Como Fazer Panqueca de Ervilha com Ricota Temperada: Receita Simples e Saborosa

PANQUECA DE ERVILHA COM RICOTA TEMPERADA

Panqueca de ervilha com ricota temperada, receita de brunch, almoço leve ou jantar em dias de calor: a panqueca é fácil de preparar e faz a linha refeição fresquinha.

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de ervilha congelada (cerca de 150 g)
  • 1 ovo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de ricota esfarelada
  • 1 maço de manjericão
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • manteiga para untar a frigideira

MODO DE PREPARO

Retire as ervilhas do congelador e transfira para uma peneira. Coloque sobre uma tigela e deixe em temperatura ambiente até descongelar. Se preferir, coloque as ervilhas numa tigela e leve ao micro-­ondas por alguns segundos. Numa tigela coloque a ricota e tempere com azeite, sal, pimenta-do-reino e folhas de manjericão picadas a gosto. Misture bem com um garfo e reserve. Em outra tigela grande, junte o ovo, o leite e 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (se quiser, aqueça no microondas). Misture bem com o batedor de arame até ficar liso. Adicione a farinha aos poucos, mexendo com o batedor para incorporar. Tempere com sal e pimenta-do-reino, junte o fermento, os grãos de ervilha e misture delicadamente.

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, unte o fundo com um pouco de manteiga usando um papel toalha (repita esta operação antes do preparo de cada panqueca). Coloque uma colherada de massa na frigideira e deixe dourar por cerca de 3 minutos de cada lado até ficar cozida (use uma colher de servir arroz para medir a quantidade de massa). Com uma espátula, transfira para um prato e repita o processo com o restante da massa – prepare quantas panquecas couberem na frigideira de uma só vez. Sirva a seguir com a ricota temperada e decore com mais folhas de manjericão.

Acompanhamentos:

panquecas

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com a panqueca de ervilha com ricota temperada:

  1. Molho de Tomate Caseiro: Um molho de tomate fresco e temperado pode adicionar um contraste delicioso ao sabor suave da panqueca.
  2. Salada Verde: Uma salada simples de folhas verdes, como alface, rúcula ou espinafre, com um molho de vinagrete leve, complementa bem a panqueca.
  3. Legumes Grelhados: Legumes grelhados, como abobrinha, berinjela, pimentão e cogumelos, adicionam uma textura crocante e um sabor defumado à refeição.
  4. Guacamole: O guacamole cremoso e refrescante pode ser um acompanhamento delicioso, adicionando um toque de sabor e cremosidade à panqueca.
  5. Purê de Batata Doce: O purê de batata doce é uma opção saudável e reconfortante que complementa bem a panqueca, adicionando doçura e cremosidade à refeição.
  6. Chutney de Manga: O chutney de manga, com sua combinação de doce e picante, pode oferecer um contraste interessante ao sabor da panqueca.
  7. Iogurte Grego com Ervas Frescas: Uma colherada de iogurte grego temperado com ervas frescas, como hortelã ou salsa, pode adicionar um toque refrescante à panqueca.
  8. Geleia de Pimenta ou de Pimentão: Para quem gosta de um toque agridoce e picante, uma geleia de pimenta ou de pimentão pode ser uma escolha interessante como acompanhamento.
  9. Molho de Ervas Frescas: Um molho feito com ervas frescas, como manjericão, salsa e cebolinha, misturadas com azeite de oliva e limão, pode realçar os sabores da panqueca.
  10. Arroz Integral ou Quinoa: Para uma refeição mais substancial, servir a panqueca com uma porção de arroz integral ou quinoa pode fornecer uma fonte adicional de nutrientes e textura.

Informações nutricionais:

Como Fazer Panqueca de Farelo de Aveia e Farinha de Coco

Para fornecer informações nutricionais precisas, seria ideal ter a receita exata com as quantidades de cada ingrediente. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais para 100 gramas da receita de panqueca de ervilha com ricota temperada.

Por favor, note que essas informações são aproximadas e podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na receita:

  • Calorias: Aproximadamente 100-150 kcal
  • Proteína: Cerca de 5-8 gramas
  • Gordura: Cerca de 3-5 gramas
  • Carboidratos: Cerca de 10-15 gramas
  • Fibra: Cerca de 2-4 gramas
  • Açúcares: Cerca de 2-4 gramas
  • Sódio: Cerca de 150-300 miligramas

Estas são estimativas gerais e os valores exatos podem variar com base nos ingredientes específicos utilizados na receita, como tipo de farinha, quantidade de ricota, etc. Se você tiver os detalhes exatos dos ingredientes e suas quantidades, posso fornecer uma estimativa mais precisa das informações nutricionais.

Dicas de congelamento:

panquecas

A panqueca de ervilha com ricota temperada pode ser congelada com sucesso, mas é importante seguir algumas diretrizes para garantir a melhor qualidade possível ao descongelar e reaquecer. Aqui estão todos os detalhes sobre como congelar a receita:

Como Congelar:

  1. Esperar esfriar: Deixe as panquecas esfriarem completamente antes de começar o processo de congelamento. Isso evitará que elas formem condensação e desenvolvam cristais de gelo ao serem colocadas no congelador.
  2. Embrulhar individualmente: Enrole cada panqueca individualmente em filme plástico ou papel alumínio. Certifique-se de envolvê-las firmemente para evitar a entrada de ar, o que pode causar queimaduras de congelamento e afetar a qualidade.
  3. Armazenamento em saco hermético: Depois de embrulhadas individualmente, coloque as panquecas em um saco plástico ou recipiente próprio para congelamento. Remova o máximo de ar possível antes de selar o saco ou recipiente. Isso ajuda a evitar queimaduras de congelamento e preserva melhor a qualidade.
  4. Rotular e datar: Não se esqueça de rotular o saco ou recipiente com o conteúdo (panqueca de ervilha com ricota temperada) e a data de congelamento. Isso ajudará você a saber quanto tempo as panquecas estão no freezer.
  5. Congelamento rápido: Coloque as panquecas no congelador imediatamente após o embrulho e fechamento do saco ou recipiente. Quanto mais rápido o congelamento, melhor será a qualidade do produto final.

Como Descongelar e Reaquecer:

  1. Descongelamento: Para descongelar, remova as panquecas do freezer e deixe-as na geladeira durante a noite ou por algumas horas até descongelarem completamente.
  2. Reaquecimento no forno: Para melhor textura, pré-aqueça o forno a 180°C. Retire o embrulho das panquecas e coloque-as em uma assadeira forrada com papel alumínio. Cubra com mais papel alumínio para evitar o ressecamento e aqueça por cerca de 10-15 minutos, ou até que estejam aquecidas por completo.
  3. Reaquecimento no micro-ondas: Para um reaquecimento mais rápido, você pode usar o micro-ondas. Retire o embrulho e coloque as panquecas em um prato próprio para micro-ondas. Aqueça em intervalos de 30 segundos, virando as panquecas na metade do tempo, até que estejam aquecidas por completo.

Por que Não Pode Congelar:

Se a consistência da massa da panqueca não for adequada para congelamento, ou se os ingredientes utilizados não forem adequados para congelamento, isso pode resultar em uma textura desagradável ou em uma deterioração rápida após o descongelamento. No entanto, a panqueca de ervilha com ricota temperada geralmente se congela bem devido à sua composição, desde que seja armazenada corretamente.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PANQUECA DE MILHO

Praticidade é nosso nome: abra uma lata de milho, misture os ingredientes e leve para a frigideira. A textura não é lisa – o it desta panqueca! Fica bom demais com salada e queijo.

INGREDIENTES

  • 1 lata de milho-verde ou 1 ⅓ de xícara (chá) de grãos de milho congelados ou debulhados da espiga já cozida)
  • 1 ovo
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga derretida
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 talos de cebolinha
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • manteiga para untar a frigideira
  • fatias de queijo brie para servir
  • salada de folhas para servir

MODO DE PREPARO

Antes de abrir, lave e seque a lata de milho. Passe os grãos por uma peneira e deixe escorrer bem a água. Reserve. Lave, seque e fatie fino a parte verde dos talos de cebolinha. Numa tigela grande, quebre o ovo. Junte o leite, a manteiga e mexa bem com o batedor de arame até ficar liso. Acrescente a farinha e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Adicione o fermento em pó, os grãos de milho, a cebolinha fatiada e misture delicadamente com uma espátula.

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, coloque cerca de ½ colher (chá) de manteiga e espalhe bem com uma folha de papel toalha para untar (repita essa operação antes de cada leva). Para medir a quantidade de massa necessária para cada panqueca utilize uma colher de servir arroz. Coloque uma colherada de massa na frigideira e deixe firmar e dourar, cerca de 3 minutos. Com uma espátula, vire a panqueca para dourar do outro lado. Transfira para um prato e repita com o restante da massa. Sirva as panquecas com fatias de queijo brie e salada de folhas.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário