
Como fazer bobó de frango, Nesta versão, o bobó é feito com frango em vez de camarão. Mais prático, mais acessível e tão gostoso quanto o tradicional.
INGREDIENTES
- 500 g de peito de frango sem pele e sem osso
- 500 g de mandioca descascada
- 1 pimentão vermelho
- 1 tomate maduro
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça
- ½ xícara (chá) de leite de coco (cerca de 120 ml) de preferência caseiro
- caldo de 1 limão
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de azeite de dendê
- ¼ de xícara (chá) de folhas de coentro
- sal a gosto
MODO DE PREPARO
Corte a mandioca em pedaços médios e transfira para uma panela de pressão. Cubra com água, regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva, tampe e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. Enquanto a mandioca cozinha, prepare os outros ingredientes: corte o frango em cubos médios de cerca de 2,5 cm, transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque, retire as sementes e corte o pimentão e o tomate em cubinhos; lave e seque as folhas de coentro; retire as sementes e fatie fino a pimenta dedo-de-moça (para deixar o bobó mais apimentado, fatie com as sementes).
Após os 25 minutos, desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Reserve a água do cozimento e transfira a mandioca para o copo do liquidificador. Junte 1 xícara (chá) da água do cozimento e bata até formar um creme liso. Reserve. Leve ao fogo médio uma panela grande. Quando estiver quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os cubos de frango aos poucos, sem cobrir todo o fundo da panela – se colocar todos numa tacada só, em vez de selar e dourar, vão cozinhar no próprio líquido. Vire os cubos com uma pinça para dourar por igual. Transfira para outra tigela e repita com o restante do frango (não descarte o caldo de limão).
Mantenha a panela em fogo médio e faça a deglaçagem: regue com 1 xícara (chá) da água do cozimento da mandioca e o caldo de limão em que o frango foi temperado; misture bem, raspando os queimadinhos formados no fundo. Transfira esse caldo para a tigela com o frango, passando por uma peneira. Diminua o fogo para baixo e, na mesma panela, adicione o azeite restante, a cebola e o pimentão. Refogue por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar. Junte o tomate e misture até desmanchar os cubinhos. Por último, adicione o alho e a pimenta dedo-de-moça. Refogue por mais 1 minuto.
Acrescente o creme de mandioca ao refogado e misture bem. Quando ferver, volte o frango (com o caldo) para a panela, misture e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Junte o leite de coco, o azeite de dendê e misture bem. Prove e tempere com sal a gosto. Desligue o fogo, salpique com as folhas de coentro e sirva a seguir acompanhado de arroz branco.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM ROLINHO DE FRANGO E ASPARGOS
Para deixar o franguinho com cara de chique, errole-o em aspargos frescos. Fica gostoso e saudável
INGREDIENTES
- 2 peitos de frango (cerca de 200 g)
- 8 aspargos
- ¼ de xícara (chá) de ricota (cerca de 60 g)
- 1 colher (sopa) de azeite
- páprica picante a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Comece preparando os filés: corte cada peito de frango ao meio, no sentido do comprimento, com uma faca bem afiada, separando em 2 fatias. Pegue cada fatia de frango e coloque entre 2 folhas de filme plástico. Bata suavemente com um martelo de carne até que o filé fique bem fino. Cuidado para não furar a carne. Repita o procedimento com cada metade. Antes de montar os filés, prepare os aspargos. Meça, mais ou menos, 10 centímetros, contando da cabeça do aspargo, e faça um corte, desprezando o talo restante.
Com um descascador de legumes ou uma faquinha bem afiada, limpe os aspargos. Segure os aspargos delicadamente, nas mãos, e comece a retirar uma casca bem fina do talo, sempre começando abaixo da cabeça, pois é uma parte muito delicada e macia. É o mesmo processo de limpar uma cenoura com um descascador de legumes. Leve uma panela com água para ferver e acrescente um punhado de sal. Acrescente os aspargos limpos e deixe cozinhar por 1 minuto. Retire os aspargos da água e coloque em seguida num recipiente com água e gelo, para dar um choque térmico e evitar que os aspargos passem do ponto. Quando esfriarem, retire os aspargos da água e reserve.
Sobre uma tábua, coloque as fatias de frango e tempere com sal, pimenta e páprica. Espalhe 1 colher (sopa) de ricota sobre cada fatia. Coloque 2 aspargos bem na ponta de cada filé, formando um T, deixando as pontas para fora do filé. Enrole-o, como se estivesse fazendo um charuto, e prenda a ponta com um palito. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura alta). Leve uma frigideira anti-aderente ao fogo alto para aquecer. Acrescente um pouco de azeite e frite os rolinhos de frango por 2 minutos de cada lado. Retire os rolinhos da frigideira e coloque dentro de uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido para finalizar a cocção. Deixe assar por mais 10 minutos ou até que os filés fiquem prontos. Para aprender a congelar, clique em dicas.
Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango