
PANQUECA AMERICANA DE BANANA-DA-TERRA,
Assada, a banana-da-terra fica mais macia e docinha, o que também acontece com a massa desta panqueca superversátil. Com mel, xarope de maple ou melado, vira a atração do café da manhã. Com sorvete e calda de doce de leite, faz bonito como sobremesa, numa perfeita mistura do Brasil com os Estados Unidos.
INGREDIENTES
- 1 banana-da-terra
- ½ xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de caldo de limão
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida
- 1 pitada de sal
- ¼ de colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de bicarbonato de sódio
- manteiga para untar a frigidiera
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Coloque a banana (com a casca mesmo) numa assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até que a casca fique bem escura e o interior macio — espete com a pontinha de uma faca para verificar o ponto. O tempo pode variar de acordo com o estágio de maturação da banana.
Retire a banana do forno e deixe amornar para conseguir manusear. Enquanto isso, numa jarra, misture o caldo de limão com o leite e reserve em cerca de 5 minutos, o leite talha, o que deixa a massa da panqueca mais leve. Corte a banana ao meio, no sentido do comprimento, e transfira a polpa para um prato. Amasse bem com um garfo. Numa tigela grande, misture com o garfo a farinha, o açúcar, a canela em pó, o sal e a banana amassada.
Numa tigela pequena, quebre o ovo e junte à mistura de secos – se ele estiver estragado você não perde a receita. Acrescente o leite talhado, a manteiga derretida e misture bem até que a massa fique lisa. Por último, misture o fermento e o bicarbonato. Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, adicione ½ colher (chá) de manteiga e gire a frigideira para que todo o fundo seja untado com a manteiga derretida.
Com uma concha, espalhe uma porção da massa (cerca de ¼ de xícara) na frigideira — a panqueca fica no formato redondo sozinha, nem precisa modelar. Coloque quantas porções couberem, uma ao lado da outra. Abaixe o fogo e deixe que as panquequinhas cozinhem por cerca de 2 minutos, até a lateral começar a firmar.
Com uma espátula, vire as panquecas e deixe o outro lado dourar por mais 2 minutos. Transfira os discos prontos para um prato e repita a operação com o restante da massa, untando a frigideira com manteiga a cada leva. Sirva a seguir com sorvete de doce de leite e calda de doce de leite.
OBS.: caso você tenha assado a banana com antecedência, leve para aquecer no micro-ondas por 1 minuto para ficar mais fácil de amassar com um garfo.
DICA IMPORTANTE:
Para não ter que partir do zero toda vez que entrar na cozinha, um planejamento simples garante que você já deixe outras refeições no jeito. Quando for assar a banana para estas panquecas, aproveite o forno e asse algumas a mais. Com elas, você pode preparar um purê de banana-da-terra com leite de coco e gengibre ou o nhoque de banana-da-terra.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM BANANA À MILANESA
INGREDIENTES
- 6 bananas-nanicas
- 2 ovos
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- ⅔ de xícara (chá) de farinha de rosca
- 2 xícaras (chá) de óleo para fritar
- sal a gosto
MODO DE PREPARO
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Coloque a farinha de trigo num prato fundo e a farinha de rosca em outro, tempere ambas com uma pitada de sal.
Descasque e corte as bananas ao meio, no sentido da largura (se estiverem muito grandes, corte cada uma em 3 pedaços). Para empanar: passe um pedaço pela farinha de trigo e chacoalhe na palma da mão para tirar o excesso; mergulhe nos ovos batidos e deixe escorrer; em seguida, passe na farinha de rosca, pressionando delicadamente com a mão para cobrir toda a superfície. Transfira para um prato e repita com o restante.
Numa panela pequena, coloque o óleo e leve ao fogo médio – para saber a temperatura certa, mergulhe um palito de fósforo no óleo ainda frio; assim que acender, está no ponto. Forre uma travessa com papel toalha.
Assim que o óleo aquecer, abaixe o fogo e com a escumadeira mergulhe 3 pedaços de banana por vez. Deixe fritar até dourar. Transfira as bananas à milanesa para a travessa forrada e repita com o restante. Sirva a seguir.
VERSÃO NA AIRFRYER
MODO DE PREPARO
Ligue a airfryer e programe para preaquecer a 180 ºC (temperatura média). Empane as bananas conforme indicado anteriormente, nos passos 1 e 2. Com cuidado, coloque as bananas empanadas no cesto da airfryer. Regue com 1 colher (sopa) de óleo, feche e programe para fritar por 25 minutos caso as bananas fiquem sobrepostas no cesto, vire os pedaços com uma pinça na metade do tempo de cozimento, assim elas douram e ficam crocantes por igual. Abra o cesto e verifique: se as bananas não estiverem douradas e crocantes, programe para fritar por mais 5 minutos. Sirva a seguir
Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango
“Eu quero participar”