Como Fazer o Delicioso Brigadeirão: Dicas e Truques para uma Textura Perfeita

Como Fazer o Delicioso Brigadeirão: Dicas e Truques para uma Textura Perfeita

Como Fazer o Delicioso Brigadeirão: Dicas e Truques para uma Textura Perfeita, o Brigadeirão é uma variação do famoso doce brasileiro, o brigadeiro. Enquanto o brigadeiro é geralmente feito em pequenas porções como bolinhas, o Brigadeirão é uma versão maior, geralmente preparada em forma de bolo ou pudim. Acredita-se que o Brigadeirão tenha surgido como uma maneira de satisfazer uma demanda por uma sobremesa maior e mais compartilhável, ideal para festas e reuniões.

Ingredientes e Preparação:

Os ingredientes básicos para fazer um Brigadeirão são semelhantes aos do brigadeiro tradicional, incluindo leite condensado, chocolate em pó ou achocolatado, ovos e manteiga. Esses ingredientes são misturados e cozidos em fogo baixo até atingir a consistência desejada. A mistura é então despejada em uma forma untada e levada à geladeira para firmar.

Popularidade:

O Brigadeirão é extremamente popular no Brasil, onde é apreciado como uma sobremesa indulgente em festas de aniversário, churrascos, e outras ocasiões especiais. Sua textura cremosa e sabor rico de chocolate o tornam um favorito entre pessoas de todas as idades. Além disso, a simplicidade da receita e a disponibilidade dos ingredientes contribuem para sua popularidade generalizada em todo o país.

Variações:

Assim como o brigadeiro, o Brigadeirão pode ser personalizado de várias maneiras. Algumas pessoas adicionam ingredientes extras, como pedaços de chocolate, nozes ou coco ralado, para dar um toque especial à sobremesa. Outras variações incluem a adição de café, rum ou outros licores para um sabor mais adulto.

Além do Brasil:

Embora o Brigadeirão seja mais popular no Brasil, sua deliciosa combinação de ingredientes e facilidade de preparação o tornaram conhecido em outras partes do mundo, especialmente em comunidades brasileiras e em locais onde a culinária brasileira é apreciada. O doce é frequentemente destacado em cardápios de restaurantes brasileiros ao redor do mundo, proporcionando uma experiência autêntica da culinária brasileira para os amantes de sobremesas.

INGREDIENTES

  • 2 latas de leite condensado (395 g cada)
  • ¾ de xícara (chá) de chocolate em pó
  • 2 ½ xícaras (chá) de leite
  • 6 ovos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • manteiga e açúcar para untar e polvilhar a fôrma

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma para pudim de 22 cm de diâmetro. Polvilhe com açúcar, chacoalhe para espalhar e bata sobre a pia para retirar o excesso. Preencha uma panela pequena com água e leve ao fogo médio para ferver – ela vai ser usada para o banho-maria. Enquanto isso, prepare a massa do brigadeirão. No liquidificador coloque o leite condensado, o chocolate em pó, o leite e a manteiga. Numa tigela separada, quebre um ovo de cada vez e transfira para o copo do liquidificador – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Bata bem até ficar liso e dissolver todo o chocolate. 

Transfira a massa do brigadeirão para a fôrma untada. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira e leve ao forno. Antes de fechar a porta do forno, preencha o fundo da assadeira com a água fervente – assim você não corre o risco de derramar e se queimar.  Deixe o brigadeirão assar em banho-maria por cerca de 1 hora até firmar. Atenção para o ponto: toque delicadamente a superfície do brigadeirão com as pontas dos dedos, ele deve soltar das laterais e estar firme apenas na superfície, mas ainda macio por dentro, assim como um pudim. 

Retire o brigadeirão do forno e deixe amornar por cerca de 20 minutos. Leve para a geladeira e deixe firmar por pelo menos 2 horas antes de desenformar. Para desenformar: passe a ponta de uma faquinha pela lateral de toda a superfície do brigadeirão – apenas para ajudar a soltar. Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez.

Obs.: se preferir, desenforme o brigadeirão com antecedência e deixe na geladeira até a hora de servir.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PUDIM RÁPIDO DE TAPIOCA

Pense numa sobremesa rápida e versátil. O sabor deste pudim é tão suave que permite muitas variações no acompanhamento: doce de abóbora, geleia, frutas frescas e compotas.

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de tapioca granulada
  • 1 colher (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Coloque o leite com o açúcar numa panela e leve ao fogo médio. Assim que começarem a subir as primeiras bolhas, diminua o fogo e junte a tapioca. Mexa por cerca de 2 minutos, até engrossar e a tapioca ficar transparente. Transfira o creme ainda quente para 2 potinhos e leve para firmar na geladeira por cerca de 20 minutos. Na hora de servir é só cobrir com doce de abóbora, goiabada ou frutas frescas.

OBS: para levar a sobremesa de marmita, assim que o creme firmar cubra com o doce de abóbora e feche o pote. Mantenha na geladeira até a hora de consumir.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM GELATINA DE VINHO BRANCO COM ESPECIARIAS

Vintage e surpreendente, essa gelatina tem aquele sabor misterioso de especiarias combinadas que vira brincadeira à mesa: quem acerta o que vai na receita? Com creme inglês e compota de kinkan, é um jeito chique de encerrar a refeição.

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de vinho branco (750 ml)
  • 3 colheres (sopa) de sementes de erva-doce (ou 8 saquinhos de chá de erva-doce)
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor e sem sabor (36 g)
  • 6 cravos-da-índia
  • 4 ramas de canela
  • 5 anis-estrelados
  • creme inglês para servir
  • compota de laranja kinkan a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Para fazer o chá de erva-doce: coloque um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água numa chaleira e leve ao fogo alto. Quando ferver, mergulhe 8 saquinhos de chá de erva-doce (ou 3 colheres (sopa) das sementes). Tampe e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos. Retire os saquinhos (ou coe o chá), meça 3 xícaras (chá) do chá e transfira para uma tigela grande. Reserve.

Numa panela, junte o vinho, o açúcar e as especiarias. Leve ao fogo alto, quando ferver abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por mais 2 minutos para o açúcar dissolver e extrair os sabores das especiarias. Sobre a tigela com o chá passe o vinho por uma peneira e reserve.

Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem: numa tigela média, coloque a gelatina em pó e regue com ¾ de xícara (chá) de água filtrada, aos poucos, misturando bem com uma colher para dissolver – a gelatina vai hidratar e endurecer.

Adicione 2 conchas da mistura de chá e vinho ainda quente, sobre a gelatina para dissolver – vá colocando aos poucos e mexendo com uma colher até que toda a gelatina dissolva. Volte a mistura de gelatina dissolvida para a tigela com vinho e chá e misture bem.

Com uma concha, transfira o líquido para uma fôrma com furo no meio de 24 cm de diâmetro (se preferir, utilize qualquer forma com 2 litros de capacidade para dar formatos diferentes à gelatina). Leve à geladeira para firmar por pelo menos 4 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).

Para desenformar a gelatina: passe a base da fôrma rapidamente sobre a chama do fogão – é jogo rápido mesmo, se aquecer demais toda a gelatina pode derreter. Se preferir, mergulhe a base da fôrma numa tigela com água morna. Passe a ponta de uma faquinha para soltar a borda da gelatina. Cubra com um prato e vire de uma só vez. Espere alguns segundos até a gelatina soltar sozinha e desenformar – evite chacoalhar a fôrma pois a gelatina pode rachar.

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

LEIA TAMBÉM:

1 comentário em “Como Fazer o Delicioso Brigadeirão: Dicas e Truques para uma Textura Perfeita”

Deixe um comentário