Bolo de Amêndoa Com Coco e Uva

bolo de amendoas com coco e uva

Bolo de Amêndoa Como Coco e Uva, este bolo fácil de fazer tem um objetivo: impressionar. A massa é amanteigada e úmida porque é feita com um pouco de farinha. O aroma e o sabor das raspas de limão siciliano e do extrato de baunilha se complementam. A cobertura fica por conta das uvas e amêndoas…que escandalo esse bolo!

Bolo de Amêndoa Como Coco e Uva

Ingredientes Bolo de Amêndoa Como Coco e Uva

  • 1 ¾ de xícara (chá) de farinha de amêndoas batida com a pele (cerca de 180 g)
  • 1 xícara (chá) de uva vitória
  • ¾ de xícara (chá) de coco ralado seco (cerca de 60 g)
  • 1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 200 g de manteiga
  • 4 ovos
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha
  • raspas de raspas de 1 limão-siciliano
  • 2 colheres (sopa) de amêndoas laminadas tostadas
  • manteiga para untar a fôrma

Modo de Preparo

Primeiramente, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).  Em seguida, corte a manteiga em 4 pedaços, coloque numa tigela e leve para rodar no micro-ondas em etapas de 15 segundos, até derreter. Deixe em temperatura ambiente para esfriar enquanto separa o restante dos ingredientes — ela não pode estar quente na hora fazer o bolo. Logo depois, unte com manteiga uma fôrma de fundo removível de 24 cm de diâmetro. Corte uma tira longa de papel-manteiga de 6 cm de altura para a lateral e um disco no tamanho do fundo da fôrma. Pressione bem os cortes de papel-manteiga na fôrma para fixar e ficar liso, sem dobras. Unte todo o papel com mais manteiga.

Lave as uvas e deixe escorrer bem a água. Corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento.  Numa tigela grande, misture os ingredientes secos: a farinha de amêndoas, o coco, o açúcar, a farinha e o sal.

CONTINUA

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela — se um estiver estragado, você não perde a receita. Mexa com o batedor de arame apenas para misturar as claras com as gemas. Junte a manteiga derretida, a baunilha, as raspas de limão e misture bem. Abra um buraco no centro dos ingredientes secos, adicione os ovos batidos com manteiga e misture com o batedor de arame para incorporar. Junte ⅔ de xícara (chá) das uvas à massa e misture delicadamente com uma espátula.

Transfira a massa de bolo para a fôrma e nivele com a espátula para deixar o bolo bem retinho. Distribua o restante das uvas sobre a massa e salpique as amêndoas laminadas.  Leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos, até dourar. Para verificar o ponto: espete um palito no centro do bolo, se sair limpo está pronto. Do contrário, deixe assar por mais alguns minutos. Retire o bolo do forno e deixe esfriar antes de desenformar. 

Para desenformar: retire a lateral da fôrma de fundo removível e, com cuidado, descole a tira de papel. Cubra o bolo com um prato e vire de uma só vez; retire a base da fôrma e puxe o disco de papel-manteiga com cuidado do fundo do bolo. Desvire o bolo no prato de servir. Sirva a seguir ou mantenha em temperatura ambiente por até 2 dias.

Confira também essa receita deliciosa: Aprenda a Fazer o Delicioso Pudim de Ameixas

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI

Aprenda Também:
Dicas Para o Seu Café da Manha
Panqueca de omelete para o Café da Manhã
Dicas de Como Fazer Sucos Detox

Deixe um comentário