Como fazer um delicioso Bolo Cremoso de Chocolate com Damasco e Nozes

BOLO CREMOSO DE CHOCOLATE COM DAMASCO E NOZES

Como fazer um delicioso Bolo Cremoso de Chocolate com Damasco e Nozes, a massa não leva farinha nem fermento. No lugar do açúcar vai mel. E o resultado é um bolo denso, supercremoso, entre o brownie e o mud cake. É uma sobremesa elegante, para fechar o jantar de forma triunfante, com esse trio de sabores adorado no Leste Europeu, formado por chocolate, damasco e nozes.

INGREDIENTES

  • 100 g de chocolate amargo (entre 50% e 60% de cacau) (cerca de ⅔ de xícara [chá] em callets)
  • 1½ xícara (chá) de nozes (cerca de 150 g)
  • 75 g de manteiga
  • 2 ovos
  • ⅓ de xícara (chá) de mel
  • 8 damascos (cerca de 85 g)
  • 4 colheres (chá) de conhaque
  • 1 pitada de sal
  • manteiga para untar a fôrma

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma quadrada de 20 cm. Corte dois retângulos de papel-manteiga de 30 cm x 20 cm. Cubra o fundo e as laterais da fôrma dispondo um pedaço de papel-manteiga sobre o outro em cruz. Unte também o papel com manteiga — o bolo é cremoso e não leva farinha, assim fica mais fácil de desenformar.

Corte os damascos em cubos de 0,5 cm, transfira para uma tigela, cubra com o conhaque e deixe de molho enquanto separa o restante dos ingredientes. Coloque as nozes no miniprocessador e bata até formar uma farinha grossa você vai ter cerca de 1⅓ de xícara (chá) das nozes trituradas (se preferir, bata no liquidificador, no modo pulsar).

Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio ela será usada para fazer o banho-maria. Pique o chocolate e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela de vidro refratário e acrescente o mel. Encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga na panela com água quente e mexa com uma espátula até derreter a água não deve encostar no fundo da tigela; o calor do vapor é suficiente para derreter os ingredientes. Retire a tigela do banho-maria e reserve. 

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela grande. Misture com o batedor de arame apenas para misturar as gemas com as claras. Adicione a farinha de nozes, o sal e misture bem. Junte aos poucos o chocolate derretido, misturando com uma espátula até que a massa fique lisa. Por último, misture o damasco hidratado (com o líquido).

Transfira a massa de bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito: ele deve sair limpo. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de levar para a geladeira por, no mínimo, 4 horas. Na hora de servir, puxe o bolo pelo papel-manteiga com cuidado para não rachar. Vire o bolo sobre uma tábua e descole o papel-manteiga. Desvire o bolo e corte em 6 fatias. Sirva com sorvete de leite e calda de damasco.

PLANEJAMENTO

Você pode preparar o bolo com antecedência. Ele pode ser armazenado na geladeira por até 5 dias. Só é importante que seja bem embalado para não ressecar.

Acompanhamentos:

bolo de chocolate

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com o Bolo Cremoso de Chocolate com Damasco e Nozes:

  1. Sorvete de baunilha: O contraste entre o bolo quente e o sorvete frio cria uma combinação irresistível.
  2. Calda de chocolate: Uma calda de chocolate quente derramada sobre o bolo adiciona ainda mais sabor de chocolate e um toque de indulgência.
  3. Chantilly: Um pouco de chantilly caseiro ou pronto para uso adiciona leveza e cremosidade ao bolo.
  4. Frutas frescas: Frutas como morangos, framboesas ou mirtilos frescos servidos ao lado do bolo fornecem uma nota refrescante e complementar aos sabores de chocolate, damasco e nozes.
  5. Ganache de chocolate: Uma cobertura de ganache de chocolate espessa e luxuosa pode ser uma escolha decadente para este bolo.
  6. Café ou chá: Uma xícara de café fresco ou chá quente é um acompanhamento clássico que realça os sabores do bolo.
  7. Vinho do Porto: Para uma indulgência extra, experimente servir uma taça de vinho do Porto ao lado do bolo. Seus sabores ricos e frutados combinam bem com o chocolate e os damascos.
  8. Nozes ou amêndoas caramelizadas: Nozes ou amêndoas caramelizadas oferecem um contraste crocante e um toque de doçura adicional.
  9. Creme de mascarpone: Uma colherada de creme de mascarpone levemente adoçado adiciona uma textura rica e cremosa ao bolo.
  10. Geléia de damasco: Uma colherada de geléia de damasco pode ser usada como cobertura ou servida ao lado do bolo para realçar o sabor dos damascos na receita.

Informações nutricionais:

Bolo de chocolate trufado

Para fornecer informações nutricionais precisas, seria necessário ter acesso às quantidades específicas de ingredientes utilizados na receita. Como não tenho essa informação, não posso fornecer dados nutricionais exatos para a receita do Bolo Cremoso de Chocolate com Damasco e Nozes. No entanto, posso dar uma visão geral das informações nutricionais típicas dos principais ingredientes dessa receita:

  1. Chocolate: O chocolate é uma fonte de calorias, gorduras, carboidratos e pequenas quantidades de proteínas. O teor de gordura e açúcar varia dependendo do tipo de chocolate usado (ao leite, amargo, etc.).
  2. Damasco: Os damascos secos são uma boa fonte de fibras, potássio, vitaminas A e E, e uma quantidade moderada de açúcar.
  3. Nozes: As nozes são ricas em gorduras saudáveis, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, incluindo vitamina E, magnésio e ácidos graxos ômega-3.
  4. Farinha de trigo: A farinha de trigo contém principalmente carboidratos, com uma pequena quantidade de proteínas. Se for farinha de trigo integral, também pode fornecer fibras.
  5. Açúcar: O açúcar é uma fonte de carboidratos simples, fornecendo energia rapidamente, mas sem muitos nutrientes.
  6. Ovos: Os ovos são ricos em proteínas, vitaminas (como vitamina B12 e riboflavina) e minerais (como selênio e fósforo).
  7. Leite ou iogurte: Dependendo da receita, pode-se usar leite ou iogurte, que fornecem proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B.

Para obter informações nutricionais precisas para a receita, você pode calcular com base nas quantidades específicas de ingredientes que serão utilizadas. Existem várias ferramentas online que podem ajudá-lo a fazer isso, como aplicativos de nutrição ou websites de contagem de calorias.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PETIT GÂTEAU DE CHOCOLATE

A clássica sobremesa francesa, o petit gâteau de chocolate que todo mundo adora pedir quando vai jantar fora, pode também ser preparado por você. Basta seguir a receita. Depois, é só servir com o sorvete de creme e se deliciar.

INGREDIENTES

  • 1 ⅓ xícara (chá) de manteiga
  • 300 g de chocolate meio amargo
  • ⅔ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 5 gemas
  • 5 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 12 bolas de sorvete de creme
  • 12 folhas de hortelã

MODO DE PREPARO

Numa tigela, coloque o chocolate e a manteiga. Encaixe a tigela numa panela com um pouco de água, não deixe a água encostar na tigela. Leve ao fogo médio e derreta em banho-maria. Em outra tigela, misture bem os ovos, as gemas e o açúcar. Acrescente a manteiga e o chocolate derretidos. Junte a farinha de trigo peneirada e misture. Deixe repousar 15 minutos. Unte 12 forminhas de bolo individuais, de preferência antiaderentes, com manteiga e polvilhe com farinha. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Preencha as forminhas com a massa e leve ao forno por 5 minutos. Num pratinho, desenforme o bolinho, coloque 1 bola de sorvete de creme, decore com a hortelã e sirva imediatamente.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

4 comentários em “Como fazer um delicioso Bolo Cremoso de Chocolate com Damasco e Nozes”

Deixe um comentário