5 Dicas de Jantar Saudável com Zero Carboidrato

carboidrato zero

5 dicas de jantar saudável com zero carboidrato, o termo “carboidrato zero” geralmente é utilizado para se referir a alimentos ou dietas que possuem uma quantidade insignificante de carboidratos. Os carboidratos são um dos macronutrientes essenciais encontrados em alimentos como grãos, frutas, legumes, pães, massas e açúcares. Eles fornecem energia ao organismo.

No contexto de uma dieta com “carboidrato zero”, os alimentos consumidos são selecionados de forma a eliminar ou reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos. No entanto, é importante destacar que é difícil encontrar alimentos completamente sem carboidratos, pois a maioria dos alimentos contém pelo menos uma pequena quantidade desse nutriente.

Algumas dietas que restringem carboidratos, como a dieta cetogênica, podem enfatizar alimentos com teor muito baixo de carboidratos, concentrando-se principalmente em proteínas e gorduras saudáveis. Nessas dietas, os alimentos permitidos geralmente incluem carnes, peixes, ovos, laticínios com baixo teor de gordura, legumes não amiláceos, nozes e sementes. Frutas, grãos, açúcares e alimentos processados geralmente são limitados ou evitados.

É importante destacar que uma dieta com “carboidrato zero” pode não ser adequada para todas as pessoas e é recomendado procurar orientação de um profissional de saúde ou nutricionista antes de iniciar qualquer tipo de dieta restritiva. Os carboidratos são uma fonte importante de energia para o corpo e muitas vezes são encontrados em alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes e grãos integrais, que também fornecem vitaminas, minerais e fibras essenciais para uma dieta equilibrada e saudável.

Aqui estão as 5 receitas de carboidrato zero para seu jantar

  1. Salada de frango grelhado com legumes crus
  2. Salmão assado com espinafre refogado
  3. Bife de peru com brócolis no vapor
  4. Omelete de claras com vegetais variados
  5. Atum grelhado com abobrinha grelhada

Claro! Aqui está a receita completa para a salada de frango grelhado com legumes crus:

Ingredientes:

  • 1 peito de frango desossado e sem pele
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 4 xícaras de folhas de alface mista
  • 1 xícara de tomate cereja cortado ao meio
  • 1 pepino médio fatiado
  • 1 cenoura média ralada
  • 1 abobrinha média fatiada
  • 1/2 xícara de queijo feta esfarelado (opcional)
  • 2 colheres de sopa de vinagrete de sua preferência

Instruções:

Pré-aqueça a grelha em fogo médio-alto. Tempere o peito de frango com sal, pimenta e 1 colher de sopa de azeite de oliva.Grelhe o frango por cerca de 6-8 minutos de cada lado, até que esteja cozido por completo. Certifique-se de que não fique cru no centro.

Retire o frango da grelha e deixe descansar por alguns minutos. Em seguida, corte-o em fatias finas.Em uma tigela grande, coloque as folhas de alface mista, o tomate cereja, o pepino, a cenoura ralada e a abobrinha fatiada. Adicione as fatias de frango grelhado sobre a salada.

Se desejar, polvilhe o queijo feta esfarelado por cima. Regue a salada com o vinagrete e a colher de sopa restante de azeite de oliva. Misture todos os ingredientes delicadamente até que estejam bem combinados. Sirva imediatamente e aproveite sua salada de frango grelhado com legumes crus! Lembre-se de ajustar as quantidades dos ingredientes de acordo com o número de pessoas que irão comer. Bom apetite!

Aqui está a receita completa para o salmão assado com espinafre refogado:

Ingredientes:

  • 2 filés de salmão
  • Sal e pimenta a gosto
  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 4 xícaras de folhas de espinafre fresco
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de manteiga (opcional)

Instruções:

Pré-aqueça o forno a 200°C. Tempere os filés de salmão com sal, pimenta e suco de limão. Aqueça uma colher de sopa de azeite de oliva em uma frigideira em fogo médio-alto. Adicione os filés de salmão à frigideira e sele-os por cerca de 2-3 minutos de cada lado, até que estejam dourados.

Transfira os filés de salmão para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 10-12 minutos, ou até que estejam cozidos por completo. Enquanto o salmão está no forno, aqueça outra colher de sopa de azeite de oliva em uma frigideira grande em fogo médio.

Adicione o alho picado à frigideira e refogue por cerca de 1 minuto, até ficar levemente dourado e perfumado. Acrescente as folhas de espinafre à frigideira e cozinhe até que estejam murchas, mexendo ocasionalmente. Isso deve levar cerca de 3-4 minutos.

Se desejar, adicione a manteiga à frigideira e mexa até que derreta e envolva as folhas de espinafre. Tempere o espinafre refogado com sal e pimenta a gosto. Retire o salmão do forno quando estiver pronto. Sirva os filés de salmão com o espinafre refogado ao lado.

Se desejar, regue um fio de suco de limão fresco por cima do salmão antes de servir. Aproveite seu delicioso salmão assado com espinafre refogado! Lembre-se de ajustar as quantidades dos ingredientes de acordo com o número de pessoas que irão comer. Bom apetite!

Aqui está a receita completa para o bife de peru com brócolis no vapor:

Ingredientes:

  • 2 bifes de peru
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 4 xícaras de floretes de brócolis
  • Suco de 1 limão
  • 2 dentes de alho picados

Instruções:

Tempere os bifes de peru com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira grande, aqueça uma colher de sopa de azeite de oliva em fogo médio-alto. Adicione os bifes de peru à frigideira e cozinhe por cerca de 4-5 minutos de cada lado, ou até que estejam cozidos por completo. Os tempos de cozimento podem variar dependendo da espessura dos bifes.

Enquanto os bifes de peru estão cozinhando, prepare o brócolis. Em uma panela a vapor, coloque água suficiente para ferver. Adicione os floretes de brócolis na cesta da panela a vapor e coloque-a sobre a água fervente. Cozinhe o brócolis no vapor por cerca de 5-7 minutos, ou até que esteja macio, mas ainda crocante.

Em uma frigideira separada, aqueça uma colher de sopa de azeite de oliva em fogo médio. Adicione o alho picado à frigideira e refogue por cerca de 1 minuto, até ficar levemente dourado e perfumado. Adicione os floretes de brócolis cozidos no vapor à frigideira com alho refogado.

Tempere o brócolis com sal, pimenta e suco de limão. Misture tudo delicadamente por cerca de 1-2 minutos, para que o brócolis fique bem revestido com o tempero. Retire os bifes de peru da frigideira quando estiverem prontos. Sirva os bifes de peru com o brócolis no vapor ao lado. Aproveite seu delicioso bife de peru com brócolis!

Lembre-se de ajustar as quantidades dos ingredientes de acordo com o número de pessoas que irão comer. Bom apetite!

Receita completa para o omelete de claras com vegetais variados:

Ingredientes:

  • 6 claras de ovo
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 xícara de vegetais variados picados (pimentão, cebola, cogumelos, espinafre, tomate, etc.)
  • 2 colheres de sopa de queijo cottage (opcional)

Instruções:

Em uma tigela, bata as claras de ovo até que fiquem bem misturadas. Tempere com sal e pimenta a gosto. Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira antiaderente em fogo médio. Adicione os vegetais picados à frigideira e refogue por cerca de 3-4 minutos, até que fiquem macios.

Retire os vegetais refogados da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, adicione um pouco mais de azeite de oliva, se necessário. Despeje as claras de ovo batidas na frigideira e espalhe-as uniformemente. Cozinhe as claras por cerca de 2-3 minutos, ou até que estejam firmes na parte de baixo.

Espalhe os vegetais refogados sobre a metade das claras na frigideira. Se desejar, adicione o queijo cottage sobre os vegetais. Dobre a outra metade das claras por cima dos vegetais e queijo, formando uma meia-lua.

Cozinhe por mais 2-3 minutos, ou até que as claras estejam completamente cozidas e o queijo derretido, se utilizado.

Deslize o omelete para um prato e corte-o em fatias. Sirva imediatamente e desfrute do seu omelete de claras com vegetais variados!

Lembre-se de ajustar as quantidades dos ingredientes de acordo com o número de pessoas que irão comer. Bom apetite!

Aqui está a receita completa para o atum grelhado com abobrinha grelhada:

Ingredientes:

  • 2 filés de atum
  • Sal e pimenta a gosto
  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 abobrinhas médias, cortadas em fatias longitudinais
  • 1 colher de chá de tempero de ervas (orégano, manjericão, tomilho, etc.)

Instruções:

Tempere os filés de atum com sal, pimenta e suco de limão. Aqueça uma grelha em fogo médio-alto. Pincele um pouco de azeite de oliva sobre os filés de atum.

Grelhe os filés de atum por cerca de 2-3 minutos de cada lado, ou até que estejam cozidos ao seu gosto. O tempo de cozimento pode variar dependendo da espessura dos filés e do ponto de cozimento desejado. Enquanto o atum está grelhando, prepare a abobrinha.

Em uma tigela, misture as fatias de abobrinha com azeite de oliva, sal, pimenta e o tempero de ervas de sua escolha. Grelhe as fatias de abobrinha por cerca de 2-3 minutos de cada lado, até que fiquem macias e levemente douradas.

Retire os filés de atum e as fatias de abobrinha da grelha. Sirva o atum grelhado com as fatias de abobrinha grelhada ao lado. Se desejar, regue um pouco mais de suco de limão fresco por cima do atum antes de servir.

Aproveite seu delicioso prato de atum grelhado com abobrinha! Lembre-se de ajustar as quantidades dos ingredientes de acordo com o número de pessoas que irão comer. Bom apetite!

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

Deixe um comentário