Como fazer um Bolo de Sorvete com Calda de Frutas Vermelhas: Receita rápida e prática para qualquer momento

BOLO DE SORVETE COM CALDA DE FRUTAS VERMELHAS

Bolo sorvete com calda de frutas vermelhas, O azedinho das frutas cai muito bem nessa doçura maravilhosa. A cada passo da receita que você completar, pense: vai valer a pena. Porque vai mesmo.

PARA O SORVETE

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 ½ xícaras (chá) de leite
  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez separando a clara da gema. Transfira as gemas para uma tigela média e as claras para uma tigela de inox ou vidro – elas serão aquecidas em banho-maria. Numa panela média, misture o leite condensado com o leite e leve ao fogo médio até começar a ferver, mexendo de vez em quando para não formar nata.

Assim que o leite começar a ferver, abaixe o fogo e, de concha em concha, regue metade da mistura de leite quente sobre as gemas, mexendo bem com um batedor de arame – esse processo, chamado temperagem, evita que as gemas cozinhem com o excesso de calor. Então, volte a mistura de leite com gemas para a panela, adicione o extrato de baunilha e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo com uma espátula, até formar um creme mais espesso. Para verificar se está no ponto, cubra as costas de uma colher e passe o dedo indicador formando uma linha: o creme não pode escorrer.

Transfira o creme para uma tigela grande e deixe amornar sobre uma travessa com gelo e água – a ideia desse banho-maria invertido é acelerar o resfriamento. Enquanto o creme esfria, forre com filme uma fôrma retangular de 28 cm x 11 cm x 7 cm – é importante cobrir bem toda a fôrma, para ficar mais fácil de desenformar o bolo.

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela servirá de base para o banho-maria. Junte o açúcar às claras, encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por 2 minutos –  cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, retire uma porção da mistura com uma colher e usando a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.

Transfira as claras com açúcar para a tigela da batedeira e bata por 5 minutos até formar um merengue: comece em velocidade baixa e vá aumentando gradualmente. Cuidado para não bater demais as claras, se o merengue ficar muito firme, vai ser mais difícil de misturar com o creme de gemas.

Retire o creme de gemas do banho-maria invertido. Adicione ⅓ do merengue batido ao creme e misture bem com o batedor de arame para incorporar. Acrescente o restante do merengue e misture delicadamente com uma espátula, em movimentos de baixo para cima, para não perder a aeração.

Com uma concha, transfira a base do sorvete para a fôrma e nivele a superfície com a espátula para deixar bem retinho – bata levemente a fôrma contra a bancada para o sorvete se acomodar melhor e ficar sem buracos depois que congelar. Cubra com filme e leve ao congelador por no mínimo 5 horas para firmar (se preferir prepare no dia anterior).

PARA A CALDA DE FRUTAS VERMELHAS

INGREDIENTES

  • 2 ½ xícaras (chá) de frutas vermelhas congeladas (cerca de 350g de morango, framboesa e amora)
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • caldo de 2 limões

MODO DE PREPARO

Numa panela média, misture as frutas com o açúcar e o caldo de limão. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, até formar uma calda grossa — as frutas vão cozinhar no próprio líquido e desmanchar. Transfira a calda para uma tigela e deixe amornar antes de levar para a geladeira. Deixe esfriar completamente antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).

FRUTAS FRESCAS

Você pode também usar frutas frescas para preparar a calda, nesse caso, lave as frutas sob água corrente e retire o cabinho do morango antes de levar à panela com os outros ingredientes.

PARA A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de morango
  • 1 xícara (chá) de uva vitória
  • 2 laranjas-baía
  • ½ xícara (chá) de acerola fresca
  • ½ xícara (chá) de mirtilo fresco

MODO DE PREPARO

Lave e seque os morangos, as uvas e as acerolas. Mantenha os cabinhos e corte os morangos ao meio, no sentido do comprimento (se estiverem muito grandes corte em 4). Corte as uvas e acerolas ao meio.  Corte as laranjas em gomos supreme: com uma faca bem afiada, corte e despreze as pontas (a base e a tampa da laranja); apoie a base da laranja sobre a tábua e corte a casca (com a película branca), de cima para baixo, seguindo a curva da fruta. Sobre uma tigela, segure a fruta descascada na palma da mão; corte um “V” bem rente às membranas (linhas brancas) que separam os gomos; deixe o gomo e o caldo caírem sobre a tigela e repita até tirar todos os gomos da fruta. 

Retire a fôrma do congelador 10 minutos antes de servir para que o sorvete desenforme mais fácil (se preferir, passe um pano com água morna na parte inferior da fôrma). Delicadamente, puxe as laterais do filme plástico para soltar o bolo de sorvete. Cubra a fôrma com uma travessa retangular, vire de uma só vez para desenformar e retire o filme. Regue o sorvete com calda de frutas vermelhas e decore com as frutas frescas. Sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

Acompanhamentos:

sorvete

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam perfeitamente com o Bolo de Sorvete com Calda de Frutas Vermelhas:

  1. Chantilly: O contraste da textura cremosa do chantilly com o bolo de sorvete e a calda de frutas vermelhas é divino.
  2. Frutas Frescas: Sirva fatias adicionais de frutas vermelhas frescas, como morangos, framboesas e amoras ao lado do bolo para um toque extra de frescor e sabor.
  3. Calda de Chocolate: Se você é fã de chocolate, uma calda de chocolate quente ou fria adiciona uma camada extra de indulgência ao bolo de sorvete.
  4. Granulado: Polvilhar um pouco de granulado colorido por cima do bolo de sorvete adiciona uma textura crocante e um toque festivo.
  5. Amêndoas ou Nozes Picadas: As amêndoas ou nozes picadas adicionam um sabor e uma textura crocante ao bolo de sorvete, complementando os sabores das frutas vermelhas.
  6. Biscoitos Amanteigados: Sirva alguns biscoitos amanteigados ou bolachas de baunilha ao lado do bolo para uma opção de acompanhamento crocante e saborosa.
  7. Folhas de Menta Fresca: Algumas folhas de menta fresca podem ser usadas como decoração e também oferecem uma nota refrescante que combina bem com a calda de frutas vermelhas.
  8. Sorvete Adicional: Sirva uma bola extra de sorvete do sabor utilizado na preparação do bolo ao lado do mesmo, para uma experiência ainda mais indulgente.
  9. Creme de Leite: Uma colherada de creme de leite por cima do bolo de sorvete adiciona uma cremosidade extra e um sabor suave que complementa a doçura das frutas vermelhas.
  10. Molho de Caramelo: Outra opção deliciosa é regar o bolo de sorvete com um molho de caramelo caseiro ou comprado pronto, adicionando um toque de doçura e profundidade de sabor.

Experimente combinar alguns desses acompanhamentos para criar uma experiência de sobremesa verdadeiramente irresistível!

Informações nutricionais:

bolo

Para fornecer informações nutricionais precisas, preciso saber todos os ingredientes exatos usados na receita do bolo de sorvete com calda de frutas vermelhas. Como não tenho essa informação específica, vou fornecer uma estimativa geral com base nos ingredientes típicos dessa receita. Por favor, note que esses valores são aproximados e podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na preparação.

  1. Calorias: Cerca de 200-300 calorias por 100 gramas, dependendo dos ingredientes e das porções de sorvete e calda consumidas.
  2. Gorduras: Aproximadamente 10-20 gramas de gordura total, principalmente provenientes do sorvete e dos ingredientes adicionais como creme de leite ou óleo.
  3. Carboidratos: Cerca de 20-40 gramas de carboidratos, principalmente provenientes do açúcar presente no sorvete, calda de frutas vermelhas e outros ingredientes adicionados, como farinha ou bolachas.
  4. Proteínas: Em torno de 2-5 gramas de proteínas, provenientes principalmente de ingredientes como ovos e produtos lácteos usados na preparação do sorvete e do bolo.
  5. Açúcares: A quantidade de açúcar pode variar consideravelmente, mas pode chegar a 20-30 gramas por 100 gramas, dependendo da quantidade de sorvete e calda consumidos.
  6. Fibra: A quantidade de fibra pode ser mínima, geralmente menos de 1 grama por 100 gramas, dependendo dos ingredientes usados na receita.
  7. Vitaminas e Minerais: Os teores de vitaminas e minerais podem variar dependendo dos ingredientes utilizados, mas geralmente são baixos em sobremesas como essa.

Por favor, lembre-se de que esses valores são aproximados e podem variar com base nos ingredientes específicos e nas quantidades utilizadas na sua receita. Se precisar de informações mais precisas, recomendo calcular as informações nutricionais com base nos ingredientes exatos que você está utilizando.

LEIA TAMBÉM:

7 comentários em “Como fazer um Bolo de Sorvete com Calda de Frutas Vermelhas: Receita rápida e prática para qualquer momento”

Deixe um comentário