Como fazer brioche de fôrma sem máquina de pão: Método simples com ingredientes comuns

Como fazer brioche de fôrma sem máquina de pão: Método simples com ingredientes comuns

Como fazer brioche de fôrma, uma receita fantastica que você com certeza ira gastar muito pouco e alem de tudo muito facil de fazer.

INGREDIENTES

  • 3 ⅓ de xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 30 g de fermento biológico fresco (dois tabletes)
  • 5 ovos
  • 250 g de manteiga
  • 1 ovo batido com 1 colher (sopa) de água para pincelar nos pães (opcional)

MODO DE PREPARO

Corte a manteiga gelada em cubos de cerca de 2 cm. Na batedeira, com o gancho, coloque a farinha, o açúcar, o sal e o fermento biológico, esfarelando os tabletes com os dedos. Comece a bater em velocidade baixa e vá juntando os ovos, um por vez, batendo bem entre cada adição. Sem parar de bater, junte os cubos de manteiga, aos poucos. Deixe batendo por mais 10 minutos ou até formar uma massa homogênea. Numa superfície bem enfarinhada, trabalhe a massa delicadamente, sovando apenas algumas vezes, até desgrudar das mãos. Transfira para um recipiente com tampa e leve à geladeira por no mínimo 6 horas. 

Corte a massa em duas partes iguais. Espalhe um pouco de farinha numa superfície e também no rolo. Abra cada massa até formar um retângulo de cerca de 20 cm x 30 cm. Enrole cada retângulo como se fosse um rocambole e transfira para as fôrmas de bolo inglês. Deixe a massa crescer em temperatura ambiente, numa área fresca, por 2 horas. Quando faltar 20 minutos para o tempo de descanso, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).

Na hora de assar, pincele a superfície dos pães com o ovo batido com água – isso deixa os brioches brilhantes depois de assados. Leve os pães ao forno para assar por 15 minutos. Diminua a temperatura para 100 ºC (temperatura baixa) e deixe assar por mais 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar na própria fôrma. Sirva a seguir.

DICA IMPORTANTE:

Para esta receita, o ideal é usar uma batedeira que tenha gancho – uma ferramenta específica para fazer pães. Caso contrário, vale colocar numa tigela bem grande e misturar os ingredientes com as mãos, até formar uma massa homogênea. Isso significa que os passos 2 e 3 serão feitos manualmente. Leva mais tempo, dá trabalho, mas dá certo. Atenção: você vai precisar de duas fôrmas de bolo inglês de cerca de 22 cm x 10 cm cada.

Informações nutricionais:

Como fazer brioche de fôrma sem máquina de pão: Método simples com ingredientes comuns

As informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes específicos usados na receita, mas aqui estão as estimativas aproximadas para 100 gramas de brioche de forma tradicional:

  • Calorias: Cerca de 330 kcal
  • Gorduras totais: Aproximadamente 15 g
    • Gorduras saturadas: Cerca de 9 g
  • Carboidratos totais: Cerca de 40 g
    • Açúcares: Aproximadamente 8 g
  • Proteínas: Cerca de 7 g
  • Fibra alimentar: Cerca de 1 g
  • Sódio: Aproximadamente 400 mg

Lembre-se de que esses números são apenas estimativas e podem variar com base nos ingredientes específicos e nas proporções usadas na sua receita. Se estiver preocupado com valores nutricionais específicos, é recomendável calcular com base nos ingredientes exatos que você usa.

Dicas de congelamento:

Como fazer pão de forma integral multigrãos: Uma opção saudável e cheia de texturas

O brioche de forma pode ser congelado com sucesso, mas há algumas considerações a ter em mente para garantir que ele mantenha sua qualidade após o descongelamento. Aqui estão os detalhes sobre como congelar o brioche de forma:

  1. Esperar esfriar completamente: Antes de congelar, deixe o brioche esfriar completamente em temperatura ambiente. O calor residual pode causar condensação dentro do pacote de congelamento, o que pode afetar a textura do brioche.
  2. Embrulhe bem: Enrole o brioche firmemente em filme plástico ou papel alumínio. Certifique-se de que não há ar dentro do embrulho, pois isso pode levar à queima do pão. Você também pode colocar o brioche em um saco plástico para congelamento, removendo o máximo de ar possível antes de selá-lo.
  3. Rotule e date: É importante rotular o pacote com a data de congelamento. O brioche pode ser mantido no freezer por cerca de 1-2 meses sem perder qualidade.
  4. Congele rapidamente: Coloque o brioche embrulhado em uma área do freezer onde ele congelará rapidamente. Isso ajuda a preservar a textura e o sabor.
  5. Descongelamento: Quando estiver pronto para consumir, retire o brioche do freezer e deixe descongelar lentamente em temperatura ambiente por algumas horas ou durante a noite na geladeira. Evite descongelar no micro-ondas, pois isso pode resultar em partes do pão aquecidas e outras ainda congeladas.
  6. Reaquecimento opcional: Após o descongelamento, você pode reaquecer o brioche no forno a 150°C por alguns minutos para restaurar sua textura macia e crocante.

Agora, se você não pode congelar o brioche, as razões podem incluir:

  1. Textura comprometida: Alguns pães, especialmente aqueles com alto teor de umidade e manteiga, como o brioche, podem ter sua textura comprometida após o congelamento e descongelamento. Eles podem ficar pegajosos ou densos.
  2. Sabor alterado: O sabor do brioche pode ser afetado pelo congelamento. Às vezes, o pão pode desenvolver um sabor residual de freezer, especialmente se não for embalado adequadamente.
  3. Decoração delicada: Se o brioche tiver uma decoração delicada, como glacê ou frutas cristalizadas, estas podem não resistir bem ao congelamento e descongelamento, resultando em uma aparência menos atraente.
  4. Risco de deterioração: Embora o brioche possa ser congelado com segurança, há um risco de deterioração se não for embrulhado e armazenado adequadamente. A exposição ao ar e à umidade pode levar à queima do pão ou ao desenvolvimento de odores indesejados.

Se você deseja preservar a qualidade do seu brioche de forma, é sempre recomendável consumi-lo fresco ou dentro de alguns dias após o cozimento.

LEIA TAMBEM:

FAÇA TAMBEM PÃO DE FÔRMA CASEIRO DE AVEIA E SEMENTE DE GIRASSOL

INGREDIENTES

  • 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco (cerca de 6 g)
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • ½ xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em ponto pomada
  • 2 colheres (chá) de sal
  • ¼ de xícara (chá) de aveia em flocos
  • ¼ de xícara (chá) de sementes de girassol
  • água para borrifar

MODO DE PREPARO

Retire o leite e a manteiga da geladeira antes de começar a preparar a receita – eles precisam estar em temperatura ambiente. Se a manteiga não estiver macia (no ponto de pomada) leve para rodar no micro-ondas por alguns segundos. Numa tigela pequena misture o fermento e o açúcar com ¼ de xícara (chá) da água morna até dissolver. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até começar a espumar. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Junte o fermento dissolvido e misture aos poucos com a farinha, do centro para a borda. Acrescente a água, aos poucos, misturando com a mão para incorporar. Regue com o leite, também aos poucos, sem parar de misturar e amassar com a mão.

Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, junte a manteiga e amasse bem para incorporar – não se assuste, parece que não vai dar certo, a manteiga demora para ser absorvida pela massa. Aperte, amasse e estique e amasse novamente até ficar com a textura macia e úmida – marque 10 minutos no relógio! Se preferir, sove a massa na bancada ou na batedeira com o gancho.

Modele uma bola, mantenha a massa na tigela e cubra com filme (ou pano de prato). Deixe descansar por 1 hora até dobrar de tamanho. Unte com manteiga 2 fôrmas para bolo inglês de 22 cm x 10 cm (se a fôrma for antiaderente nem precisa untar). No pilão, quebre as sementes de girassol em pedaços menores e misture com a aveia (se preferir pique com a faca). Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e divida ao meio. Achate delicadamente cada uma das metades, formando um retângulo e borrife (ou pincele) com água – assim a mistura de aveia e sementes adere melhor ao pão.

Coloque metade da mistura de aveia e sementes sobre a bancada e disponha um dos retângulos de massa, com o lado que foi borrifado para baixo – aperte delicadamente para a aveia e sementes fixarem. Dobre a base do retângulo até o centro e aperte; cubra com a base oposta e, com a ponta dos dedos, aperte a emenda para selar. Dobre cerca de 4 cm das laterais em direção ao centro (para o pão ficar do tamanho da fôrma) e aperte bem as emendas para selar. Role o pão sobre a mistura de aveia e semente que tiver sobrado na bancada e repita com a outra metade de massa.

Transfira os pães para as fôrmas, com a emenda voltada para baixo. Cubra com filme (ou pano) e deixe crescer por mais 40 minutos. Quando faltar 20 minutos para o tempo do pão, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até os pães crescerem e dourarem. Retire do forno e, com cuidado, desenforme sobre uma grelha – se o pão ficar na fôrma ou sobre uma superfície lisa pode acumular vapor e isso amolece a casca. Deixe esfriar completamente antes de cortar as fatias.

ARMAZENAMENTO

O pão de fôrma caseiro permanece macio por 5 dias e pode ser congelado em fatias por até 3 meses no congelador. 

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

8 comentários em “Como fazer brioche de fôrma sem máquina de pão: Método simples com ingredientes comuns”

Deixe um comentário