Como Fazer Bolinho de Arroz

Como Fazer Bolinho de arroz

Como Fazer Bolinho de Arroz essa é uma verdadeira delicia e que agrada em cheio a todos, hoje uma receita especial de bolinho de arroz, uma delicia de dar água na boca, um sucesso garantido com seus amigos e familiares, portanto agora vamos a ação! mãos a massa!

Bolinho de Arroz

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de arroz cozido
  • 2 ovos
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada grosseiramente
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 3 xícaras (chá) de óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Primeiramente, numa tigela grande, coloque o arroz, a farinha de trigo, o queijo parmesão e a salsinha. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte aos outros ingredientes. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem com uma colher (ou espátula de silicone) para incorporar.

Em seguida, para modelar os bolinhos: com uma colher de sopa, retire uma porção da massa e, com a ajuda de outra colher, modele formando uma quenele e transfira para um prato – por levar menos farinha, a massa desse bolinho é mais mole mesmo, esse é o segredo para deixá-los bem levinhos e crocantes.

Nesse meio tempo, leve uma panela média ao fogo médio com o óleo para aquecer – para saber se a temperatura está certa para fritar coloque um palito de fósforo no óleo ainda frio; quando acender está no ponto. Enquanto isso, forre uma travessa com papel toalha.

Assim que o óleo estiver quente, com a escumadeira (ou uma colher) transfira um bolinho de cada vez para a panela, delicadamente. Frite cerca de 4 bolinhos a cada leva, por cerca de 3 minutos até dourarem – mexa de vez em quando com a escumadeira para a fritura ficar uniforme. Se você tiver prática com fritura pode modelar os bolinhos e colocar, com cuidado, diretamente da colher para o óleo quente.

Por fim, com a escumadeira, transfira os bolinhos fritos para a travessa forrada com papel-toalha e repita com o restante. Sirva a seguir.

DICA IMPORTANTE:

Você pode deixar os bolinhos modelados na geladeira de um dia para o outro e fritar apenas na hora de servir.

Você vai querer fazer também:

BOLINHO DE ARROZ COM QUEIJO NA AIRFRYER

Preparar bolinho de arroz na AirFryer é um divisor de águas: sem sujeira de fritura no fogão e todo o trabalho de cocção fica com o equipamento. Esta versão é recheada com queijo, perfeita para compartilhar na happy hour.

INGREDIENTES

  • 3 ½ xícaras (chá) de arroz cozido
  • 1 ovo
  • ¼ de xícara (chá) de leite
  • ½ colher (chá) de sal
  • 3 ramos de salsinha
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • 40 g de queijo muçarela em peça
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • azeite para untar as mãos e pincelar os bolinhos

MODO DE PREPARO

Lave, seque e pique a salsinha grosseiramente. Corte o queijo muçarela em cubos de 1 cm. No liquidificador, coloque metade do arroz (1¾ de xícara), o leite e o ovo. Tempere com o sal, pimenta e noz-moscada e bata por cerca de 1 minuto, até triturar bem e o arroz ficar pastoso pare de bater e raspe a lateral do copo com uma espátula para misturar os ingredientes quantas vezes forem necessárias.

Numa tigela grande, coloque o restante do arroz cozido, adicione o queijo parmesão, a salsinha picada e o arroz batido. Misture bem com a espátula até formar uma massa úmida, mas consistente — o arroz batido dá liga para a massa de bolinho e o restante do arroz cozido mantém a textura dos grãos inteiros.  

Para modelar os bolinhos: unte as mãos com azeite, retire uma porção da massa (cerca de 2 colheres [sopa]) e enrole formando uma bolinha de 3 cm de diâmetro. Com o dedo, faça um buraco no bolinho e recheie com um cubo de queijo. Aperte e enrole novamente para fechar — assim o bolinho fica bem compacto e o queijo não vaza ao derreter. Transfira para um prato e repita com o restante. Como a massa do bolinho de arroz é mais úmida, com uma colher, raspe o excesso que grudar na palma das mãos e unte novamente com azeite durante o processo. 

Preaqueça a AirFryer da linha Electrolux por Rita Lobo a 180 ºC e programe para assar por 20 minutos. Pincele 8 bolinhos com azeite, abra o cesto da AirFryer e posicione os bolinhos, um a lado do outro, deixando espaço entre cada um para que o ar circule melhor os bolinhos vão ser preparados em duas levas, assim ficam com toda a superfície dourada e crocante. 

Feche o cesto e vire os bolinhos na metade do tempo com uma pinça para dourar de maneira uniforme e evitar que rachem. Transfira os bolinhos prontos para um prato e repita com o restante. Sirva a seguir.

ROLINHO DE ABOBRINHA CROCANTE NA AIRFRYER

Em 20 minutos, entrega este petisco douradinho e supersaboroso. O combo do recheio cremoso de ricota com a casquinha crocante faz da abobrinha o seu novo petisco preferido para a happy hour.

INGREDIENTES

  • 1 abobrinha
  • 1 xícara (chá) de ricota esfarelada
  • ¼ de xícara (chá) de nozes tostadas e picadas
  • azeite a gosto
  • 4 ramos de manjericão
  • ½ colher (chá) de sal
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca caseira grossa
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino

MODO DE PREPARO

Use uma escovinha para legumes para lavar bem a casca da abobrinha sob água corrente e seque bem. Quanto mais sequinha ela estiver, melhor para empanar e assar os rolinhos. Corte as pontas e passe a abobrinha pelo cortador de legumes (ou mandolim), no sentido do comprimento, para fazer fatias longas e finas.

Lave, seque e pique grosseiramente o manjericão. Numa tigela, misture a ricota com 2 colheres (sopa) de azeite, as nozes e o manjericão, amassando bem com um garfo. Tempere com o sal, noz-moscada e pimenta a gosto.

Para fazer os rolinhos: coloque uma fatia de abobrinha na tábua e, numa das pontas, acrescente cerca de 1 colher (chá) de ricota temperada. Enrole a abobrinha sobre o recheio, formando um rolinho. Transfira para uma travessa e repita com o restante — no total você vai ter cerca de 20 rolinhos.

Num prato fundo, misture a farinha de rosca com o queijo parmesão. Para empanar: pincele o rolinho com azeite e transfira para o prato com a farinha de rosca. Pressione delicadamente para cobrir toda a superfície. Coloque o rolinho empanado de volta na travessa e repita o procedimento com o restante. Dica: os rolinhos vão ser assados em duas etapas na AirFryer. Empane primeiro a metade e, enquanto eles assam, você aproveita para empanar os outros. 
Preaqueça a AirFryer da linha Electrolux por Rita Lobo a 180 ºC e programe para assar por 20 minutos. 

Coloque metade dos rolinhos no cesto, com a emenda virada para baixo, deixando espaço entre cada um para que o ar possa circular e deixar toda a superfície dourada e crocante.  

Encaixe o cesto de volta na AirFryer. Atenção: não precisa virar os rolinhos no meio do cozimento. Após 20 minutos, transfira tudo para um prato e repita com o restante. Sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

1 comentário em “Como Fazer Bolinho de Arroz”

Deixe um comentário