COMO FAZER BRIGADEIRO DE MICRO-ONDAS

COMO FAZER BRIGADEIRO DE MICRO-ONDAS

Como fazer brigadeiro de micro-ondas, deu vontade de comer brigadeiro? Este, que é feito no “micro”, fica pronto em menos de 10 minutos. O maior trabalho vai ser esperar esfriar.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, misture o chocolate com o leite, até dissolver. Num recipiente refratário bem grande (pode ser uma tigela de vidro ou de porcelana), coloque o leite condensado, a manteiga e a misturinha de chocolate com leite. Mexa bem com uma colher. Atenção: é muito importante que o refratário seja grande e alto, pois o volume dos ingredientes aumenta em até cinco vezes enquanto cozinha (se a tigela for pequena, o conteúdo pode derramar e você ainda corre o risco de se queimar ao retirá-la). 

Leve o recipiente ao micro-ondas e deixe cozinhar por 2 minutos em potência alta. Retire, com cuidado para não se queimar, e misture vigorosamente. A partir desse ponto, você vai levar o brigadeiro para cozinhar no micro-ondas três vezes por 1 minuto cada. Entre cada rodada, retire a tigela e misture bem. (No total, serão 5 minutos, contanto os 2 minutos iniciais de cozimento.) 

Após os 5 minutos de cozimento, a massa ficará com uma aparência talhada é assim mesmo, não se preocupe. Mexa vigorosamente com a colher ou com um batedor de arame, para ficar lisa – esse é o segredo para deixar o brigadeiro de micro-ondas bem cremoso. 

Volte a tigela ao micro-ondas em sessões de 30 segundos, mexendo a cada etapa, até ficar com a consistência desejada (lembre-se que o brigadeiro vai endurecer quando esfriar). Geralmente, mais duas rodadas são suficientes – as potências dos micro-ondas variam muito, por isso é melhor ir aos poucos até você descobrir qual é o tempo ideal no seu aparelho.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BRIGADEIRO TRADICIONAL

O brigadeiro é um doce genuinamente brasileiro. Um orgulho só! Essa delícia de chocolate faz a alegria da criançada e de muita gente grande em qualquer circunstância. Veja aqui a receita original e delicie-se.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • ½ medida de lata de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 xícaras (chá) de chocolate granulado

MODO DE PREPARO

Você vai precisar de 30 forminhas de brigadeiro Com um pincel, unte um prato com um pouco de manteiga. Reserve.  Separe as forminhas umas das outras com cuidado e disponha numa travessa pequena. Reserve.  Numa panela, misture o leite e o chocolate em pó. Leve ao fogo baixo e mexa bem, até dissolver o chocolate.  Junte o leite condensado, a manteiga e, quando ferver, calcule 15 minutos cozinhando, sem parar de mexer, ou até aparecer o fundo da panela. Retire a panela do fogo e transfira o brigadeiro para o prato untado. Deixe esfriar. 

Numa tigela, coloque o chocolate granulado e deixe ao lado do prato com a massa de brigadeiro. Espalhe um pouco de manteiga na palma das mãos e, com a ajuda de 1 colher de chá, faça bolinhas de 2,5 cm. Passe as bolinhas pela tigela com o chocolate granulado, envolvendo cada uma muito bem. Em seguida, coloque as bolinhas nas forminhas. Sirva a seguir.

FAÇA TAMBÉM BRIGADEIRO ESPECIAL

Essa receita de brigadeiro é diferente. O chocolate amargo equilibra a doçura do leite condensado – e se você usar a dica do batedor de arame, no final da receita, vai ter um docinho mais cremoso. Para finalizar, invista em um granulado de boa qualidade, isso faz toda a diferença.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 50 g de chocolate amargo (70% ou 85% cacau)
  • 2 ½ colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de granulado

MODO DE PREPARO

Com as mãos, quebre o chocolate em pedaços e transfira para uma panela média. Junte o leite condensado e a manteiga. Leve a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula por cerca de 12 minutos até dar o ponto: o brigadeiro começa a ficar mais cremoso, até engrossar e soltar do fundo da panela – o tempo pode variar de acordo com a chama do seu fogão, o tamanho e material da sua panela.

Transfira o brigadeiro para um prato fundo (ou travessa) e deixe esfriar raspe bem a panela com a espátula para aproveitar toda a massa. Deixe a massa de brigadeiro esfriar completamente antes de enrolar (se preferir, prepare a massa no dia anterior e cubra com filme depois de fria). Para enrolar e confeitar os brigadeiros: abra 30 forminhas de papel (número 4); preencha um prato fundo com o granulado e separe uma tigela pequena com água filtrada para umedecer as mãos.

Unte as mãos com um pouco de água assim o granulado gruda melhor no brigadeiro. Com uma colher de chá, retire uma porção da massa, enrole numa bolinha e transfira para o prato com granulado. Faça de uma só vez quantos brigadeiros couberem no prato. Passe os brigadeiros pelo granulado para cobrir toda a superfície e transfira para as forminhas. Repita até a massa acabar, se preferir, convoque alguém da família: enquanto um enrola os brigadeiros, o outro passa no granulado. Sirva a seguir.

DICA PARA DEIXAR O BRIGADEIRO MAIS CREMOSO

Assim que o chocolate e a manteiga derreterem, troque a espátula por um batedor de arame e mexa sem parar até dar o ponto.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

7 comentários em “COMO FAZER BRIGADEIRO DE MICRO-ONDAS”

Deixe um comentário