Aprenda a Fazer o Delicioso Pudim de Ameixas

Aprenda a Fazer o Delicioso Pudim de Ameixas

Aprenda a Fazer o Delicioso Pudim de Ameixas,

Antes de mais nada, O pudim de ameixa é uma iguaria que todos deveriam experimentar. Mas, hoje você irá aprender a fazer este pudim com alguns ingredientes simples.

Ingredientes

• 1 litro de leite

• 1 xícara de ameixas

• 1/2 xícara de açúcar

• 1/2 xícara de amido de milho

• 1 colher de margarina

• 1/2 colher (café) de extrato de baunilha

Como fazer pudim de ameixa

Primeiramente, aqueça o leite em uma panela. Logo depois, quando estiver quente, adicione as ameixas. Deixe ferver por cerca de 5 minutos. Em seguida, retire do fogo e deixe as ameixas esfriarem. Bata as ameixas no liquidificador até obter um creme. Reserva.

Em uma panela, misture o açúcar, o amido de milho e a margarina. Leve ao fogo, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos. Retire do fogo e misture o creme de ameixa. Adicione o extrato de baunilha. Coloque a mistura em um recipiente untado e leve à geladeira por cerca de 2 horas.

Retire da geladeira e desenforme. Sirva frio. Esperamos que você tenha apreciado a nossa receita, muitas outras estão em nosso site, assim como muitas curiosidades.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PUDIM DE ABÓBORA COM ESPECIARIAS

PARA A CALDA

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ de xícara (chá) de água fervente

MODO DE PREPARO

Separe uma forma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com água ao fogo médio ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.Numa panela média, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Misture com a espátula até ficar lisa. Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato (ou luva térmica), segure e gire a forma para caramelizar a lateral. Reserve.

PARA O PUDIM

INGREDIENTES

  • 300 g de abóbora japonesa descascada e cortada em pedaços médios (cerca de 2 ¼ xícaras)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • 4 ovos
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de gengibre em pó
  • ½ colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
  • ¼ de colher (chá) de noz-moscada ralada na hora

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa).  Numa panela média, coloque a abóbora, regue com ½ xícara (chá) de água, tampe e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 13 minutos, ou até a abóbora ficar macia — assim ela cozinha sem ficar aguada. Transfira a abóbora cozida para uma tigela e amasse com um garfo (ou amassador de batatas) para formar um purê rústico — no total, você vai precisar de 1 xícara (chá) de purê para a receita. Deixe amornar enquanto separa o restante dos ingredientes: o purê não pode estar muito quente ao ser misturado aos ovos. 

No liquidificador, bata o purê de abóbora com o leite por 1 minuto até ficar bem liso. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o leite condensado, as especiarias e bata novamente para incorporar os ingredientes. Despeje a massa do pudim na forma, passando por uma peneira, também sobre o cone central. Coloque a forma dentro de uma assadeira, leve ao forno, e só então regue com a água fervente até cobrir metade da forma do pudim (para assar em banho-maria).

Deixe assar por cerca de 1 hora e 10 minutos — o tempo pode variar de acordo com o modelo e o tipo de forno. O pudim estará pronto quando a superfície estiver firme, levemente dourado, mas com o interior ainda cremoso — ele terminará de firmar enquanto esfria. Evite assar demasiadamente para não ressecar nem endurecer muito.

Retire o pudim do forno e deixe amornar. Leve para a geladeira por ao menos 6 horas antes de servir (se preferir, prepare a sobremesa no dia anterior). Antes de desenformar, passe rapidamente a base da forma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda. Cubra a forma com um prato com borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir. 

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

1 comentário em “Aprenda a Fazer o Delicioso Pudim de Ameixas”

Deixe um comentário