Como Fazer Mousse de Abacaxi: Uma Sobremesa Leve e Saborosa

COMO FAZER MOUSSE DE ABACAXI

Como fazer mousse de abacaxi, um dos mousse mais gosotoso é esse de abacaxi, e além disso é muito prático de fazer.

INGREDIENTES

  • 1 abacaxi descascado e sem o miolo
  • 4 copos americano de água
  • 2 colheres de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 caixinhas de gelatina com sabor de abacaxi

MODO DE PREPARO

Coloque os quatro copos de água na panela. Pique o abacaxi em quadradinhos e coloque junto na panela com água. Acrescente as duas colheres de açúcar na água com o abacaxi. Deixe ferver por 5 minutos. Coe o abacaxi e reserve a água que com ele foi fervida. Acrescente as gelatinas na água para dissolver. Coloque a água com a gelatina dissolvida no liquidificador e bata com o leite condensado e o creme de leite. Em um refratário coloque o abacaxi picado e por cima dele coloque o que foi batido no liquidificador. Leve à geladeira até ficar bem firme. Agora é só saborear porque fica uma verdadeira delícia!!!

Acompanhamentos:

mousse

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com a receita de mousse de abacaxi:

  1. Frutas Frescas: Fatias de abacaxi fresco, morangos, kiwi ou mangas cortadas em cubos podem adicionar uma textura e sabor extras à sua sobremesa.
  2. Cobertura de Chocolate: Uma calda de chocolate amargo ou meio amargo pode contrastar bem com a doçura da mousse de abacaxi, criando uma combinação deliciosa.
  3. Coco Ralado: Polvilhar um pouco de coco ralado sobre a mousse de abacaxi pode realçar o sabor tropical e adicionar uma textura crocante.
  4. Hortelã Fresca: Folhas de hortelã fresca podem adicionar um toque de frescor e aroma à sobremesa, além de servirem como uma bela decoração.
  5. Biscoitos ou Bolachas: Biscoitos amanteigados esfarelados, bolachas de canela ou até mesmo biscoitos de chocolate podem ser usados como uma base crocante para servir a mousse de abacaxi.
  6. Calda de Caramelo: Uma calda de caramelo caseira ou comprada pronta pode adicionar um sabor rico e indulgente à sua sobremesa.
  7. Groselhas ou Frutas Vermelhas: Uma mistura de groselhas, framboesas ou amoras pode adicionar uma acidez agradável que complementa o sabor doce da mousse de abacaxi.
  8. Chantilly: Uma generosa porção de chantilly caseiro ou comprado pronto pode adicionar uma textura cremosa e leve à sobremesa.
  9. Nozes ou Amêndoas: Nozes picadas ou amêndoas torradas podem adicionar uma crocância interessante e um sabor de frutos secos à sua mousse de abacaxi.
  10. Gengibre Cristalizado: Para um toque extra de sabor e um pouco de picância, você pode decorar a mousse de abacaxi com pequenos pedaços de gengibre cristalizado.

Informações nutricionais:

mousse de abacaxi

Para fornecer informações nutricionais precisas, seria necessário ter a receita específica da mousse de abacaxi que você está utilizando, incluindo todos os ingredientes e suas quantidades exatas. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral com base nos ingredientes típicos de uma mousse de abacaxi padrão. Aqui está uma estimativa das informações nutricionais para 100 gramas de mousse de abacaxi:

  • Calorias: Cerca de 150-200 kcal
  • Proteína: Aproximadamente 2-4 gramas
  • Gordura: Cerca de 8-12 gramas
  • Carboidratos: Em torno de 20-25 gramas
  • Açúcares: Em média 15-20 gramas
  • Fibra: Cerca de 1-2 gramas
  • Colesterol: Depende dos ingredientes específicos utilizados na receita
  • Sódio: Depende dos ingredientes específicos utilizados na receita

Essas são apenas estimativas e os valores reais podem variar com base nos ingredientes específicos e suas quantidades na receita que você está utilizando. Se você tiver a lista de ingredientes e suas quantidades, posso ajudá-lo a calcular informações nutricionais mais precisas.

Dicas de congelamento:

A mousse de abacaxi geralmente pode ser congelada com sucesso, mas é importante considerar alguns detalhes para garantir que a textura e o sabor não sejam comprometidos. Aqui estão todas as informações sobre o congelamento da mousse de abacaxi:

Como Congelar a Mousse de Abacaxi:

  1. Escolha do Recipiente: Utilize recipientes herméticos próprios para congelamento ou sacos resistentes ao freezer para armazenar a mousse. Certifique-se de que o recipiente esteja bem vedado para evitar a entrada de ar, o que pode causar a formação de cristais de gelo e alterar a textura da sobremesa.
  2. Resfriamento Prévio: Antes de congelar, é importante resfriar a mousse de abacaxi na geladeira por algumas horas para garantir que esteja completamente fria.
  3. Divisão em Porções: Se desejar, divida a mousse em porções individuais antes de congelar. Isso facilitará o descongelamento posterior, pois você poderá retirar apenas a quantidade desejada.
  4. Remoção do Ar: Se estiver usando recipientes de plástico, pressione suavemente a película plástica contra a superfície da mousse antes de fechar a tampa. Isso ajudará a minimizar a exposição ao ar e reduzirá a formação de cristais de gelo.
  5. Etiquetagem e Data: Não se esqueça de etiquetar os recipientes com a data de congelamento. Assim, você saberá por quanto tempo a mousse pode ser armazenada no freezer.
  6. Armazenamento no Freezer: Coloque os recipientes ou sacos de mousse no freezer, garantindo que estejam em uma superfície plana para evitar deformações na sobremesa. Evite colocar itens pesados em cima dos recipientes para evitar esmagamento.

Tempo de Armazenamento no Freezer: A mousse de abacaxi geralmente pode ser armazenada no freezer por até 2 meses sem perder muito em termos de qualidade.

Por que Pode não ser Recomendado Congelar:

  • Textura Alterada: Alguns ingredientes da mousse, como gelatina ou claras em neve, podem perder sua textura delicada durante o congelamento e descongelamento, resultando em uma mousse menos aerada.
  • Separar Ingredientes: Em algumas receitas, os ingredientes podem se separar durante o congelamento, resultando em uma consistência desagradável ao descongelar.
  • Perda de Sabor: O sabor da mousse de abacaxi pode ser afetado pelo congelamento, especialmente se contiver ingredientes frescos como suco de limão ou abacaxi fresco, que podem oxidar e perder parte de seu sabor original.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BOLO GELADO DE ABACAXI

Esse bolo é um dos mais deliciosos que já provei, siga o passo a passo e veja como estou com razão.

PARA O ABACAXI

INGREDIENTES

  • 1 abacaxi bem grande
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de rum

MODO DE PREPARO

Descasque o abacaxi e corte em fatias de 1 cm. Corte as fatias em tiras e as tiras, em cubos de 1 cm.Numa panela média, junte o abacaxi picado, o rum e o açúcar e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos,  mexendo de vez em quando, até os cubos ficarem macios e formar uma calda. Sobre uma tigela, passe o abacaxi cozido pela peneira e reserve a calda – ela será usada para regar a massa. Transfira o abacaxi para outra tigela, cubra com filme e leve à geladeira para esfriar.

PARA O CREME

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 gemas

MODO DE PREPARO

Numa panela, misture todos os ingredientes (se quiser, passe as gemas pela peneira). Leve ao fogo baixo e mexa com uma espátula de silicone por cerca de 10 minutos, até engrossar. Desligue o fogo e transfira o creme para uma tigela. Cubra com filme em contato com o creme e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos para esfriar e firmar.

PARA O PÃO-DE-LÓ

INGREDIENTES

  • 6 ovos
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira de 30 cm x 40 cm e polvilhe com farinha. Chacoalhe para cobrir todo o fundo e bata bem na pia para tirar o excesso. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as claras para a batedeira e as gemas para outra tigela –  se um estiver estragado você não perde a receita. Bata as claras em neve: comece em velocidade baixa, depois que espumar vá aumentando gradualmente até triplicar de volume e formar picos.

Sem parar de bater, junte o açúcar, de colher em colher. Em seguida, junte as gemas, uma a uma, batendo a cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e junte a farinha aos poucos.

OBS: Se você não tem prática na cozinha, pode adicionar água e fermento para garantir que a massa fique fofinha. Aqui no passo 4, depois que a massa estiver batida, junte 6 colheres (sopa) de água e bata mais um pouco, por último adicione 2 colheres (chá) de fermento e bata apenas para misturar. Transfira a massa para a assadeira e nivele com a espátula. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos ou até crescer e dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar e montar o bolo.

PARA A COBERTURA E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco gelado
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de coco fresco ralado

MODO DE PREPARO

Coloque o creme de leite na batedeira e bata em velocidade baixa até até começar a firmar. Aumente a velocidade para média e acrescente o açúcar aos poucos. Deixe bater até o creme ficar no ponto de pico firme cuidado se bater demais o creme pode virar manteiga. Reserve.

Desenforme e corte o pão de ló ao meio, no sentido da largura. Forre um refratário de 20 cm x 30 cm com uma das metades do bolo e regue com metade da calda de abacaxi. Distribua metade dos cubos de abacaxi e cubra com metade do creme. Coloque a segunda camada de pão de ló e repita o procedimento. Para finalizar, com uma colher, cubra o bolo com o creme de leite batido. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas e, na hora de servir, polvilhe com o coco fresco ralado.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

17 comentários em “Como Fazer Mousse de Abacaxi: Uma Sobremesa Leve e Saborosa”

Deixe um comentário