
Carne moída com quiabo, O aroma cítrico das sementes de coentro moídas no pilão adiciona uma camada de sabor surpreendente a esta preparação que é puro conforto, quase sinônimo de comida de mãe. O quiabo só baba se você quiser (ou se pular o truque do pano de prato). Fatiado na diagonal, ele ainda traz textura e faz a receita render. É ou não é perfeita para o dia a dia?
INGREDIENTES
- 300 g de patinho moído
- 200 g de quiabo (cerca de 14 unidades)
- ½ cebola
- 2 dentes de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 ½ xícara (chá) de água
- 1 colher (chá) de sementes de coentro
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- folhas de coentro a gosto para servir
MODO DE PREPARO
Retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes se estiver gelada na hora de ir para a frigideira, a carne vai cozinhar no próprio vapor em vez de dourar. Lave e seque bem todos os quiabos com um pano de prato quanto mais sequinhos estiverem, menos seiva vão liberar no refogado. Descarte o cabinho e corte cada um em fatias de 1,5 cm, na diagonal. Descasque e corte a cebola em cubos de 1 cm. Descasque e pique fino os dentes de alho. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de coentro.
Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes; pique fino as metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar a pimenta — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é solúvel em gordura. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo. No pilão, quebre as sementes de coentro e reserve — assim elas liberam mais sabor e aroma durante o preparo.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque a carne moída em montinhos, distribuindo por todo o fundo da frigideira — assim ela doura melhor sem ficar ressecada. Deixe cozinhar sem mexer por 1 minuto para dourar bem e não liberar água. Tempere a carne com sal e pimenta e polvilhe com a farinha de trigo. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para desmanchar os pedaços e a carne cozinhar por igual.
Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com o azeite restante, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o alho, o extrato de tomate, a semente de coentro e mexa por 1 minuto para perfumar.
Regue a frigideira com a água aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar o sabor do refogado e dissolver os queimadinhos da frigideira eles dão mais sabor ao preparo. Assim que ferver, acrescente os quiabos e deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem levemente macios. Volte a carne para a panela, junte a pimenta dedo-de-moça e deixe cozinhar por mais 2 minutos para o molho encorpar levemente. Finalize com as folhas de coentro e sirva a seguir.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM CARNE MOÍDA COM VAGEM, FAROFA DE CENOURA E SALADINHA DE RABANETE
A carne moída fica úmida e saborosa e é apenas o complemento dessa refeição cheia de hortaliças: tem vagem, cenoura, cebola, rabanete! Ótima pedida para variar o arroz com carne moída do dia a dia.
INGREDIENTES
- 3 rabanetes
- ½ xícara (chá) de folhas de salsinha (cerca de 12 ramos)
- ½ xícara (chá) de folhas de hortelã (cerca de 8 ramos)
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca dos rabanetes sob água corrente. Passe os rabanetes pelo fatiador de legumes para fazer rodelas finas (se preferir, corte com a faca). Transfira para uma tigela, cubra com água e cubos de gelo e deixe descansar por pelo menos 10 minutos – assim o rabanete fica menos ardido. Enquanto isso, prepare a carne.
- Lave e seque a salsinha e a hortelã. Escorra o rabanete e misture com as ervas. Tempere com azeite, sal e pimenta apenas na hora de servir.
PARA A FAROFA
INGREDIENTES
- 2 ½ xícaras (chá) de farinha de milho amarela (flocada)
- 1 cenoura
- 1 ½ cebola
- 75 g de manteiga
- ¼ de xícara (chá) de óleo
- ½ colher (chá) de sal
MODO DE PREPARO
Lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Descasque e fatie a cebola em meias-luas finas, de 0,5 cm. Leve uma frigideira grande com o óleo ao fogo alto. Quando aquecer, acrescente as cebolas fatiadas e deixe fritar por cerca de 8 minutos até começarem a dourar – mexa de vez em quando com uma espátula para não queimar.
Diminua o fogo para médio, adicione a manteiga e mexa para derreter. Acrescente a cenoura ralada, tempere com ½ colher (chá) de sal e mexa por 2 minutos até murchar. Junte a farinha de milho aos poucos, misturando com a espátula para incorporar. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando, para a farofa ficar crocante. Transfira a farofa para uma tigela e reserve – nem precisa lavar a frigideira, limpe o fundo com um pedaço de papel-toalha e utilize no preparo da carne.
PARA A CARNE
INGREDIENTES
- 400 g de patinho moído
- 200 g de vagem (cerca de 20 unidades)
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- 1 xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de páprica doce
- ½ colher (chá) de cominho
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – se estiver gelada na hora de ir para a panela, a carne vai cozinhar em vez de dourar. Leve um pouco mais de 1 xícara (chá) de água ao fogo baixo para ferver. Lave e seque as vagens. Descarte as pontinhas e fatie as vagens, na diagonal, em pedaços de 1,5 cm. Descasque e corte a cebola em cubos de 1 cm. Descasque e pique fino o dente de alho.
Leve uma panela média (ou frigideira grande) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque a carne moída em montinhos, distribuindo por todo o fundo da panela – assim ela doura melhor. Deixe cozinhar sem mexer por 1 minuto para dourar bem. Tempere a carne com sal e pimenta e polvilhe com a farinha de trigo. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com espátula para desmanchar os pedaços de carne e dourar por igual.
Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com o azeite restante e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Adicione as vagens, tempere com sal, pimenta e refogue por 2 minutos até dourar levemente e começarem a ficar macias – não é para cozinhar demais, a ideia é que fiquem crocantes. Junte o alho e tempere com o cominho e a páprica. Mexa por 1 minuto para perfumar.
Regue a frigideira com 1 xícara (chá) da água quente, aos poucos, misturando com a espátula para incorporar o sabor do refogado. Volte a carne para a panela e deixe cozinhar por mais 2 minutos para o molho encorpar. Sirva a seguir com farofa de cenoura e a salada de rabanete com ervas.
Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango