Como fazer creme de chocolate e avelã: Receita deliciosa e fácil

CREME DE CHOCOLATE E AVELÃ

Como fazer Creme de chocolate e avelã, sim, isto é uma receita de Nutella caseira. Por isso você controla o tanto de açúcar (muito menos que na versão comercial) e, claro, não coloca aromatizante! Feita em casa, a pastinha só leva chocolate e avelã.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de avelã (250 g)
  • 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado (55-60%) (cerca de 150 g)

MODO DE PREPARO

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio ela vai ser usada para o banho-maria. Pique o chocolate em pedaços pequenos e transfira para uma tigela de vidro (ou inox). Encaixe a tigela na panela e mexa com uma espátula até o chocolate derreter completamente. Se preferir, leve o chocolate para derreter no micro-ondas, em potência média, de 30 em 30 segundos mexa a cada etapa para não queimar e derreter de maneira uniforme. Reserve. Coloque as avelãs numa frigideira e leve ao fogo médio por cerca de 5 minutos. Mexa de vez em quando, para que as avelãs aqueçam e fiquem com a pele levemente tostada (se preferir, aqueça as avelãs no forno).

Transfira as avelã ainda quentes para um pano de prato limpo, dobre e esfregue umas às outras para soltar o máximo de pele que conseguir caso algumas avelãs continuem com a pele presa não tem problema. Coloque a avelã ainda quente sem a pele no processador e bata por cerca de 10 minutos, até ficarem bem trituradas e soltarem o próprio óleo a idéia é formar uma pasta da avelã antes de adicionar o chocolate. Sempre que necessário, desligue o processador e raspe a lateral do copo com uma espátula para bater de maneira uniforme.

Adicione o chocolate derretido em fio contínuo pelo bocal do processador, sem parar de bater para incorporar. Nesse momento o creme de avelã tem a consistência mais líquida por conta da temperatura dos ingredientes. Transfira o creme de avelã com chocolate para uma tigela e leve à geladeira, sem cobrir, por 30 minutos o choque térmico ajuda a deixar a consistência do creme mais pastosa. Retire da geladeira e mexa bem com uma espátula para deixar a mistura uniformemente cremosa.

PARA ARMAZENAR

Transfira para um pote com fechamento hermético e mantenha em temperatura ambiente por até 1 mês. Atenção, é muito importante que o pote de vidro para armazenar o creme de avelãs esteja bem limpo e seco.

Acompanhamentos:

creme de chocolate

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam perfeitamente com creme de chocolate:

  1. Frutas frescas: Morangos, bananas, framboesas, mirtilos e fatias de laranja são opções deliciosas que contrastam bem com o sabor rico do creme de chocolate.
  2. Biscoitos: Biscoitos amanteigados, biscoitos de chocolate ou até mesmo biscoitos de baunilha são excelentes para mergulhar no creme de chocolate.
  3. Marshmallows: Os marshmallows podem ser levemente tostados e usados para mergulhar no creme de chocolate derretido, proporcionando uma combinação de texturas incrível.
  4. Palitos de pretzel: A combinação de doce e salgado é sempre um sucesso. Os palitos de pretzel podem ser mergulhados no creme de chocolate derretido para uma experiência saborosa.
  5. Bolos e cupcakes: Fatias de bolo ou cupcakes são ótimos para servir com creme de chocolate, especialmente se forem de sabores como baunilha ou café.
  6. Nozes: Nozes picadas, como amêndoas, avelãs ou nozes-pecã, adicionam uma textura crocante e um sabor extra ao creme de chocolate.
  7. Sorvete: Uma bola de sorvete de baunilha ou creme ao lado do creme de chocolate cria uma sobremesa indulgente e refrescante.
  8. Granola: Polvilhar um pouco de granola sobre o creme de chocolate não só adiciona textura, mas também um toque saudável à sobremesa.
  9. Marshmallow fluff: Espalhar um pouco de marshmallow fluff por cima do creme de chocolate e depois tostar levemente com um maçarico cria uma sobremesa decadente e irresistível.
  10. Fatias de pão ou torradas: Pão fresco ou torradas podem ser cortados em pedaços pequenos e servidos com creme de chocolate, proporcionando uma alternativa interessante aos tradicionais acompanhamentos doces.

Experimente combinar alguns desses acompanhamentos para criar uma experiência de degustação ainda mais deliciosa com o seu creme de chocolate!

Informações nutricionais:

Creme de chocolate com castanha de caju

Vou calcular as informações nutricionais com base nos ingredientes fornecidos. Por favor, note que os valores são aproximados e podem variar dependendo das marcas específicas dos ingredientes utilizados. Aqui está a análise nutricional para 100 gramas do creme de chocolate:

  • Calorias: Aproximadamente 445 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 6 g
  • Gorduras totais: Aproximadamente 25 g
    • Gorduras saturadas: Aproximadamente 15 g
  • Carboidratos: Aproximadamente 50 g
    • Açúcares: Aproximadamente 47 g
  • Fibra alimentar: Aproximadamente 2 g
  • Sódio: Aproximadamente 90 mg

Essas informações nutricionais são fornecidas como uma estimativa e podem variar com base em fatores como variações nos ingredientes exatos usados e métodos de preparo específicos. Certifique-se de ajustar esses números de acordo com quaisquer modificações feitas na receita original.

LEIA TAMBÉM:

COMO FAZER CREME INGLÊS

Creme inglês é uma paixão sem volta: depois que você experimenta esse molho doce pela primeira vez, vai querer sempre! Fica maravilhoso servido com sagu, rabanada, bolos e até para comer de colherada. Agora, atenção: a garantia do sucesso do creme inglês está nas temperaturas.

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de creme de leite
  • 4 gemas
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ fava de baunilha

MODO DE PREPARO

Numa tigela, coloque as gemas, junte ⅓ de xícara (chá) de açúcar e misture bem com o batedor de arame até formar um creme claro. Numa panela média, misture o leite, o creme de leite e o restante do açúcar. Com a ponta da faca, corte a fava de baunilha ao meio, no sentido do comprimento, raspe e junte as sementes à panela. Reserve a fava de baunilha raspada, você pode armazenar junto com o açúcar dentro de um pote e, assim, ter seu próprio açúcar de baunilha aromatizado.

Leve a panela ao fogo baixo, mexendo de vez em quando para aquecer por igual e não formar nata. Assim que surgirem as primeiras bolhas retire do fogo não deixe ferver! Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do líquido quente na gemada, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição. Atenção: não adicione todo o leite de uma só vez para que as gemas não coagulem esse processo chamado temperagem evita que as gemas cozinhem no leite e o creme talhe.

Volte a mistura de gemas com leite para a panela e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo delicadamente com uma espátula até engrossar, por cerca de 5 minutos para saber se o creme está no ponto, cubra as costas da espátula com creme e passe o dedo indicador formando uma linha: o creme não deve escorrer. Transfira o creme para uma tigela e cubra com filme em contato com o creme isso evita a formação de uma película grossa na superfície. Deixe na geladeira por pelo menos 1h30 para ficar bem gelado até a hora de servir.

DICA IMPORTANTE PARA ARMAZENAR

Dura três dias armazenado na geladeira. Atenção, é muito importante que o filme esteja em contato com o creme para não formar a película e ressecar.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

14 comentários em “Como fazer creme de chocolate e avelã: Receita deliciosa e fácil”

Deixe um comentário