Bento Gonçalves e a Semana Farroupilha

Bento Gonçalves e a Semana Farroupilha

Bento Gonçalves e a Semana Farroupilha

No dia 18 de julho, brasileiros no estado do Rio Grande do Sul comemoram o aniversário da morte de Bento Gonçalves (1788/1847). Foi um dos mentores da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, grande movimento que abalou o sul do país durante o governo dos Regentes (1830/1845) até que o herdeiro do trono, Dom Pedro II, completasse a maioria. como um momento de grande importância. É nesse dia que se comemora a Revolução Farroupilha, um movimento que buscava a independência do estado.

Mas afinal, o que é a Revolução Farroupilha?

A principio, a Revolução Farroupilha foi um movimento iniciado em que buscava a independência do Rio Grande do Sul em relação ao governo do Brasil. Mas, os farroupilhas, como eram conhecidos os revolucionários, acreditavam que podiam governar o estado de forma melhor do que o governo central.

Contudo, a revolução durou anos e teve como principal objetivo a independência do Rio Grande do Sul. Contudo, durante esse período, os farroupilhas lutaram contra as tropas do governo central, que buscavam reintegrar o estado ao Brasil.

A revolução terminou com a derrota dos farroupilhas. Mesmo assim, o movimento deixou um legado importante para o Rio Grande do Sul. Todavia, a revolução foi a primeira grande revolução do país e marcou o início da luta pela independência do Brasil.

A Guerra dos Farrapos

Também conhecido como Guerra dos Farrapos, o movimento partiu principalmente das elites do estado do Rio Grande do Sul e muitas vezes foi prejudicado pelas políticas fiscais imperiais. Mas, a base da economia gaúcha é a produção de carne na forma de carne seca. Para aumentar a receita, o governo imperial aumentou muito os impostos sobre produtos do sul, como couro e erva-mate. 

Além disso, há questões militares. O povo gaúcho foi ignorado na escolha de oficiais para lutar nas guerras desse período, como a Cisplatina, contra Uruguai e Argentina. O que incomodou os gaúchos foi que soldados do sul morreram no campo de batalha sob o comando de oficiais enviados da capital. Além disso, apesar de ser uma província rica e estratégica, o Rio Grande do Sul recebeu poucos investimentos imperiais, como construção de estradas e manutenção de serviços educacionais. Isso irritou a população local, que contribuiu muito para o império durante a guerra.

A Insatisfação com o Império

A insatisfação é enorme, chegando a um ponto de inflexão. O combatente Bento Gonçalves comandou a tomada de Porto Alegre, capital da província, em 1835, desencadeando uma série de batalhas entre gaúchos e tropas imperiais. Em 1836, Farrapos proclamou a República dos Rios Grandes e nomeou Bento Gonçalves Presidente. Porto Alegre ainda estava nas mãos do Império, mas grande parte do Rio Grande do Sul era controlada pelos farrapos, que também se infiltraram no estado de Santa Catarina.

A Semana Farroupilha a Bela Festa Cultural

A Semana Farroupilha é uma festa cultural gaúcha com desfile de 13 a 20 de setembro em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha. O evento comemora os marcos da Revolução Farroupilha no século 19, liderada pelo gaúcho Bento Gonçalves.

A Revolução Farroupilha, a revolução mais longa do Brasil, ocorreu entre 1835 e 1845, com ideais de liberdade, igualdade e humanidade. Na Semana Farroupilha, os gaúchos montam acampamentos e festejam, bebem chimarrão e festejam com desfiles e apresentações. Eles usam trajes individuais: prendas de saia rodada, homens Bombacha de lenço, guaiaca e chapéu. Ocorre em todas as cidades do Rio Grande do Sul e em algumas regiões de Santa Catarina.

Portanto, fica a dica, se você está planejando sua viagem coloque em sua agenda Bento Gonçalves, e participe dessa linda festa da cidade, uma festa repleta de história para você e sua família.

Você Vai Gostar Também de Ler:
A Recuperação do Turismo no Brasil
Viajar é ou não é uma terapia?

Nota de Encerramento

Nós do Minha viagem estamos diariamente trabalhando para trazer o melhor conteúdo para vocês leitores, nosso site trabalha com muito conteúdo de viagens trazendo muitas dicas para você que é amante de viagem.

Ass: Equipe Editorial

Temos uma grande uma grande novidade para você que ama viajar, está no ar bomvoyage.net uma nova Rede Social somente para nós que amamos viajar.

Deixe um comentário