Como fazer barrinhas de chocolate com frutas secas: Receita fácil e deliciosa

COMO FAZER BARRINHA DE CHOCOLATE COM FRUTAS SECAS

Como fazer barrinhas de chocolate com frutas secas: Receita fácil e deliciosa, é uma receita popular em muitas culturas ao redor do mundo. Esta receita combina a indulgência do chocolate com a doçura natural das frutas secas, criando um lanche delicioso e satisfatório.

Origem: Embora a origem exata dessa receita seja difícil de determinar, é provável que tenha evoluído ao longo do tempo em diferentes partes do mundo, à medida que as pessoas descobriam novas maneiras de combinar ingredientes disponíveis. O chocolate, originário da Mesoamérica, tem uma história antiga que remonta às civilizações asteca e maia, onde era consumido como uma bebida amarga. Com o tempo, o chocolate tornou-se mais refinado e popular em várias formas, incluindo barras de chocolate.

As frutas secas também têm uma longa história, com muitas culturas antigas secando frutas para preservá-las e torná-las disponíveis durante todo o ano. Essa prática remonta a tempos antigos, e as frutas secas eram frequentemente usadas em alimentos e sobremesas.

Popularidade: A receita de barrinhas de chocolate com frutas secas é popular em todo o mundo, especialmente em países onde o chocolate é consumido regularmente. Países como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Suíça e muitos outros têm uma cultura de consumo de chocolate desenvolvida, o que contribui para a popularidade dessas barrinhas.

Além disso, essas barrinhas são frequentemente feitas em casa, permitindo que as pessoas personalizem a receita de acordo com suas preferências individuais. Isso significa que a popularidade da receita se estende além das fronteiras geográficas e culturais, alcançando uma ampla gama de pessoas que apreciam o sabor e a praticidade desses lanches caseiros.

Em resumo, a receita de barrinhas de chocolate com frutas secas é uma combinação deliciosa de ingredientes que tem raízes em várias culturas ao redor do mundo. Sua popularidade se estende por muitos países onde o chocolate é apreciado, e é uma opção versátil e deliciosa para quem procura um lanche indulgente e satisfatório.

INGREDIENTES

  • 500 g de chocolate ao leite
  • 50 g de uvas-passas
  • 50 g de nozes picadas
  • 50 g de damasco picado

MODO DE PREPARO

Numa tábua, pique o chocolate ao leite.  Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com a água. 

Numa superfície limpa de trabalho, de preferência uma mesa ou tábua de mármore, despeje ⅔ do chocolate derretido. Com uma espátula de confeiteiro, mexa o chocolate no sentido das bordas para o centro, para que esfrie um pouco, mas sem deixar endurecer. Se estiver usando um termômetro, pare de mexer o chocolate quando ele atingir 28ºC. Ou seja, ele deve estar líquido, mas frio. 

Com a mesma espátula, volte o chocolate manipulado à tigela com o ⅓ de chocolate derretido e misture bem. A temperatura final do chocolate deve aumentar para 30ºC. Na cozinha profissional, para que as temperaturas sejam precisas, o termômetro digital é sempre utilizado. Em casa, sem o termômetro, o truque é trabalhar com o chocolate frio, porém fluido. 

Numa fôrma própria para fazer barrinhas de chocolate, despeje o chocolate derretido, preenchendo todas as cavidades. Bata a fôrma na superfície de trabalho para não deixar que se formem bolhas de ar.  Rapidamente, antes que o chocolate seque, sobre cada barrinha coloque um pedaço de nozes, um de damasco e uma uva-passa. Com as mãos, pressione levemente para que elas grudem no chocolate. 

Acompanhamentos:

COMO FAZER BARRINHA DE CHOCOLATE COM FRUTAS SECAS

Para complementar a receita de barrinhas de chocolate com frutas secas, você pode considerar os seguintes acompanhamentos:

  1. Sorvete: Sirva as barrinhas de chocolate com uma bola de sorvete de baunilha ou creme para uma sobremesa indulgente e refrescante.
  2. Calda de Chocolate: Regue as barrinhas com uma generosa porção de calda de chocolate quente ou fria para adicionar uma dose extra de sabor de chocolate.
  3. Frutas Frescas: Acompanhe as barrinhas com fatias de frutas frescas, como morangos, bananas ou laranjas, para um contraste refrescante e saudável.
  4. Chantilly: Adicione uma colher de chantilly por cima das barrinhas para uma textura cremosa e uma experiência de sabor mais rica.
  5. Nozes: Polvilhe nozes picadas, como amêndoas, castanhas ou nozes, por cima das barrinhas para uma crocância adicional e um sabor de frutas secas aprimorado.
  6. Café ou Chá: Acompanhe as barrinhas com uma xícara de café ou chá quente para uma combinação perfeita de sabores e uma experiência reconfortante.
  7. Queijo: Experimente servir as barrinhas com uma seleção de queijos, como queijo parmesão ou queijo cheddar, para uma combinação sofisticada de sabores doces e salgados.
  8. Vinho Tinto: Desfrute das barrinhas com um copo de vinho tinto robusto, como Cabernet Sauvignon ou Merlot, para uma experiência de degustação luxuosa e indulgente.
  9. Iogurte Grego: Sirva as barrinhas com uma colher de iogurte grego natural para um contraste refrescante e uma opção mais saudável de acompanhamento.
  10. Geléia ou Compota: Acompanhe as barrinhas com uma colher de geléia ou compota de frutas para um toque adicional de doçura e uma camada de sabor frutado.

Esses acompanhamentos podem ser ajustados de acordo com suas preferências pessoais e o que você tem disponível em sua despensa. Experimente diferentes combinações para descobrir a sua maneira favorita de desfrutar das barrinhas de chocolate com frutas secas!

Informações nutricionais:

barrinha

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de barrinhas de chocolate com frutas secas podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na preparação. No entanto, vou fornecer uma estimativa geral com base nos ingredientes típicos dessa receita. Por favor, tenha em mente que esses valores são aproximados e podem variar:

  • Calorias: Aproximadamente 450-500 kcal
  • Gorduras totais: Cerca de 25-30g
    • Gorduras saturadas: Cerca de 10-15g
  • Carboidratos totais: Cerca de 50-60g
    • Açúcares: Cerca de 40-50g
  • Proteínas: Cerca de 5-8g
  • Fibras: Cerca de 3-5g
  • Sódio: Cerca de 20-30mg

Esses valores são uma estimativa geral e podem variar com base nos ingredientes específicos que você escolher, como o tipo de chocolate usado (ao leite, meio amargo, etc.), as frutas secas adicionadas e quaisquer outros ingredientes adicionais, como adoçantes, óleos ou conservantes. Para obter informações nutricionais mais precisas, é recomendável calcular os valores com base nos ingredientes exatos e nas quantidades utilizadas na sua receita específica. Além disso, lembre-se de que as barrinhas de chocolate com frutas secas são uma indulgência e devem ser consumidas com moderação como parte de uma dieta equilibrada.

FAÇA TAMBÉM TERRINE AOS TRÊS CHOCOLATES

TERRINE AOS TRÊS CHOCOLATES

INGREDIENTES

  • 90 g de chocolate branco
  • 90 g de chocolate ao leite
  • 90 g de chocolate amargo
  • 190 ml de leite
  • 65 g de açúcar
  • 8 gemas
  • 12 g de gelatina em pó incolor e sem sabor
  • 400 ml de creme de leite fresco
  • raspas de chocolate branco (para servir)

MODO DE PREPARO

Pique fino os chocolates separadamente e transfira cada um para uma tigela grande. Numa panela pequena coloque o leite, o açúcar e leve ao fogo médio. Mexa com uma espátula até aquecer e o açúcar dissolver. Retire do fogo, adicione as gemas e misture bem para incorporar, sem talhar. Volte a panela ao fogo médio e mexa até formar um creme amarelo espesso. Desligue o fogo e reserve.

Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem. Adicione a gelatina derretida ao creme de gemas, aos poucos, misturando com um batedor de arame. Divida o creme de gemas em 3 partes iguais. Coloque cada parte do creme, ainda quente, nas tigelas com os chocolates. Com espátulas (ou colheres) diferentes, para não misturar os tipos de chocolate, misture bem o creme com cada chocolate até derreter.

Na batedeira, bata o creme de leite fresco até o ponto de chantilly. Divida o chantilly em 3 partes iguais e adicione cada parte às tigelas com os cremes de chocolate. Misture delicadamente, fazendo movimentos de baixo para cima, para incorporar.

Para montar a terrine: forre uma forma de bolo inglês com filme. Transfira primeiro o creme de chocolate branco, nivele com a espátula e dê uma leve batida da forma contra a bancada para evitar a formação de bolhas. Em seguida, com uma colher, coloque aos poucos o creme de chocolate ao leite, com cuidado para não misturar as camadas. Nivele com uma espátula e repita com o creme de chocolate amargo.

Cubra com filme e leve à geladeira para esfriar e firmar antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior). Na hora de servir, coloque um prato retangular sobre a forma e vire de uma só vez. Retire o filme e polvilhe raspas de chocolate branco sobre a terrine.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

2 comentários em “Como fazer barrinhas de chocolate com frutas secas: Receita fácil e deliciosa”

Deixe um comentário