Faça Você Mesmo: Receita de Chantilly Caseiro Descomplicada

COMO FAZER CHANTILLY CASEIRO

Como fazer chantilly caseiro, O chantilly é um excelente acompanhamento para diversas sobremesas, como bolos e tortas. E pode até se tornar o protagonista ao ser servido juntamente com frutas frescas, tais como morango, pêssegos. Aqui no TudoReceitas compartilho com você a receita de chantilly caseiro bem firme que com certeza vai fazer toda a diferença nas suas sobremesas. Para aprender a fazer um chantilly caseiro bem firme é bem simples: apenas separe apenas 2 ingredientes (creme de leite e açúcar) e siga os passos a seguir! O resultado será um chantilly sem ovo muito gostoso.

Ingredientes

  •  200 gramas de creme de leite com 35% de gordura ou mais
  •  1 colher de sopa de açúcar

Modo de Preparo

Leve o creme de leite à geladeira por, no mínimo 12 horas, para que fique mais firme ao bater. É importante que o creme de leite tenha no mínimo 35% de gordura para se transformar em chantilly. Para isso você pode utilizar creme de leite de caixinha, como eu fiz, ou creme de leite fresco. Transfira o creme de leite para uma batedeira e acrescente o açúcar. Bata em velocidade máxima por cerca de 6 minutos (ou até ficar firme). Como dar sabor ao chantilly de caixinha? Simplesmente adicione algumas gotas de essência de baunilha no momento de bater. Quando ficar bem consistente, está pronto! Conserve seu chantilly caseiro em geladeira até o momento de utilizar. Se preferir, pode armazenar no freezer por até 3 meses.

Acompanhamentos:

COMO FAZER CHANTILLY CASEIRO

Aqui estão alguns acompanhamentos que combinam muito bem com chantilly caseiro:

  1. Frutas frescas: Morangos, framboesas, mirtilos, pêssegos, kiwis, e bananas são apenas algumas das frutas que ficam deliciosas com chantilly.
  2. Bolos e tortas: Chantilly é um acompanhamento clássico para bolos e tortas, como bolo de chocolate, bolo de morango, torta de limão, e torta de maçã.
  3. Waffles e panquecas: Chantilly é uma cobertura incrível para waffles e panquecas, adicionando uma textura leve e saborosa.
  4. Sobremesas geladas: Chantilly é perfeito para servir com sobremesas geladas, como sorvetes, mousses e pudins.
  5. Café ou chocolate quente: Adicione uma colher de chantilly ao seu café ou chocolate quente para um toque extra de indulgência.
  6. Milkshakes e smoothies: Adicione uma generosa porção de chantilly ao topo de milkshakes ou smoothies para uma sobremesa decadente.
  7. Sobremesas de frutas: Sobremesas como pavlova, parfait de frutas e trifle são aprimoradas com uma camada de chantilly.
  8. Pudins e cremes: Sobremesas como creme brûlée, pudim de pão e pudim de tapioca ficam ainda mais saborosas com uma colherada de chantilly por cima.

Esses são apenas alguns exemplos, mas as possibilidades são infinitas! O chantilly caseiro é versátil e pode ser combinado com uma variedade de sobremesas para criar combinações deliciosas.

Informações nutricionais:

chantilly

As informações nutricionais para 100 gramas de chantilly caseiro podem variar ligeiramente dependendo dos ingredientes específicos utilizados na receita. No entanto, aqui estão as informações nutricionais aproximadas comumente associadas ao chantilly caseiro feito com ingredientes padrão:

  • Calorias: Aproximadamente 257 kcal
  • Gorduras totais: Cerca de 27 g
    • Gorduras saturadas: Aproximadamente 17 g
  • Carboidratos: Em torno de 2 g
  • Proteínas: Cerca de 1 g
  • Açúcares: Aproximadamente 2 g
  • Fibra dietética: Traços
  • Colesterol: Aproximadamente 97 mg
  • Sódio: Em torno de 19 mg

Lembre-se de que esses valores são aproximados e podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na receita. Se você tiver preocupações específicas com a dieta, é sempre uma boa ideia verificar os rótulos dos ingredientes e fazer ajustes de acordo com suas necessidades alimentares individuais.

FAÇA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM CHANTILLY DE CHOCOLATE

Chantilly já é uma delícia, mas chantilly com chocolate é puro arraso! Fica aveludado, levíssimo e nem precisa de batedeira para preparar.

INGREDIENTES

  • 1 ⅓ xícara (chá) de chocolate meio amargo picado 55% cacau (200 g)
  • 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
  • ¼ de xícara (chá) de cacau em pó

FAVORITAR

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, coloque o chocolate picado e reserve. Leve uma panela média com o creme de leite ao fogo médio. Assim que surgirem as primeiras bolhas de fervura, regue sobre o chocolate picado e mantenha por 2 minutos sem mexer assim o chocolate derrete por igual sem risco de talhar. Com um batedor de arame, misture o chocolate com o creme de leite até derreter. Junte o cacau, passando pela peneira, e mexa bem até dissolver não se preocupe se sobrarem algumas pintinhas de cacau, elas se dissolvem na hora de bater o chantilly.

Cubra com filme, em contato com o líquido para não formar vapor nem uma película grossa. Leve para esfriar na geladeira por no mínimo 3 horas – o creme de chocolate deve estar bem gelado na hora de bater. Retire a tigela com a base de chantilly da geladeira e, com um batedor de arame bata o creme de chocolate por cerca de 5 minutos até atingir o ponto de chantilly – cuidado para não bater demais, o creme pode talhar. Se preferir, bata o chantilly com o batedor de claras do mixer ou na batedeira, mas cuidado: ele atinge o ponto muito rápido e pode talhar mais facilmente.

DICA IMPORTANTE:

Se preferir, prepare a base do chantilly no dia anterior e bata o chantilly na hora de servir. 

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM CREME BATIDO PERFUMADO

Antes de ser batido, o creme de leite fresco é aquecido e infusionado com chá inglês earl grey. O resultado é surpreendente: um creme delicado e aromático, ideal para acompanhar bolos e tortas como o bolo de maçã com farofa de coco.

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 2 saquinhos de chá earl grey (4 colheres (chá) se comprar a granel)

MODO DE PREPARO

Numa chaleira, leve o creme de leite fresco ao fogo médio. Assim que ferver, transfira para uma tigela e adicione os saquinhos de chá. Cubra com um prato e mantenha tampado por apenas 5 minutos para infusionar não deixe o creme de leite esfriar tampado, pois o vapor quente condensa e pinga sobre o creme aí depois, na hora de bater, ele não vai chegar ao ponto. 

Descubra o creme e deixe esfriar completamente antes de levar à geladeira por, no mínimo, 4 horas ele deve estar bem gelado na hora de bater. Se preferir, prepare a infusão no dia anterior.

Na hora de bater, retire os saquinhos de chá e transfira o creme de leite infusionado para a tigela da batedeira. Comece a bater em velocidade baixa para não espirrar e vá aumentando gradualmente. Bata por cerca de 4 minutos, em velocidade média, até ficar cremoso. Sirva a seguir com bolos, tortas e brownies.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário