Como Fazer Arroz de Forno com Legumes de Forma Prática e Econômica

ARROZ DE FORNO COM LEGUMES

Arroz de Forno com Legumes é um prato bastante versátil e popular na culinária brasileira, especialmente entre aqueles que buscam uma refeição reconfortante, nutritiva e cheia de sabor. Este prato combina a simplicidade do arroz com a riqueza e variedade de legumes, criando uma refeição completa e satisfatória.

Origem: A origem exata do Arroz de Forno com Legumes não é claramente definida, mas é provável que tenha evoluído a partir de práticas culinárias locais que incorporam arroz e vegetais assados. A popularidade deste prato pode ser atribuída à sua adaptabilidade às preferências regionais e sazonais, bem como à sua simplicidade e versatilidade na preparação.

Popularidade no Brasil: O Arroz de Forno com Legumes é uma receita amplamente apreciada em todo o Brasil, sendo encontrada em diferentes regiões do país. No entanto, é mais comum em áreas onde há uma forte tradição culinária regional, como o Nordeste, o Sudeste e o Sul do Brasil. Nas regiões mais urbanizadas, como São Paulo e Rio de Janeiro, o Arroz de Forno com Legumes também é bastante popular devido à sua praticidade e à crescente conscientização sobre alimentação saudável.

Em algumas regiões, podem existir variações locais na receita, incorporando ingredientes típicos da culinária regional. Por exemplo, no Nordeste, pode-se encontrar o Arroz de Forno com Legumes preparado com ingredientes como abóbora, mandioca ou quiabo, enquanto no Sul, é mais comum encontrar o prato com batata-doce ou cenoura.

Além disso, o Arroz de Forno com Legumes também é popular em ambientes familiares e em eventos sociais, como almoços de domingo, festas e confraternizações. Sua versatilidade permite que seja servido como prato principal acompanhado de uma salada, ou como acompanhamento para carnes e aves grelhadas.

No geral, o Arroz de Forno com Legumes é uma receita querida pelos brasileiros devido à sua simplicidade, sabor reconfortante e capacidade de reunir ingredientes acessíveis e nutritivos em uma única refeição.

Receita completa:

Como fazer o arroz perfeito

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de arroz cozido
  • 1 abobrinha
  • 1 cenoura
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 ½ colher (sopa) de manteiga
  • ½ colher (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca caseira
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • manteiga para untar o refratário

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Unte com manteiga um refratário oval de cerca de 20 cm X 30 cm, com capacidade de 1,5 litro. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Com uma escovinha para legumes, lave a casca da abobrinha sob água corrente e seque bem. Descarte as pontas e corte a abobrinha em quartos, no sentido do comprimento.  Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Adicione a cenoura, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Polvilhe a farinha e mexa por 1 minuto – essa mistura de manteiga com farinha vai engrossar o molho. 

Retire a panela do fogo e adicione todo o leite de uma só vez, misturando bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte a panela ao fogo alto, tempere com sal e noz-moscada a gosto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula, até engrossar.  Transfira o bechamel com cenoura para uma tigela grande para amornar. Enquanto isso, prepare as abobrinhas. 

Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite e disponha os pedaços de abobrinha, um ao lado do outro, com a parte cortada para baixo. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado.  Transfira a abobrinha dourada para a tábua, tempere com uma pitada de sal e corte cada quarto em fatias rústicas de 3 cm, com cortes diagonais.

Acrescente o arroz cozido ao bechamel com cenoura, junte ¾ de xícara (chá) do queijo parmesão ralado e misture bem. Transfira para o refratário untado e nivele com a espátula. Disponha os pedaços de abobrinha na superfície do arroz, apertando delicadamente para ficarem com as pontinhas para fora.

Numa tigela pequena, misture a farinha de rosca com o queijo ralado restante e polvilhe sobre o arroz. Leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos, ou até dourar. Retire do forno e sirva imediatamente. Fica uma delícia com molho de pimentão.

DICA IMPORTANTE

Caso você esteja utilizando um forno que tenha a função assar por convecção, pode usar. Mas atenção: fique atento ao tempo de cozimento que pode ser menor. 

Dicas de acompanhamentos:

Deliciosas Receitas de Arroz de Forno com Frango para Saborear

Para complementar e realçar o sabor do Arroz de Forno com Legumes, aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos:

  1. Salada Verde: Uma salada fresca e crocante é uma ótima opção para equilibrar o calor e a cremosidade do arroz. Uma mistura de folhas verdes, como alface, rúcula, agrião e espinafre, combinada com tomates cereja, pepino, cenoura ralada e um molho de sua preferência, proporcionará uma explosão de frescor ao paladar.
  2. Legumes Grelhados: Sirva o Arroz de Forno com Legumes ao lado de legumes grelhados, como abobrinha, berinjela, pimentões coloridos e cogumelos. O processo de grelhar realça o sabor dos vegetais e adiciona uma textura deliciosa. Tempere os legumes com azeite, sal, pimenta e ervas frescas antes de grelhar para obter ainda mais sabor.
  3. Frango Grelhado ou Assado: Uma peça de frango grelhada ou assada complementa perfeitamente o Arroz de Forno com Legumes. Tempere o frango com ervas frescas, alho, limão e azeite de oliva antes de cozinhar para um sabor extra. O frango suculento e aromático contrasta bem com a cremosidade do arroz e dos legumes.
  4. Peixe Assado: Se você prefere frutos do mar, um peixe assado, como salmão, tilápia ou robalo, é uma excelente opção para acompanhar o Arroz de Forno com Legumes. O peixe assado é leve, saudável e complementa bem os sabores frescos dos vegetais. Tempere o peixe com limão, alho, ervas frescas e um fio de azeite antes de assar para um resultado irresistível.
  5. Feijão: O arroz e o feijão são uma combinação clássica da culinária brasileira. Sirva o Arroz de Forno com Legumes com uma porção de feijão preto, carioca ou outro tipo de feijão de sua preferência. O feijão adiciona proteína, fibra e umidade à refeição, tornando-a ainda mais satisfatória e nutritiva.

Essas são apenas algumas sugestões de acompanhamentos que complementam maravilhosamente o Arroz de Forno com Legumes. Sinta-se à vontade para experimentar e adaptar de acordo com suas preferências e disponibilidade de ingredientes.

Informações nutricionais:

ARROZ DE FORNO COM LEGUMES

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de Arroz de Forno com Legumes podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na preparação. No entanto, aqui estão estimativas gerais das informações nutricionais para essa porção:

  1. Calorias: Cerca de 120-150 calorias, dependendo dos ingredientes e da quantidade de óleo ou gordura adicionada durante o cozimento.
  2. Carboidratos: Em torno de 20-30 gramas, principalmente provenientes do arroz e dos legumes, que são fontes de carboidratos complexos.
  3. Proteínas: Cerca de 3-5 gramas, dependendo dos ingredientes adicionados, como legumes e possíveis fontes de proteína adicionais, como carne, frango ou tofu.
  4. Gorduras: Em geral, o teor de gordura é relativamente baixo, variando de 1-5 gramas por 100 gramas, dependendo da quantidade de óleo ou gordura adicionada durante o cozimento e dos ingredientes específicos utilizados.
  5. Fibras: A quantidade de fibras pode variar, mas é comum que o Arroz de Forno com Legumes contenha cerca de 2-4 gramas de fibras por 100 gramas, principalmente provenientes dos legumes e do arroz integral, se usado.
  6. Vitaminas e Minerais: O Arroz de Forno com Legumes pode ser uma boa fonte de várias vitaminas e minerais, como vitamina A, vitamina C, vitamina K, folato, potássio, magnésio e outros, dependendo dos tipos de legumes utilizados na receita.

É importante lembrar que essas são apenas estimativas gerais e as informações nutricionais específicas podem variar com base nos ingredientes e nas quantidades utilizadas na preparação do prato. Se você estiver preocupado com as informações nutricionais precisas, é recomendável calcular as informações com base nos ingredientes específicos que você utiliza na sua receita.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM ARROZ COM PIMENTÃO REFOGADO

Como Preparar Arroz Integral com Amêndoas de Forma Simples e Deliciosa

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de arroz cozido
  • ½ pimentão vermelho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Lave, seque e corte o pimentão ao meio. Descarte as sementes e corte uma das metades em cubos pequenos reserve o restante na geladeira, ou congelador, para outra receita. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte os cubos de pimentão e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 2 minutos até murchar, junte o arroz e misture bem. Desligue o fogo e sirva a seguir.

DICA IMPORTANTE:

Aproveite o arroz congelado para preparar esta receita! Basta deixar o arroz em temperatura ambiente por alguns minutos – assim você consegue quebrá-lo em pedaços menores. Junte ao pimentão e refogue por cerca de 5 minutos para descongelar os grãos.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

12 comentários em “Como Fazer Arroz de Forno com Legumes de Forma Prática e Econômica”

Deixe um comentário