Como Fazer a Deliciosa Galinha Caipira

Como Fazer Galinha caipira

Como Fazer a Deliciosa Galinha Caipira, hoje é dia da gente fazer aquela galinha caipira deliciosa que lembra a casa da vovó, a Galinha Caipira é um prato típico da culinária brasileira que remonta às origens rurais do país. Sua origem está relacionada à criação de galinhas soltas, criadas em ambiente aberto, com alimentação natural e sem uso de hormônios ou medicamentos. Por isso, o termo “caipira” refere-se à criação tradicional e simples dessas aves, em contraste com a criação industrializada.

A Galinha Caipira é especialmente popular nas regiões rurais e interioranas do Brasil, sendo mais comum em estados como Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Bahia, e outros estados do Nordeste.

A receita tradicional de Galinha Caipira é preparada cozida ou ensopada, utilizando ingredientes como alho, cebola, tomate, pimentão, colorau e cheiro-verde, que são utilizados para temperar a carne. Ela é geralmente servida acompanhada de arroz, feijão, angu ou polenta, além de legumes e vegetais diversos.

Aqui estão algumas formas de tornar a receita mais gostosa e incrementá-la:

  1. Temperos: Utilize temperos frescos e de qualidade para realçar o sabor da galinha, como ervas aromáticas (alecrim, manjericão, salsa) e especiarias (pimenta-do-reino, cominho, coentro).
  2. Ingredientes frescos: Opte por ingredientes frescos e orgânicos sempre que possível, pois eles costumam conferir mais sabor à receita.
  3. Marinada: Para realçar o sabor da carne, você pode marinar a galinha com suco de limão ou vinho branco por algumas horas antes de cozinhar.
  4. Adição de legumes: Para deixar o prato mais completo e saboroso, adicione legumes diversos como cenoura, batata-doce, abóbora ou quiabo.
  5. Uso de caldo caseiro: Substitua o caldo industrializado por um caldo caseiro feito com legumes, ervas e os próprios miúdos da galinha (pescoço, fígado, coração).
  6. Técnica de cozimento: Além do cozimento tradicional, você pode experimentar assar a galinha caipira no forno com ervas e azeite, o que confere um sabor diferente à carne.
  7. Toque regional: Explore ingredientes típicos de cada região do Brasil, incorporando elementos locais que podem tornar a receita ainda mais autêntica e deliciosa.

Lembrando que, como em qualquer receita, o segredo para torná-la mais gostosa está no carinho e na dedicação no preparo. E claro, adaptar ao gosto pessoal, utilizando ingredientes que você aprecia e adicionando toques especiais que tornem o prato ainda mais especial. Bom apetite!

Ingredientes da Galinha Caipira

  • 1 frango caipira limpo e cortado
  • 1 cebola média picadinha
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 colher (chá) de açafrão
  • 3 colheres (chá) de óleo
  • 1 tablete de caldo de galinha (opcional)
  • 1 maço de cheiro-verde
  • sal e pimenta a gosto
  • 3 xícara de água fervente

Modo de preparo Galinha Caipira

Corte o frango em pedaços, tempere com o sal, o alho, a pimenta e o açafrão Coloque o óleo em uma panela, deixe esquentar. Acomode o frango, e vá refogando aos poucos até ficar bem douradinho. Quando o frango dourar, acrescente a cebola, dê mais uma refogada até a cebola dourar. Em seguida, adicione a água e o caldo de galinha. Deixe ferver uns 20 minutos ou até o frango ficar macio, se necessário, acescente mais um pouco de água. Acrescente o cheiro-verde e sirva em seguida. Bom apetite!

Faça Também a Galinhada Tradicional

INGREDIENTES

  • 1 frango caipira grande picado de modo tradicional
  • 5 copos de arroz (se possível arroz de máquina tradicional meio quebradinho)
  • 2 cebolas picadas
  • 3 dentes de alho picados
  • 4 ou 5 galhos de salsinha e de manjericão amarrados juntos
  • pimenta-do-reino a gosto
  • óleo de milho ou girassol
  • sal a gosto
  • cebolinha verde picada a gosto

MODO DE PREPARO

Tempere o frango picado com sal a gosto e pimenta-do-reino. Em uma panela coloque a cebola e o alho e frite até dourar com óleo.Coloque a frango e vá fritando e refogando jogando um pouco de água de vez em quando para não grudar. Quando estiver bem amarelinho e douradinho acrescente o arroz e vá mexendo e fritando até o arroz encorpar a cor do frango. Acrescente a água suficiente para que cozinhe 1,5 litros mais ou menos. Coloque o manjericão e a salsinha que estão amarradinhos juntos e deixe cozinhando por mais ou menos 30 minutos, e vá observando se o frango está mole com um garfo. Quando estiver quase pronto adicione a cebolinha picada e pronto.

Obs: Não deixe secar muito, pois deve ser servido bem molhadinho. Fica mais saboroso É simples, porém muito bom.

Existem várias opções de acompanhamentos que combinam bem com Galinha Caipira. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Arroz: O arroz é um acompanhamento clássico e versátil que combina perfeitamente com a Galinha Caipira. Você pode optar por um arroz branco simples, arroz temperado com alho e cebola, arroz de forno ou até mesmo um arroz com legumes.
  2. Feijão: O feijão é um complemento tradicional em muitas refeições brasileiras. Um feijão-preto ou feijão-carioca bem temperado e cremoso é uma excelente opção para acompanhar a Galinha Caipira.
  3. Angu ou Polenta: Essas receitas feitas à base de fubá de milho são muito populares em diversas regiões do Brasil. O angu é uma massa cremosa e a polenta é mais firme. Ambos combinam muito bem com a Galinha Caipira.
  4. Pirão: O pirão é um caldo espesso feito com o caldo do cozimento da galinha, farinha de mandioca e temperos. É um acompanhamento saboroso e tradicional para a Galinha Caipira, proporcionando uma textura diferente ao prato.
  5. Farofa: A farofa é um acompanhamento crocante e saboroso que pode ser feito com farinha de mandioca e diversos ingredientes, como bacon, ovos, cebola, alho, banana-da-terra, entre outros. Uma farofa bem feita pode complementar a Galinha Caipira de forma deliciosa.
  6. Legumes Assados: Para uma opção mais saudável, você pode assar legumes como batatas, cenouras, abóboras, abobrinhas e pimentões. Tempere-os com ervas, azeite, sal e pimenta antes de assar para realçar o sabor.
  7. Salada: Uma salada fresca e crocante pode ser um contraste interessante com a Galinha Caipira. Você pode preparar uma salada de folhas verdes, tomates, pepinos, cenouras, rabanetes, entre outros vegetais. Regue com um molho de sua preferência.

Essas são apenas algumas sugestões de acompanhamentos para a Galinha Caipira. O importante é escolher aqueles que mais agradam ao seu paladar e complementam o sabor do prato principal. Fique à vontade para experimentar e combinar diferentes opções para encontrar a combinação perfeita para você.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

1 comentário em “Como Fazer a Deliciosa Galinha Caipira”

Deixe um comentário