BANANA DA TERRA GRELHADA

BANANA-DA-TERRA GRELHADA

Banana da terra grelhada, A banana-da-terra grelhada é um acompanhamento simples, mas que eleva o status de qualquer refeição. Pode virar acompanhamento do almoço, e também ser servida com queijo de coalho no café da manhã.

INGREDIENTES

  • 3 bananas-da-terra maduras
  • azeite a gosto

MODO DE PREPARO

Com a faca, corte as pontas e descasque as bananas. Corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento.Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e coloque quantas bananas couberem, uma ao lado da outra, com a parte cortada para baixo. Deixe dourar por cerca de 3 minutos de cada lado, ou até ficarem macias. Transfira para a tábua e repita com o restante. Corte as bananas grelhadas em fatias de 1,5 cm e sirva a seguir.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BOLO DE BANANA COM AVEIA

No fim de semana, banana com aveia vira bolo. Mas você não precisa acordar mais cedo para assar a massa. Faça no dia anterior e, na hora de servir, corte em fatias para colocar na torradeira. O que pode ser mais gostoso do que bolo quentinho com manteiga derretendo?

INGREDIENTES

  • 2 bananas-prata maduras
  • 2 ovos
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • ½ xícara (chá) de aveia em flocos
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • óleo (ou manteiga) e farinha de trigo para untar e polvilhar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).  Unte com óleo (ou manteiga) uma fôrma de bolo inglês de 22 cm × 10 cm. Polvilhe farinha de trigo, chacoalhe bem para cobrir o fundo e as laterais e bata sobre a pia para tirar o excesso.  Descasque as bananas, coloque num prato e amasse bem com um garfo. Numa tigela grande, bata os ovos e o óleo com o garfo. Acrescente as bananas e misture bem. Adicione o açúcar, as farinhas e a aveia, mexendo a massa com o garfo a cada adição. Por último, misture a canela e o fermento.

Transfira a massa para a fôrma e, em seguida, bata levemente contra a bancada para nivelar. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até que doure. Para conferir se o bolo está pronto, espete um palito na massa se sair limpo, pode tirar a fôrma do forno; caso contrário, deixe mais alguns minutos.  Retire do forno e deixe o bolo amornar antes de desenformar. Sirva a seguir.

TORRADEIRA

Quando esfriar, se quiser, corte em fatias, esquente na torradeira e sirva com manteiga.

DICA IMPORTANTE:

Corte o bolo em fatias individuais e leve ao congelador numa assadeira até endurecer. Depois, coloque em saquinhos plásticos e armazene no congelador. Para descongelar, coloque as fatias ainda congeladas na torradeira, no forno, no microondas ou deixar por algumas horas na geladeira.

LEIA TAMBÉM

FAÇA MANTEIGA GHEE

Ghee é uma manteiga clarificada muito usada na culinária indiana. A técnica de preparo consiste em aquecer a manteiga lentamente no fogo baixo, até que ela derreta e seja possível extrair os resíduos sólidos do leite. De sabor levemente amendoado, pode ser consumida com pães e bolos, e também usada no lugar do azeite ou óleo em refogados.

INGREDIENTES

  • 200 g de manteiga

MODO DE PREPARO

Forre uma peneira com um pano de algodão bem fino. Caso a trama do pano seja muito aberta, dobre ao meio ou até em quatro faces, para garantir que a espuma e os pedacinhos sólidos da manteiga sejam coados.  Corte a manteiga em cubos médios de cerca de 3 cm e transfira para uma panela pequena. Assim, ela derrete mais rapidamente e de maneira uniforme, sem correr o risco de queimar.

Leve a panela ao fogo baixo para que a manteiga derreta lentamente. Atenção: escolha a menor boca do fogão e deixe o fogo bem baixinho. Após cerca de 3 minutos, a manteiga toda estará derretida, e começarão a subir as primeiras bolhas da fervura. Quando a espuma se formar, espere até que fique um pouco mais densa na superfície antes de começar a retirar. Atenção à temperatura: caso a manteiga comece a ferver demais, remova a panela do fogo, deixe a fervura baixar e retome o processo. Vá retirando a espuma da manteiga com uma colher, com cuidado para pegar apenas a camada superficial; não se preocupe em retirar toda a espuma de uma só vez, pois a manteiga ainda vai ser coada. 

Após cerca de 10 minutos, a manteiga estará clarificada. Para verificar o ponto, pegue uma porção do líquido com a colher: a manteiga derretida deve ficar translúcida, como óleo, e, no fundo da panela, haverá pontinhos brancos, que são os sólidos da manteiga (mais densos). 

Para que a manteiga clarificada vire ghee, com sabor mais amendoado, mantenha a panela por mais um minuto no fogo baixo, para que os sólidos do fundo da panela dourem levemente. Desligue o fogo assim que começar a sentir o aroma amendoado e mantenha a manteiga na panela por mais alguns segundos, até que pare de ferver. Com cuidado, vire devagar a panela sobre a peneira forrada com o pano para coar a manteiga.

Transfira a manteiga para um pote ou uma tigela e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de fechar e levar à geladeira. 

OBS.: não estranhe, pois, ao esfriar na geladeira, a manteiga volta a ficar opaca.

DICA IMPORTANTE:

Se preferir, você pode usar um filtro de papel para café em vez do pano, mas saiba que, assim, a manteiga vai demorar mais tempo para coar.

FAROFA DE BANANA-DA-TERRA

Pedaços doces e macios de banana fazem um contraste delicioso com a farinha de milho flocada — um acompanhamento nota 10, que vai do pê-efe de todo dia ao assado festivo.

INGREDIENTES

  • 2 bananas-da-terra
  • 2 xícaras (chá) de farinha de milho amarela flocada
  • 75 g de manteiga em cubos
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Com a faca, corte as pontas e descasque as bananas. Corte cada banana ao meio, no sentido do comprimento e cada metade ao meio novamente (se ela estiver muito grossa, corte em 3 tiras). Fatie cada uma das tiras em pedaços de 1 cm.

Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio para aquecer. Regue com o óleo, adicione a banana picada e tempere com uma pitada de sal. Deixe dourar por cerca de 6 minutos, mexendo de vez em quando atenção, o tempo pode variar de acordo com o ponto das bananas, quanto mais maduras, mais rápido elas vão dourar.

Abaixe o fogo, junte a manteiga e mexa até derreter. Tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Adicione a farinha aos poucos, misturando com a espátula. Deixe cozinhar por mais 4 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar crocante. Desligue o fogo e sirva a seguir.

NHOQUE DE BANANA-DA-TERRA COM PESTO DE AGRIÃO

Sabe aquele medo de não conseguir modelar o nhoque direito ou de errar o ponto do cozimento? Esquece! Esta versão com massa de banana-da-terra assada é mais fácil de preparar e vai direto para a frigideira, onde ganha um tostado irresistível. Seu sabor final, levemente adocicado, faz par perfeito com o ardidinho do agrião.

PARA O NHOQUE

INGREDIENTES

  • 3 bananas-da-terra
  • ¾ de xícara (chá) de amido de milho
  • ½ xícara (chá) de água
  • ⅔ de xícara (chá) de queijo meia-cura ralado fino
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • lascas de queijo meia-cura a gosto para servir
  • castanha-de-caju picada a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Coloque as bananas (com a casca mesmo) numa assadeira, uma ao lado da outra, e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até que a casca fique bem escura e o interior macio — espete a pontinha de uma faca para verificar o ponto. O tempo pode variar de acordo com o estágio de maturação da banana. Retire do forno e reserve.

Assim que as bananas amornarem (para poder manusear), corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e transfira a polpa com uma colher para uma panela média. Bata com o mixer até formar um creme liso (se preferir, amasse bem as bananas com um garfo).

Numa tigela, misture o amido de milho com a água para dissolver. Junte ao creme de banana, tempere com o sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo com uma espátula, até formar uma massa que se solte do fundo da panela. Adicione o queijo e misture bem.

Transfira a massa de nhoque para uma travessa e deixe esfriar em temperatura ambiente por cerca de 20 minutos, para atingir o ponto de enrolar. Enquanto isso, prepare o pesto de agrião.

Para modelar os nhoques: retire uma porção da massa e aperte com as mãos para ficar mais maleável e uniforme. Coloque a massa na bancada e modele um rolinho de cerca de 1 cm de diâmetro. Com a espátula de padeiro (ou faca) corte o rolinho a cada 2 cm, na diagonal, para formar os nhoques. Repita o processo com toda a massa.

Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio para aquecer. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite e coloque ⅓ dos nhoques. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado e transfira para um prato. Repita a operação com o restante, regando a frigideira com 1 colher (sopa) de azeite a cada leva.  Sirva os nhoques com o pesto de agrião, castanha-de-caju picada e lascas de queijo meia-cura.

PARA O PESTO DE AGRIÃO

INGREDIENTES

  • 1 maço de agrião
  • ⅓ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
  • 2 colheres (sopa) de caldo de limão
  • ¾ de xícara (chá) de azeite
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 cubo de gelo

MODO DE PREPARO

Destaque as folhas dos talos mais grossos do agrião os talos mais finos podem ser batidos junto com as folhas, já os talos mais grossos podem ser reaproveitados em outras receitas. Coloque as folhas e os talos mais finos numa tigela e lave com água corrente. Transfira o agrião para uma centrífuga de saladas e seque bem.  

No liquidificador, ponha as folhas e os talos de agrião, junte as castanhas, o azeite, o caldo de limão e o gelo. Tempere com o sal e bata bem até ficar liso comece no modo pulsar para triturar os talos; se necessário, pare de bater e raspe a lateral do copo para incorporar todos os ingredientes. Transfira para uma molheira e reserve.

SOBRAS PLANEJADAS

Dá para entrar na cozinha uma vez e garantir várias refeições sem ter que preparar tudo do zero em cada uma delas! Aproveite o forno e asse algumas bananas a mais. O que fazer com elas? Purê de banana-da-terra com leite de coco e gengibre ou panquecas americanas de banana.

NÃO PLANEJOU MAS SOBROU? 

Este prato pode se transformar completamente! Veja aqui como o chef José Barattino usou os nhoques de banana-da-terra para preparar um wrap recheado de arroz sete cereais e agrião.

DICA DE PLANEJAMENTO

Você pode preparar a massa com antecedência e mantê-la coberta na geladeira por algumas horas até o momento de modelar os nhoques e dourar.

PURÊ DE BANANA-DA-TERRA COM LEITE DE COCO E GENGIBRE

Aqui a mesmice não tem vez! Leite de coco e gengibre dão ares tailandeses a este purê aveludado e agridoce, que, por utilizar a banana-da-terra assada, fica ainda mais saboroso. Servido com couve-flor assada e molho teriyaki, vira refeição completa. Mas vai superbem com outros legumes assados ou com seu peixe favorito.

INGREDIENTES

  • 2 bananas-da-terra maduras (1½ xícara de polpa assada)
  • ½ cebola
  • ⅓ de xícara (chá) de leite de coco
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • sal a gosto
  • folhas de coentro a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Coloque as bananas (com a casca mesmo) numa assadeira, uma ao lado da outra, e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até que a casca fique bem escura e o interior macio — espete a pontinha de uma faca para verificar o ponto. O tempo pode variar de acordo com o estágio de maturação da banana. Retire do forno e reserve.

Descasque e passe a cebola pela parte fina do ralador. Assim que as bananas amornarem (para poder manusear), corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e, com uma colher, transfira a polpa para um prato. 

Leve uma panela pequena com a manteiga ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até murchar. Junte o gengibre e mexa por 1 minuto, até perfumar. 

Adicione a banana e mexa bem por 2 minutos para reaquecer e desmanchar a fruta em pedaços. Regue com o leite de coco, tempere com sal e misture bem por 1 minuto. Desligue o fogo e, com o mixer, bata os ingredientes na própria panela até formar um purê bem liso e cremoso. Sirva a seguir com couve-flor assada com páprica e molho teriyaki e folhas de coentro a gosto.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

31 comentários em “BANANA DA TERRA GRELHADA”

Deixe um comentário