Caxias do Sul: as Belezas da Serra

Caxias do Sul: as Belezas da Serra

Caxias do Sul: as Belezas da Serra

Caxias do Sul, a pérola das colônias, é um município brasileiro que fica no estado do Rio Grande do Sul. O município fica a 126 km da capital Porto Alegre, fica a 817 metros de altitude em relação ao nível do mar.

É a maior cidade da Serra Gaúcha, bem como, a segunda cidade gaúcha com a maior população, ficando atrás apenas da capital Porto Alegre.

Após um começo repleto de adversidades e problemas, os imigrantes conseguiram determinar uma fertil da cidade, com uma economia fundamentada primeiramente no agronegócio, com maior relevância na cultura da uva e o vinho, cujo a prosperidade começa no vertiginoso aumento do comércio e da indústria na primeira metade do século XX.

Mas, na época havia uma disputa entre brasileiros e imigrantes que depois da Guerra foi apaziguada, e brasileiros e estrangeiros passaram a trabalhar juntos.

Caxias do Sul e o Desenvolvimento

A partir daí a cidade teve um crescimento muito rápido, aumentando e muito a sua população, chegando a altos índices de evolução tanto econômico como desenvolvimento humano, transformando assim sua economia em uma das que mais cresciam no País, presente em muitos mercados internacionais. 

Sua cultura também se internacionaliza, com várias instituições de ensino superior, uma rica e colorida vida artística e cultural e diversas manifestações, mas, ao mesmo tempo começa a enfrentar problemas típicos de cidades de alto crescimento, como poluição,

Contudo, em 1925, o estado do Rio Grande do Sul comemorou 50 anos da imigração italiana, um período muito importante para o desenvolvimento do Estado.

No entanto, se a liturgia da festa da Uva ajuda a declarar a identidade do celebrante, mostra os resultados de mais de meio século de trabalho e reivindica o status de brasileiro, suas características definidoras podem ser explicadas pelas palavras simbólicas utilizadas na cerimônia.

Mas, na Festa da Uva, refeita em 1950, coincidindo com a comemoração dos 75 anos da imigração, no espírito da reconciliação, os imigrantes passaram a ser chamados de pioneiros, indicando a reorientação da identidade a estabelecer, com um sentido progressivo , a dos não italianos abertos às pessoas, eles foram vistos como parceiros em todo o processo de civilização. Outro acontecimento de grande significado foi a construção do Monumento ao Imigrante, inaugurado em 1954 e posteriormente convertido em monumento nacional.

Todavia, o IBGE estima que a população de Caxias do Sul está em torno dos 525 mil habitantes no ano de 2021. Além de Porto Alegre, a cidade é a única do estado do Rio Grande do Sul com mais do que essa população.

Melhor Época Para Conhecer

A princípio, para quem curte o frio das altas da serras Gauchas, o melhor é no inverno, que é uma mistura que muita gente aprecia, e muitos turistas que vêm à cidade querem visitar Caxias do Sul no período mais frio.

Também é uma experiência diferente, quem escolhe o inverno para conhecer a Serra Gaúcha, fica hipnotizado com a temperatura, é só colocar agasalho, botas, e aproveitar o clima, chegando a 0º graus, que é a principal atração para os turistas.

O que Conhecer na Pérola das Colônias

No entanto, recomendamos que você inicie seu passeio pela Catedral Diocesana de Caxias do Sul, um verdadeiro templo uma construção belíssima juntamente com o Parque Cinquentenário, e o Museu Casa de Pedra, que são grandes atrações da cidade de Caxias do Sul.

Como não poderia faltar uma visita à Vinícola Castelo Medieval Chateau Lacave, por fim, os Pavilhões da Festa da Uva e a Gruta da Terceira Légua, esses são alguns pontos turísticos que você não poderá deixar de fora de seu roteiro.

Você Pode Gostar Também:
Aracaju: 8 Motivos para Conhecer
Morretes: 8 Motivos para Conhecer

Onde se Hospedar

Dicas de Restaurantes

  • Rodapizza Giordani    –    Telefone: +55 54 3028-2726
  • Hamburgueria Jaime Rocha      –      Telefone: +55 54 3027-7760
  • Danubio     –    Telefone: +55 54 3536-1566
  • Galeteria Alvorada   –   Telefone: +55 54 3222-4637
  • Casa Fagundes        –     Telefone: +55 54 3287-1850
  • Le Petit Bistrô      –    Telefone: +55 54 98124-4433
  • Puerto Del Toro      –    Telefone: +55 54 3214-9092

Aqui você viu vários motivos para conhecer Caxias do Sul, você terá muitas outras opções tanto de hospedagens e restaurantes e locais para você visitar.

Finalmente, essas foram apenas algumas dicas, pois em Maceió, que é uma das cidades mais procurada pelos turistas no Brasil e no mundo em função de todas seus belezas naturais que a fizeram famosa em todo o mundo, com toda certeza na cidade você encontrará muitas outras ótimas opções tanto de hospedagens, restaurantes, bem como, pontos turísticos para você visitar. Agora é com você, ou seja, prepare-se logo antes de mais nada, Maceió a cidade sorriso e suas belezas naturais, lhe aguarda de braços abertos.

Nota de Encerramento

Nós do Minha viagem estamos diariamente trabalhando para trazer o melhor conteúdo para vocês leitores, nosso site trabalha com muito conteúdo de viagens trazendo muitas dicas para você que é amante de viagem.

Ass: Equipe Editorial

Temos uma grande uma grande novidade para você que ama viajar, está no ar bomvoyage.net uma nova Rede Social somente para nós que amamos viajar.

ACESSE AGORA MESMO INTEIRAMENTE GRÁTIS:   bomvoyage.net

Deixe um comentário