As Baleias e a extinção

As Baleias e a extinção

Antes de mais nada, temos que lembrar que Cientistas e grupos conservacionistas de mais de 40 países assinaram uma carta alertando sobre a importância da ação global para proteger baleias, golfinhos e botos do risco de extinção nos próximos anos.

Contudo, os oceanos estão cada vez mais poluídos e explorados, disse a carta. Portanto, se não forem tomadas medidas para reverter essa situação, muitas espécies serão declaradas extintas em nossa vida. Mais da metade das espécies de mamíferos marinhos estão ameaçadas de extinção. Mas dois deles estão em perigo.

As Baleias e a extinção diminuição da População de Baleias

Primeiramente, As baleias sofreram grande diminuição de sua população devido à sua caça comercial. Mas, essa perda ocorreu principalmente no século 20, quando os equipamentos foram modernizados para possibilitar a captura de mais animais. Nas décadas de 1960 e 1980, houve intensa pressão de ambientalistas que promoviam o slogan “Salve as Baleias” para ajudar a proibir a caça comercial. Porém, atualmente, alguns países como Noruega, Islândia e Japão ainda têm atividades baleeiras comerciais.

Contudo, com a proibição, as populações de baleias conseguiram recuperar alguns de seus números individuais. No entanto, inúmeras outras ameaças estão ocorrendo. Poluição plástica, perda de alimentos e habitat, colisões com navios, assim como, as mudanças climáticas são alguns dos perigos que enfrentam.

Bem como, além desses riscos, outra grande ameaça aos mamíferos marinhos é a captura acidental por redes e outros equipamentos de pesca. Cerca de 300.000 baleias, golfinhos e botos morrem a cada ano por causa dessas capturas acessórias, conhecidas como capturas acessórias.

A princípio, as baleias francas do Atlântico Norte estão sob séria ameaça. Estima-se que apenas algumas centenas de espécies ainda existam. A vaquita, um pequeno golfinho que vive no Golfo da Califórnia, foi ainda pior: restaram menos de 10. Portanto, são fatos tão sérios que os cientistas temem que a situação de ambas as espécies não possa ser revertida. Como o Baiji, um golfinho de água doce que vive no rio Yangtze, na China. O último avistamento da espécie ocorreu em 2002, e foi declarado extinto desde 2006.

As Baleias e a extinção e os Governos

Em torno de 350 pessoas de diversos países como Reino Unido, Estados Unidos, México, África do Sul e Brasil, assinaram uma carta na tentativa de alertar sobre as ameaças aos mamíferos marinhos. 

Especialistas e ambientalistas afirmam que falta vontade do governo. O Comitê Científico da IWC discutiu o assunto em sua reunião final em setembro. Os membros do comitê estabelecem metas para calcular os riscos de extinção e como preveni-los. A cientista da Wildlife Conservation Society Susan Lieberman disse que os governos precisam urgentemente desenvolver e implementar ações para proteger e salvar melhor os mamíferos marinhos. A carta chama a atenção para todos os países que têm baleias, golfinhos ou botos em suas águas. O monitoramento próximo de cada ameaça é necessário para proteger esses animais.

As populações de mamíferos marinhos estão diminuindo, aproximando-se do ponto de extinção inevitável. Os cientistas afirmam que, a menos que ajamos agora, as gerações futuras não encontrarão esses animais gentis e inspiradores.

Onde é possível avistar as baleias

A princípio, vale ressaltar que a  temporada para você poder acompanhar essas belas espécies  do mar, variam  geralmente de maio a junho e existem muitas variações dependendo das regiões. Portanto, abaixo alguns dos lugares onde você pode avistar as baleias:

1. Alasca

Há uma reserva natural em Glacier Bay, que se estende por mais de 100 quilômetros, banhada pelas águas do Oceano Pacífico, onde podem ser vistas baleias cinzentas.

Esses cetáceos migram na primavera. Além disso, eles podem ser encontrados no verão: a temporada vai de junho a setembro. O espetáculo, que também inclui jubarte e orcas, é único no mundo.

2. Argentina

Golfo Nuevo, localizado entre Puerto Madryn e Puerto Pyramides, é um dos lugares recomendados para ver baleias francas austrais.

Ou seja, a província de Chubut, na Patagônia Argentina, recebe esses belos mamíferos de junho a outubro (inverno e primavera no hemisfério sul). Pequenas baleias com apenas alguns meses de vida podem ser observadas ali.

Portanto, para se aproximar deles, existem vários passeios de barco, mas, eles têm pouco efeito sobre os cetáceos.

Todavia, os guias explicam muito bem sobre a vida desses animais, os seus hábitos, a sua alimentação e a sua reprodução, e, se tivermos sorte, vamos ver saltos espetaculares ou as suas caudas saindo d’água.

 3. África do Sul

A pequena cidade de Hermanus, a uma hora e meia de carro da Cidade do Cabo, é considerada um dos melhores pontos de observação de baleias do mundo. Os visitantes não precisam embarcar no barco, pois as baleias francas nadam muito perto das margens do Golfo, onde acasalam entre julho e novembro.

4. Canadá

Entre as cidades de Tadoussac e Baie-Sainte-Catherine nos fiordes de Saguenay, descobrimos os centros baleeiros de toda a Colúmbia Britânica. Lá, a fauna é muito diversificada: você pode ver golfinhos, belugas e outros cetáceos se alimentando nas águas frias.

Quanto às baleias, jubartes, baleias negras, baleias azuis (os maiores mamíferos do mundo), cachalotes, orcas e narvais seguem para o Canadá. Em um cenário tão grandioso, você não pode deixar de se sentir uma formiga!

5. Arquipélago dos Açores As Baleias e a extinção

As ilhas do arquipélago dos Açores são conhecidas por serem um santuário das baleias, esse território português, que fica no meio do Oceano Atlântico, recebe mais de 24 espécies de baleias, algumas delas residentes e outras em  migração.

Nas torres de vigia do arquipélago ou a bordo de navios, são observados principalmente entre o mês de maio e outubro, muitas espécies.

6. Costa Rica

Ao sul da Costa Rica,especialmente, entre a Ilha de Cano e a Península de Osa, chegam muitas baleias durante o ano inteiro, portanto, é um ótimo local para você poder ver as baleias jubarte.

Elas escolhem a Costa Rica porque o mar é calmo  e tem muita  comida. Algumas baleias vêm da  Antártica e outras vêm do Golfo da Califórnia, para dar à luz aos seus filhotes.

7. Austrália

Na Austrália, especificamente na Baía de Hervey, na costa de Queensland, você poderá acompanhar os espetáculos das baleias entre os meses de julho e de outubro. Os saltos das baleias, que pesam  até 50 toneladas, podem ser vistos de perto quaisquer embarcações.

8. México e Estados Unidos As Baleias e a extinção

No Golfo da Califórnia, as baleias-cinzentas chegam  durante o inverno boreal, principalmente nos meses de dezembro a abril, logo depois elas partem para o Alasca, onde se alimentam e começam um novo ciclo de procriação. Todavia, a observação das baleias virou um marca dessa região; e é uma das causas de tantos turistas no local. Ou seja, Isso porque essa espécie é muito amigáveis e se aproximam das embarcações.

9. Brasil As Baleias e a extinção

Principalmente, na Praia do Rosa, localizada no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, as baleias-francas-austrais nadam nas águas do Oceano Atlântico em um espetáculo imperdível, que acontece entre os meses de junho a novembro. Ou seja, essas espécies fazem um verdadeiro espetáculo com os saltos e as baleias  chegam a tirar 75% do seu corpo da água fazendo assim um visual incrível.

Esperamos que você tenha gostado do tema, e que levantar o tema possa ajudar a que todas as nações façam o possível para acabar de vez com a ameaça de uma espécie como as baleias, que não se repita com a elas o que já aconteceu com muitas outras espécieis pelo mundo.

Deixe um comentário com dica de algum assunto que você ache relevante e curioso para nossa equipe preparar um artigo, qualquer que seja o tema, desde já obrigado!

Ass: Equipe Editoral

Leia mais em “MINHA VIAGENS CURIOSIDADES”

Contudo, para aqueles que pensam em morar em outro pais acompanhe nosso canal “DICAS DE MORADIA”, um portal completo de muitas dicas de locais para se morar em todo o mundo.

Leia também em “MINHA VIAGEM DICAS DE MORADIA”
NOTA DE ENCERRAMENTO

Portanto, nós do Minha viagem estamos diariamente trabalhando para trazer o melhor conteúdo para vocês leitores, nosso site trabalha com muito conteúdo de viagens trazendo muitas dicas para você que é amante de viagem.

E agora trazemos uma grande novidade para você que ama viajar.

Uma nova Rede Social somente para nós que amamos viajar.

ACESSE AGORA MESMO INTEIRAMENTE GRÁTIS:   bomvoyage.net

Divulgue seus passeios ou seus negócios de viagens inteiramente grátis.

Deixe um comentário