Como Fazer Pão Asiático de Frigideira: Uma Receita Simples e Deliciosa

COMO FAZER PÃO ASIÁTICO DE FRIGIDEIRA

Como fazer pão asiático de frigideira, Parece uma panqueca, tem textura crocante e é levemente folhado. Este pão é preparado na frigideira, fica douradinho e é ideal para comer com pastinhas ou receitas com molho (como picadinho oriental). Também é uma ótima receita para preparar com as crianças.

INGREDIENTES

  • 2 ¼ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ¾ de xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de sal
  • 4 colheres (chá) de gergelim branco
  • 4 talos de cebolinha fatiados
  • óleo a gosto

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal. Abra um buraco no centro e vá acrescentando a água aos poucos, mexendo bem com uma espátula ou colher de pau para incorporar.  Na própria tigela, sove a massa por cerca de 5 minutos: aperte, amasse, estique e amasse novamente, até atingir uma textura macia e elástica. Se preferir sove a massa na bancada no início a massa é um pouco resistente e pegajosa, mas vai ficando mais macia durante a sova. Se precisar, polvilhe com um pouco de farinha de trigo para não grudar (cuidado: é bem pouco mesmo, se colocar farinha em excesso o pão vai ficar duro).

Na bancada ou sobre uma tábua, modele a massa para formar uma bola. Unte a tigela com uma camada fina de óleo (nem precisa lavar, apenas tire o excesso de farinha que tiver sobrado) e volte a massa para a tigela. Cubra com um pano (ou filme) e deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente – a massa não leva fermento, portanto não vai crescer, o descanso é necessário para relaxar o glúten e ficar menos resistente na hora de abrir os pães. Passado o tempo de descanso, transfira a massa para a bancada e modele um cilindro. Com uma espátula de padeiro (ou faca) divida em 8 pedaços iguais. Cubra com um pano úmido para não ressecar.

Para abrir e modelar cada pãozinho: unte a bancada com um pouco de óleo. Com um rolo de macarrão, abra um pedaço da massa formando um retângulo fino (cerca de 18 cm x 14 cm). Com a mão, espalhe ¼ de colher (chá) de óleo na massa, polvilhe ½ colher (chá) de gergelim e ½ colher (chá) de cebolinha fatiada. Partindo do lado maior do retângulo, enrole a massa bem apertadinho, como se fosse um rocambole. Em seguida, forme um caracol, enrolando o cilindro sobre si mesmo – vão surgir algumas bolhas dentro da massa, não se preocupe, é justamente isso que deixa o pãozinho crocante. Coloque a ponta do rolinho para baixo do caracol e pressione levemente para fixar. Cubra o rolinho com o pano úmido para não ressecar e repita com o restante da massa, untando a bancada com óleo sempre que necessário. 

Leve uma frigideira média antiaderente ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, unte a bancada com óleo e, com o rolo, abra um caracol de massa formando um disco fino (com cerca de 20 cm de diâmetro). Quando a frigideira estiver quente, regue com ½ colher (chá) de óleo, coloque o disco de massa e deixe dourar por 2 minutos surgem bolhas na superfície da massa e o lado em contato com a frigideira fica levemente tostado. Com uma pinça, vire o pão e deixe dourar o outro lado por mais 2 minutos.

Transfira o pão para um prato e repita com o restante da massa, regando a frigideira com óleo a cada leva – não cubra os pães dourados, quando abafados ficam macios em vez de crocantes. Assim que você pegar o jeito, enquanto um pão estiver na frigideira você pode abrir o próximo e ir repetindo esse balé para ganhar tempo. Sirva a seguir.

PODE CONGELAR

Congele a massa modelada em caracóis, embalada uma a uma. Na hora de descongelar, deixe em temperatura ambiente por pelo menos uma hora. Aí é só abrir a massa e seguir o preparo a partir do passo 6.

PODE ARMAZENAR

Espere o pão esfriar e guarde num saco plástico bem fechado. Na hora de servir, leve por alguns minutos ao forno preaquecido ou esquente na frigideira, com um fiozinho de óleo.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM CROISSANT DE QUEIJO

COMO FAZER CROISSANT DE QUEIJO

O croissant exige algumas horas de dedicação, afinal fazer massa folhada é para os PHD’s da cozinha. Mas o resultado é incrível e vale a pena!

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 750 ml de leite
  • 70 g de fermento biológico fresco
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • ¾ de xícara (chá) de manteiga
  • 10 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

MODO DE PREPARO

Num recipiente bem grande, coloque o sal e sobre ele acrescente a farinha de trigo e o açúcar. Acrescente a manteiga e misture com as mãos até obter uma farofa. Junte o fermento, esfarelado, diretamente sobre a massa ou, se preferir, dissolva-o no leite. Atenção: o leite não deve ser aquecido. Acrescente o leite aos poucos na massa e aperte bem com as mãos. Trabalhe a massa até que se desprenda totalmente das mãos, ou seja, até ficar lisa e uniforme. Coloque a massa sobre uma assadeira grande, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto a massa descansa, comece a preparar a base de manteiga.

PARA A BASE DE MANTEIGA

INGREDIENTES

  • 3 ½ xícaras (chá) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo

MODO DE PREPARO

Misture a manteiga com a farinha de trigo até formar um creme liso. Forre uma assadeira pequena com filme plástico. Acrescente o creme de manteiga sobre o filme, dentro da assadeira, e espalhe com uma colher. Cubra o bloco de manteiga com filme plástico e leve à geladeira. Deixe até que a manteiga fique dura.

PARA O RECHEIO E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 400 g de muçarela em fatias
  • 1 gema
  • 1 colher (sopa) de leite

MODO DE PREPARO

Retire a massa da geladeira e retire o filme plástico. Polvilhe uma superfície limpa e lisa com farinha de trigo.
Abra a massa com um rolo. Atenção: a massa deve ficar na forma de um retângulo que deve ser ⅓ maior que o tamanho do creme de manteiga! Retire o creme de manteiga da geladeira, que deve ser firme, despreze o filme plástico, e coloque-o sobre a massa. O bloco de manteiga deverá ser colocado a partir de uma das extremidades da massa, ou seja, ele deverá ocupar ⅔ da massa. Puxe a parte da massa que não foi coberta com a manteiga e leve-a até a metade do bloco de manteiga. A massa deverá ficar por cima da manteiga. Agora puxe a extremidade de massa, que possui manteiga e coloque-a sobre a massa que foi puxada anteriormente. Dessa forma a massa deverá ficar na forma de um envelope e com ⅓ do tamanho original.

Embrulhe a massa novamente com filme plástico e leve-a a geladeira por mais 30 minutos. Após os 30 minutos retire a massa da geladeira, retire o filme plástico, polvilhe a superfície com farinha de trigo e abra a massa com um rolo novamente no tamanho do retângulo original. Repita o procedimento acima, ou seja pegue uma das extremidades da massa e leve-a até a metade da massa. Pegue a outra ponta da massa e coloque-a sobre a massa que foi levada até o meio. Ou seja a massa deverá ficar novamente na forma de um envelope e com ⅓ do tamanho original.

Embrulhe a massa novamente e leve-a a geladeira. Deixe-a por 30 minutos e repita todo o procedimento anterior por mais 3 vezes. No total, a massa deverá ter 5 dobras. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Depois das 5 dobras, corte um pedaço do envelope com cerca de 15 cm de comprimento. Abra o pedaço de massa, com um rolo, deixando-a fina (cerca de 0,5 cm de espessura). A massa deverá ter cerca de (60X15cm). Corte cerca de 6 triângulos com base de cerca de 10 cm e altura de cerca de 15 cm. Coloque uma fatia de queijo sobre cada triângulo. Coloque as fatias mais próximas à base do triângulo. A partir da base, comece a enrolar os croissant. Segure as pontas do croissant e force-as levemente para que fiquem com forma de arco.

Se quiser fazer mais croissants repita o procedimento a partir do passo nº 9. Distribuas os croissants sobre uma assadeira untada com manteiga e farinha de trigo. Deixe uma distância entre os croissants. Num recipiente, coloque a gema e o leite. Misture bem e espalhe a mistura sobre a superfície dos croissants com um pincel. Deixe os croissants crescerem por cerca de 10 minutos antes de levá-los ao forno.  Leve os croissants ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire os croissants do forno e sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

1 comentário em “Como Fazer Pão Asiático de Frigideira: Uma Receita Simples e Deliciosa”

Deixe um comentário