Como Fazer Compota de Maçã Diet: Receita Rápida e Sem Açúcar Adicionado

COMO FAZERCOMPOTA DE MAÇÃ DIET

Como Fazer Compota de Maçã Diet: Receita Rápida e Sem Açúcar Adicionado, a compota de maçã diet é uma versão mais saudável da tradicional compota de maçã, pois é preparada sem a adição de açúcar refinado. Essa receita se destaca por ser uma opção saborosa para aqueles que buscam reduzir o consumo de açúcares ou que têm restrições dietéticas.

Origem da Compota de Maçã: A compota de maçã é uma receita que remonta a séculos, sendo uma maneira popular de preservar maçãs e desfrutar de seu sabor durante todo o ano. Historicamente, a compota era preparada cozinhando maçãs com açúcar, especiarias e, por vezes, adicionando outros frutos. Com o tempo, diferentes variações e adaptações da receita surgiram em várias culturas ao redor do mundo.

Compota de Maçã Diet: A versão diet da compota de maçã ganhou popularidade à medida que mais pessoas passaram a adotar estilos de vida mais saudáveis e a buscar alternativas com menos açúcar. A receita sem açúcar adicionado destaca-se por preservar o sabor natural da maçã, proporcionando uma opção mais adequada para aqueles com diabetes, em dietas de baixo teor de carboidratos ou simplesmente buscando escolhas alimentares mais equilibradas.

Popularidade e Consumo: A compota de maçã diet é apreciada em todo o mundo, especialmente em comunidades que buscam opções alimentares saudáveis. Com a conscientização crescente sobre a importância de reduzir o consumo de açúcares refinados, a popularidade dessas receitas tem aumentado em países onde as pessoas estão mais atentas à saúde e ao bem-estar.

Preparação Rápida: O destaque da receita “Rápida e Sem Açúcar Adicionado” está na facilidade e rapidez de preparo. Geralmente, a compota é cozida em fogo baixo, permitindo que as maçãs liberem seus sucos naturalmente. A adição de especiarias, como canela, pode realçar o sabor sem a necessidade de açúcares adicionados.

Ao experimentar a receita de compota de maçã diet, os indivíduos podem desfrutar de uma sobremesa deliciosa sem comprometer seus objetivos dietéticos ou de saúde. Essa alternativa mais saudável continua a ser uma opção versátil, podendo ser consumida por pessoas de todas as idades e estilos de vida.

NGREDIENTES

  • 12 maçãs pequenas descascadas
  • 1 pacote de gelatina diet, sabor limão, abacaxi ou melão
  • 150 ml de água filtrada
  • 3 cravos
  • 4 paus de canela quebrados em pequenos pedaços

MODO DE PREPARO

Após descascar as maçãs, retire o miolo com as sementes, utilizando um furador de coco. Coloque as maçãs em uma bacia com água para que não escureçam. Após descascar todas, arrume-as em uma panela de pressão, de modo que uma não cubra completamente a outra. Acrescente, no fundo, a água filtrada.

Polvilhe sobre as maçãs, a gelatina diet, de modo que todas recebam uma porção do pó de gelatina. Acrescente os cravos e a canela. Tampe a panela de pressão e deixe descansar por 12 horas. Leve as maçãs ao fogo até a panela iniciar a pressão (leva menos de 5 minutos). Desligue o fogo e deixe esfriar antes de abrir a panela.

Leve à geladeira. Pode servir acompanhado de creme de leite light adoçado com um sachê de adoçante. Fica uma delícia e pode ser consumido por quem faz dieta restritiva de açúcar.

Acompanhamentos:

COMO FAZERCOMPOTA DE MAÇÃ DIET

Para complementar e realçar o sabor da compota de maçã diet, existem várias opções de acompanhamentos que podem ser deliciosos e adicionam uma dimensão extra à sua experiência gastronômica. Aqui estão alguns dos melhores acompanhamentos para a receita:

  1. Iogurte Natural ou Grego: Uma opção saudável e refrescante, o iogurte natural ou grego combina perfeitamente com a compota de maçã diet. Adiciona uma textura cremosa e um contraste leve ao sabor da compota.
  2. Granola: A crocância da granola proporciona um contraste interessante à textura macia da compota de maçã. Além disso, a adição de granola pode adicionar fibras e nutrientes extras à sobremesa.
  3. Nozes Picadas: Nozes como nozes-pecãs, amêndoas ou nozes comuns adicionam uma textura crocante e um sabor rico à compota de maçã. Elas também fornecem gorduras saudáveis e proteínas.
  4. Creme de Leite ou Creme de Coco: Um toque cremoso pode ser adicionado à compota de maçã diet com uma colherada de creme de leite ou creme de coco. Isso adiciona uma riqueza adicional e um contraste na temperatura.
  5. Frutas Frescas: Fatias de frutas frescas, como morangos, bananas ou mirtilos, podem complementar a compota de maçã diet, adicionando um toque de frescor e cor vibrante.
  6. Flocos de Coco Toasted: Flocos de coco tostados adicionam uma textura crocante e um sabor tropical à compota de maçã diet. Eles também são uma excelente fonte de fibras e adicionam um aroma delicioso.
  7. Biscoitos Integrais: Biscoitos integrais, como biscoitos de aveia ou biscoitos de trigo integral, podem ser servidos ao lado da compota de maçã diet para uma experiência de sobremesa mais substancial e satisfatória.
  8. Gengibre em Conserva: Fatias finas de gengibre em conserva adicionam um toque picante e um sabor agridoce à compota de maçã, criando uma combinação de sabores interessante e única.

Esses são apenas alguns exemplos de acompanhamentos que podem complementar maravilhosamente a compota de maçã diet. A escolha dos acompanhamentos pode variar de acordo com as preferências individuais e os ingredientes disponíveis.

Informações nutricionais:

maçã

Para fornecer informações nutricionais precisas para 100 gramas da receita de compota de maçã diet, precisamos considerar os ingredientes principais e suas respectivas informações nutricionais. Vou fornecer uma estimativa comum com base nos ingredientes típicos utilizados em uma receita desse tipo:

  1. Maçãs: As maçãs são naturalmente baixas em calorias e ricas em fibras. Para 100 gramas de maçãs cruas, pode-se esperar aproximadamente:
    • Calorias: 52 kcal
    • Carboidratos: 14 g
    • Fibras: 2,4 g
    • Açúcares: 10 g
  2. Adoçante (como Stevia, Eritritol ou outro adoçante dietético): O adoçante usado na receita dietética não contém calorias e, portanto, não contribuirá significativamente para as informações nutricionais.
  3. Suco de limão: O suco de limão é frequentemente adicionado para realçar o sabor da compota de maçã e não contém calorias significativas quando usado em quantidades típicas.
  4. Especiarias (como canela): As especiarias adicionadas, como canela, geralmente não contribuem significativamente para as informações nutricionais quando usadas em quantidades típicas.

Portanto, para 100 gramas da receita de compota de maçã diet, podemos estimar as seguintes informações nutricionais aproximadas (considerando que a maior parte do peso é composta de maçãs):

  • Calorias: Aproximadamente 52 kcal
  • Carboidratos: Aproximadamente 14 g
  • Fibras: Aproximadamente 2,4 g
  • Açúcares: Aproximadamente 10 g

É importante observar que essas são estimativas aproximadas e as informações nutricionais reais podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na receita. Recomenda-se verificar os rótulos dos ingredientes específicos utilizados para obter informações nutricionais mais precisas, especialmente se houver substituições ou variações na receita.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BOLO DIET DE BANANA, SEM FARINHA E SEM AÇÚCAR

Bolo de Banana com Aveia, Uvas Passas e Amendoim

INGREDIENTES

  • 4 bananas
  • 1 xícara de uvas passas
  • 3 ovos
  • 1/3 xícara de óleo
  • 2 xícaras de aveia
  • 2 colheres de fermento
  • canela

MODO DE PREPARO

Bater no liquidificador os ovos, óleo, banana e uvas passas. Em uma tigela à parte misturar a aveia, o fermento e a canela. Em seguida incorporar à mistura do liquidificador. Assar por 30 minutos em forno médio em uma assadeira untada.

VOCÊ VAI GOSTAR DO BOLO DE LARANJA SEM AÇUCAR

BOLO DE LARANJA SEM AÇUCAR

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo de soja
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/3 xícara (chá) de suco de laranja
  • 1 xícara (chá) de adoçante culinário
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • Raspas de laranja a gosto

Modo de preparo


Separe as claras das gemas e bata as claras em ponto de neve. Depois junte as gemas, a farinha, o adoçante e as raspas de laranja e misture bem. Acrescente o suco de laranja e o óleo. Por fim, adicione o fermento e mexa delicadamente. Despeje a massa em uma forma com um furo no meio untada com margarina light ou forre com papel vegetal. Leve para assar em forno médio pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar. Espere amornar, desenforme e sirva.

*Dica importante: se quiser molhar com calda de laranja basta reduzir 300 ml de suco, irá render meia xícara.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

21 comentários em “Como Fazer Compota de Maçã Diet: Receita Rápida e Sem Açúcar Adicionado”

Deixe um comentário