
Como fazer canjiquinha com abóbora, Canjiquinha cremosa é daquelas receitas pra ter sempre na manga. Vai bem com carnes de todos os tipos, com legumes assados, grelhados, com ragu, molhos… nesta versão, ela ganha toda a cor e o sabor da abóbora.
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de canjiquinha de milho (ou quirera)
- 350 g de abóbora japonesa (2 xícaras [chá] ralada)
- 1 dente de alho
- ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 1 litro de água
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- folhas de salsinha a gosto
MODO DE PREPARO
Descasque e pique fino o alho. Com uma colher, retire as sementes e as fibras da abóbora. Corte a abóbora em pedaços grandes e, utilizando a casca como proteção para a mão, passe os pedaços pela parte grossa do ralador (no total, você vai precisar de 2 xícaras [chá] de abóbora ralada). Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
Acrescente a água, junte a canjiquinha e tempere com 1 colher (chá) de sal. Misture bem, tampe a panela e aumente o fogo. Assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare a abóbora refogada. Leve uma frigideira média ao fogo médio para aquecer. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, acrescente a abóbora, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por 3 minutos, até murchar. Reserve. Após os 20 minutos da canjiquinha, desligue o fogo da panela de pressão e, importante: espere toda a pressão sair antes de abrir a tampa. Junte a abóbora refogada, o queijo, a manteiga e misture bem. Sirva a seguir.
SOBRAS PLANEJADAS
Prepare canjiquinha a mais e reserve na geladeira para ganhar tempo no preparo das próximas refeições. Para cozinhar 1½ xícara (chá) de canjiquinha, use 1,5 litro de água e finalize com ½ xícara (chá) de parmesão e 1½ colher (sopa) de manteiga — o tempo de cozimento na pressão é o mesmo. Dica: transfira a sobra da canjiquinha ainda quente para um pote retangular antes de armazenar na geladeira, assim ela endurece enformada e você pode cortar em porções para grelhar, assar ou fritar.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM MILHO REFOGADO PICANTE
O milho refogado nunca mais será o mesmo depois dessa combinação de sabores: o alho-poró faz as vezes da cebola e a pimenta dedo-de-moça dá aquela chacoalhada no astral. Sirva com grelhados, misture no arroz, no risoto, bata com caldo e sirva como sopa. Milho + alho-poró + pimenta dedo-de-moça. Esse trio é do balacobaco!
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de milho congelado (cerca de 300 g)
- 1 alho-poró
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal a gosto
MODO DE PREPARO
Descarte a raiz e corte as folhas do alho-poró – você pode utilizar as folhas para o preparo de arroz ou caldo caseiro. Lave, seque e corte o talo do alho-poró ao meio, no sentido da largura. Corte cada metade em tiras finas. Lave, seque e corte a pimenta ao meio no sentido do comprimento, com uma colher, raspe as sementes e descarte. Fatie fino cada metade. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
Leve uma frigideira grande ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, junte o alho-poró e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 3 minutos até murchar. Acrescente a pimenta e misture bem para perfumar. Junte o milho, tempere com sal e deixe cozinhar por mais 8 minutos, mexendo de vez em quando, até os grãos ficarem macios. Sirva a seguir.
Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango
Este blog é perfeito para todos que querem descobrir mais sobre esse assunto .