutas ou até mesmo um ponche de frutas.

Lembre-se de considerar as preferências dos seus convidados ao montar os acompanhamentos, oferecendo uma variedade de opções para agradar a todos os gostos.

Informações Nutricionais:

Torta fria de pão de forma com frios

As informações nutricionais podem variar dependendo das marcas específicas dos ingredientes utilizados e das quantidades exatas em cada porção da receita. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais para a torta fria de pão de forma com frios, considerando uma porção média.

Porção Média (aproximadamente 1 fatia, considerando 10 porções por receita):

  • Calorias: Cerca de 250 a 300 calorias por fatia, dependendo dos ingredientes e das quantidades de maionese e creme de leite utilizadas.
  • Gorduras: A quantidade de gordura pode variar consideravelmente de acordo com os tipos e quantidades de queijo, frios e maionese. Em média, pode conter de 15 a 20g de gordura por porção.
  • Carboidratos: Aproximadamente 15 a 20g de carboidratos por fatia, principalmente provenientes do pão de forma e possivelmente de vegetais como a cenoura.
  • Proteínas: Em média, cada fatia pode conter de 10 a 15g de proteína, dependendo dos frios utilizados.

Essas informações são uma estimativa e podem variar consideravelmente com base nos ingredientes específicos e nas quantidades utilizadas na receita. Para ter dados mais precisos sobre as informações nutricionais, é recomendável calcular com precisão com os rótulos dos produtos e as quantidades exatas utilizadas na preparação da torta.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

1 comentário em “Torta fria de pão de forma com frios, ótima dica para festas de fim de ano!”

Deixe um comentário