Bolo de Amêndoa Com Coco e Uva

bolo de amendoas com coco e uva

Bolo de Amêndoa Como Coco e Uva, este bolo fácil de fazer tem um objetivo: impressionar. A massa é amanteigada e úmida porque é feita com um pouco de farinha. O aroma e o sabor das raspas de limão siciliano e do extrato de baunilha se complementam. A cobertura fica por conta das uvas e amêndoas…que escandalo esse bolo!

Bolo de Amêndoa Como Coco e Uva

Ingredientes Bolo de Amêndoa Como Coco e Uva

  • 1 ¾ de xícara (chá) de farinha de amêndoas batida com a pele (cerca de 180 g)
  • 1 xícara (chá) de uva vitória
  • ¾ de xícara (chá) de coco ralado seco (cerca de 60 g)
  • 1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 200 g de manteiga
  • 4 ovos
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha
  • raspas de raspas de 1 limão-siciliano
  • 2 colheres (sopa) de amêndoas laminadas tostadas
  • manteiga para untar a fôrma

Modo de Preparo

Primeiramente, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).  Em seguida, corte a manteiga em 4 pedaços, coloque numa tigela e leve para rodar no micro-ondas em etapas de 15 segundos, até derreter. Deixe em temperatura ambiente para esfriar enquanto separa o restante dos ingredientes — ela não pode estar quente na hora fazer o bolo. Logo depois, unte com manteiga uma fôrma de fundo removível de 24 cm de diâmetro. Corte uma tira longa de papel-manteiga de 6 cm de altura para a lateral e um disco no tamanho do fundo da fôrma. Pressione bem os cortes de papel-manteiga na fôrma para fixar e ficar liso, sem dobras. Unte todo o papel com mais manteiga.

Lave as uvas e deixe escorrer bem a água. Corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento.  Numa tigela grande, misture os ingredientes secos: a farinha de amêndoas, o coco, o açúcar, a farinha e o sal.

CONTINUA

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela — se um estiver estragado, você não perde a receita. Mexa com o batedor de arame apenas para misturar as claras com as gemas. Junte a manteiga derretida, a baunilha, as raspas de limão e misture bem. Abra um buraco no centro dos ingredientes secos, adicione os ovos batidos com manteiga e misture com o batedor de arame para incorporar. Junte ⅔ de xícara (chá) das uvas à massa e misture delicadamente com uma espátula.

Transfira a massa de bolo para a fôrma e nivele com a espátula para deixar o bolo bem retinho. Distribua o restante das uvas sobre a massa e salpique as amêndoas laminadas.  Leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos, até dourar. Para verificar o ponto: espete um palito no centro do bolo, se sair limpo está pronto. Do contrário, deixe assar por mais alguns minutos. Retire o bolo do forno e deixe esfriar antes de desenformar. 

Para desenformar: retire a lateral da fôrma de fundo removível e, com cuidado, descole a tira de papel. Cubra o bolo com um prato e vire de uma só vez; retire a base da fôrma e puxe o disco de papel-manteiga com cuidado do fundo do bolo. Desvire o bolo no prato de servir. Sirva a seguir ou mantenha em temperatura ambiente por até 2 dias.

BOLO-SUFLÊ DE CHOCOLATE

É bolo ou é suflê? Com muitas texturas, esta receita é para comer de colheradas: a superfície é crocante e o recheio bem cremoso. Um novo clássico de família!

INGREDIENTES

  • 200 g de chocolate amargo (entre 50% e 60% de cacau)
  • 150 g de manteiga
  • 6 ovos
  • 1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • manteiga para untar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário redondo de cerca de 30 cm de diâmetro. Atenção: este bolo fica cremoso e não será desenformado. 

Numa tábua, pique o chocolate grosseiramente e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela de vidro refratário pequena. 

Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria: leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio; quando ferver, diminua o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga; mexa de vez em quando com uma espátula – a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter os ingredientes. Retire a tigela banho-maria e reserve. 

Separe as claras das gemas de 3 ovos: numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez. Transfira as claras para a tigela da batedeira e reserve as gemas em outra tigela grande. 

Numa tigela pequena, quebre os outros 3 ovos, um de cada vez, e junte às gemas – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Acrescente 1 xícara (chá) de açúcar e misture vigorosamente com o batedor de arame até formar um creme claro. Adicione o chocolate e manteiga derretidos e misture bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e misture até ficar liso. Reserve. 

Leve as claras para bater na batedeira: inicie em velocidade mínima; assim que espumar, acrescente o açúcar aos poucos, sem parar de bater; aumente a velocidade gradualmente e deixe bater até formar um merengue brilhante. Enquanto isso, leve ao fogo alto uma panela pequena com água para ferver – ela vai ser usada para assar o bolo em banho-maria. 

Adicione cerca de ⅓ do merengue à massa de chocolate e misture com uma espátula para incorporar. Junte o restante do merengue e misture delicadamente, fazendo movimentos circulares de baixo para cima – assim as bolhas de ar do merengue não se perdem e o bolo fica levíssimo. 

Transfira a massa de bolo para o refratário untado. Coloque o refratário dentro de uma assadeira grande e leve ao forno. Preencha o fundo da assadeira com a água fervente. Deixe assar por cerca de 30 minutos até formar uma crosta na superfície e o bolo descolar das laterais. Para verificar, espete um palito no centro: o bolo deve estar úmido no centro. 

Retire a assadeira do forno e deixe o bolo descansar por 5 minutos antes de retirar do banho-maria. Com as costas de uma colher, quebre a superfície crocante do bolo e sirva a seguir ainda morno.

BOLO DE CANECA (DE MICRO-ONDAS)

Sabe quando bate aquela vontade de comer um bolo chocolate gostoso, mas dá preguiça de esperar quase uma hora para ele ficar pronto? A receita do bolo de copinho é ideal para esses dias. Em cinco minutos, você tem uma verdadeira delícia em mãos.

INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ½ colher (chá) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, que vá ao micro-ondas, coloque a manteiga. Leve para derreter por 30 segundos, até que a manteiga fique líquida. Meça novamente as 3 colheres (com a manteiga já derretida) e transfira para uma tigela média. Se preferir, pode usar óleo. 

Na tigela com a manteiga derretida, junte o leite e o ovo. Misture bem, com um batedor de arame ou com um garfo. 

Junte o açúcar, o cacau, a farinha e o fermento. Misture vigorosamente, até que a massa fique lisa. 

Divida a massa em 3 xícaras (ou copinhos), sem deixar ultrapassar ⅔ da capacidade. Leve as xícaras ao micro-ondas, na potência máxima, para rodar por 3 minutos. Se quiser, para facilitar, coloque as xícaras num prato dentro do forno.

MUITO CUIDADO na hora de tirar os copinhos, eles ficam bem quentes. Se for servir para crianças, espere esfriar um pouco.

FORNO CONVENCIONAL

Se você preferir, pode assar os bolinhos no forno convencional preaquecido a 180 ºC (temperatura média) por 15 minutos.

BOLO CREMOSO DE CHOCOLATE COM DAMASCO E NOZES

A massa não leva farinha nem fermento. No lugar do açúcar vai mel. E o resultado é um bolo denso, supercremoso, entre o brownie e o mud cake. É uma sobremesa elegante, para fechar o jantar de forma triunfante, com esse trio de sabores adorado no Leste Europeu, formado por chocolate, damasco e nozes. Uau.

INGREDIENTES

  • 100 g de chocolate amargo (entre 50% e 60% de cacau) (cerca de ⅔ de xícara [chá] em callets)
  • 1½ xícara (chá) de nozes (cerca de 150 g)
  • 75 g de manteiga
  • 2 ovos
  • ⅓ de xícara (chá) de mel
  • 8 damascos (cerca de 85 g)
  • 4 colheres (chá) de conhaque
  • 1 pitada de sal
  • manteiga para untar a fôrma

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma quadrada de 20 cm. Corte dois retângulos de papel-manteiga de 30 cm x 20 cm. Cubra o fundo e as laterais da fôrma dispondo um pedaço de papel-manteiga sobre o outro em cruz. Unte também o papel com manteiga — o bolo é cremoso e não leva farinha, assim fica mais fácil de desenformar.

Corte os damascos em cubos de 0,5 cm, transfira para uma tigela, cubra com o conhaque e deixe de molho enquanto separa o restante dos ingredientes. 

Coloque as nozes no miniprocessador e bata até formar uma farinha grossa você vai ter cerca de 1⅓ de xícara (chá) das nozes trituradas (se preferir, bata no liquidificador, no modo pulsar).

Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio — ela será usada para fazer o banho-maria. Pique o chocolate e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela de vidro refratário e acrescente o mel. 

Encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga na panela com água quente e mexa com uma espátula até derreter a água não deve encostar no fundo da tigela; o calor do vapor é suficiente para derreter os ingredientes. Retire a tigela do banho-maria e reserve. 

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela grande. Misture com o batedor de arame apenas para misturar as gemas com as claras. Adicione a farinha de nozes, o sal e misture bem. Junte aos poucos o chocolate derretido, misturando com uma espátula até que a massa fique lisa. Por último, misture o damasco hidratado (com o líquido).

Transfira a massa de bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito: ele deve sair limpo.

Retire a assadeira do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de levar para a geladeira por, no mínimo, 4 horas. 

Na hora de servir, puxe o bolo pelo papel-manteiga com cuidado para não rachar. Vire o bolo sobre uma tábua e descole o papel-manteiga. Desvire o bolo e corte em 6 fatias. Sirva com sorvete de leite e calda de damasco.

PLANEJAMENTO

Você pode preparar o bolo com antecedência. Ele pode ser armazenado na geladeira por até 5 dias. Só é importante que seja bem embalado para não ressecar.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

10 comentários em “Bolo de Amêndoa Com Coco e Uva”

Deixe um comentário