Como Fazer Bobó de Frango à Moda da Vovó: Receita Caseira Imperdível

COMO FAZER BOBÓ DE FRANGO

O Bobó de Frango é um prato tradicional da culinária brasileira, especialmente popular nas regiões Nordeste e Sudeste do país. Originário da culinária afro-brasileira, o bobó tem suas raízes na comida dos povos africanos que foram trazidos como escravos para o Brasil durante o período colonial.

A palavra “bobó” tem origem africana e é derivada do termo quimbundo “m’bobó”, que significa “comida feita com mandioca”. No Brasil, a mandioca (ou aipim, como é conhecida em algumas regiões) é um ingrediente chave neste prato, sendo utilizada na forma de purê ou creme, conferindo uma textura cremosa característica ao prato.

O Bobó de Frango consiste em uma mistura cremosa de frango desfiado ou cortado em pedaços, cozido em um molho de creme de mandioca, leite de coco, azeite de dendê e temperos como alho, cebola, pimentão e coentro. É uma combinação de sabores e ingredientes que proporciona um prato rico e reconfortante.

Embora seja mais comumente associado às regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, o Bobó de Frango é apreciado em todo o país e também é servido em muitos restaurantes brasileiros ao redor do mundo. Sua popularidade se deve não apenas ao seu sabor único e reconfortante, mas também à sua versatilidade, pois pode ser servido como prato principal acompanhado de arroz branco, farofa e salada, ou como petisco em festas e celebrações.

Além do Bobó de Frango, existe também o Bobó de Camarão, que é uma variação do prato feita com camarões no lugar do frango, mantendo a mesma base de mandioca e leite de coco.

Em resumo, o Bobó de Frango é um prato emblemático da culinária brasileira, com raízes na tradição afro-brasileira, que se destaca por sua cremosidade, sabores intensos e influências culturais diversas.

INGREDIENTES

  • 500 g de peito de frango sem pele e sem osso
  • 500 g de mandioca descascada
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 tomate maduro
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • ½ xícara (chá) de leite de coco (cerca de 120 ml) de preferência caseiro
  • caldo de 1 limão
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de azeite de dendê
  • ¼ de xícara (chá) de folhas de coentro
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Corte a mandioca em pedaços médios e transfira para uma panela de pressão. Cubra com água, regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva, tampe e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.  Enquanto a mandioca cozinha, prepare os outros ingredientes: corte o frango em cubos médios de cerca de 2,5 cm, transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque, retire as sementes e corte o pimentão e o tomate em cubinhos; lave e seque as folhas de coentro; retire as sementes e fatie fino a pimenta dedo-de-moça (para deixar o bobó mais apimentado, fatie com as sementes). 

Após os 25 minutos, desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Reserve a água do cozimento e transfira a mandioca para o copo do liquidificador. Junte 1 xícara (chá) da água do cozimento e bata até formar um creme liso. Reserve. Leve ao fogo médio uma panela grande. Quando estiver quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os cubos de frango aos poucos, sem cobrir todo o fundo da panela – se colocar todos numa tacada só, em vez de selar e dourar, vão cozinhar no próprio líquido. Vire os cubos com uma pinça para dourar por igual. Transfira para outra tigela e repita com o restante do frango (não descarte o caldo de limão). 

Mantenha a panela em fogo médio e faça a deglaçagem: regue com 1 xícara (chá) da água do cozimento da mandioca e o caldo de limão em que o frango foi temperado; misture bem, raspando os queimadinhos formados no fundo. Transfira esse caldo para a tigela com o frango, passando por uma peneira. Diminua o fogo para baixo e, na mesma panela, adicione o azeite restante, a cebola e o pimentão. Refogue por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar. Junte o tomate e misture até desmanchar os cubinhos. Por último, adicione o alho e a pimenta dedo-de-moça. Refogue por mais 1 minuto. 

Acrescente o creme de mandioca ao refogado e misture bem. Quando ferver, volte o frango (com o caldo) para a panela, misture e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Junte o leite de coco, o azeite de dendê e misture bem. Prove e tempere com sal a gosto. Desligue o fogo, salpique com as folhas de coentro e sirva a seguir acompanhado de arroz branco.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM ROLINHO DE FRANGO E ASPARGOS

rolinho de frango com bacon

Para deixar o franguinho com cara de chique, errole-o em aspargos frescos. Fica gostoso e saudável

INGREDIENTES

  • 2 peitos de frango (cerca de 200 g)
  • 8 aspargos
  • ¼ de xícara (chá) de ricota (cerca de 60 g)
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • páprica picante a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Comece preparando os filés: corte cada peito de frango ao meio, no sentido do comprimento, com uma faca bem afiada, separando em 2 fatias. Pegue cada fatia de frango e coloque entre 2 folhas de filme plástico. Bata suavemente com um martelo de carne até que o filé fique bem fino. Cuidado para não furar a carne. Repita o procedimento com cada metade. Antes de montar os filés, prepare os aspargos. Meça, mais ou menos, 10 centímetros, contando da cabeça do aspargo, e faça um corte, desprezando o talo restante.

Com um descascador de legumes ou uma faquinha bem afiada, limpe os aspargos. Segure os aspargos delicadamente, nas mãos, e comece a retirar uma casca bem fina do talo, sempre começando abaixo da cabeça, pois é uma parte muito delicada e macia. É o mesmo processo de limpar uma cenoura com um descascador de legumes. Leve uma panela com água para ferver e acrescente um punhado de sal. Acrescente os aspargos limpos e deixe cozinhar por 1 minuto. Retire os aspargos da água e coloque em seguida num recipiente com água e gelo, para dar um choque térmico e evitar que os aspargos passem do ponto. Quando esfriarem, retire os aspargos da água e reserve.

Sobre uma tábua, coloque as fatias de frango e tempere com sal, pimenta e páprica. Espalhe 1 colher (sopa) de ricota sobre cada fatia. Coloque 2 aspargos bem na ponta de cada filé, formando um T, deixando as pontas para fora do filé. Enrole-o, como se estivesse fazendo um charuto, e prenda a ponta com um palito. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura alta). Leve uma frigideira anti-aderente ao fogo alto para aquecer. Acrescente um pouco de azeite e frite os rolinhos de frango por 2 minutos de cada lado. Retire os rolinhos da frigideira e coloque dentro de uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido para finalizar a cocção. Deixe assar por mais 10 minutos ou até que os filés fiquem prontos. Para aprender a congelar, clique em dicas.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

19 comentários em “Como Fazer Bobó de Frango à Moda da Vovó: Receita Caseira Imperdível”

Deixe um comentário