Como Fazer Pão Caseiro Fofinho

Como Fazer Pão Caseiro Fofinho

Como Fazer Pão Caseiro Fofinho, aquele pãozinho delicioso para seu café da manhã, essa é a receita de hoje.

Ingredientes do Pão Caseiro Fofinho

  • 2 colheres de fermento biológico em pó
  • 8 colheres de sopa (bem cheia) de açúcar
  • 1 colher (rasa) de sopa de sal
  • 2 colheres (rasa) de sopa de margarina
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de leite morno
  • 1 kg de farinha de trigo

MODO DE PREPARO

Antes de tudo, coloque a margarina no leite e leve ao micro-ondas para aquecer. Em seguida, coloque todos os ingredientes em uma bacia grande e só adicione o leite, aos poucos adicione a farinha. Sove bastante e deixe descansar até que dobre de volume. Logo depois sove nomente e modele tamanho e formato que deseja o pão. Unte uma forma com farinha de trigo e deixe que cresça até dobrar o tamanho. Por fim, leve para assar em forno 180ºC por mais ou menos 30 a 40 minutos ou até que esteja assado. O tempo varia, depende de cada forno.

FAÇA TAMBÉM PÃO FRANCÊS CASEIRO

Essa também será uma receita deliciosa, o pãozinho franês tão amado por todos.

INGREDIENTES

  • 600 g de farinha peneirada
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 1 colher de sopa rasa de açúcar
  • 10 g de fermento (colher de sopa rasa) para pães granulado
  • 2 colheres de manteiga ou margarina em temperatura natural
  • 350 ml de água morna

MODO DE PREPARO

Primeiramente, Numa tigela de vidro misture os ingredientes secos . Em seguida, adicione a manteiga. Adicione a água aos poucos e vá sovando (misturando com os mãos). Obtenha uma bolinha. Logo após, forre a tigela com um filme plástico e deixe crescer de 4 a 6 horas (é o meu segredo). Divida a massa em bolinhas pequenas (do tamanho de um limão) e abra com um rolo de macarrão (eu utilizo uma garrafa de vinho vazia e limpa). Caso a massa esteja muito úmida coloque mais um pouco de farinha (o mínimo possível). Logo depois, enrole cada rodelinha de massa como se fosse um pequeno rocambole e acomode numa forma untada com manteiga.

Logo depois, cubra com um pano molhado e deixe crescer por mais 30 minutos. Aqueça o forno em temperatura média (240ºC) e coloque uma caneca de alumínio cheia de água dentro do forno. Faça um pequeno corte sobre os pães com uma faca afiada. Por fim, respingue bastante água sobre os pães (até escorrer) e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos.

FAÇA TAMBÉM PÃO MULTIGRÃOS

Este pão fica tão bonito e tão gostoso que vão até achar que você está virando padeiro profissional. A mistura de sementes com aveia dá sabor e textura ao miolo, que fica bem macio e contrasta com a casca supercrocante. O segredo para ter resultado de padaria é usar uma panela para assar: o pão cresce melhor e fica com a casquinha mais dourada.

INGREDIENTES

  • 4 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 600 g)
  • ¼ de xícara (chá) de aveia em flocos laminada
  • 2 colheres (sopa) de semente de girassol
  • 1 colher (sopa) de sementes de linhaça
  • 1 colher (sopa) de gergelim preto
  • 1 ¾ de xícara (chá) de água filtrada (420 ml)
  • 1 ½ colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo (5 g)
  • 2 colheres (chá) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • 3 colheres (sopa) de aveia em flocos laminada para a cobertura do pão

MODO DE PREPARO

Numa frigideira, coloque a aveia, a semente de girassol, o gergelim e a linhaça e leve ao fogo baixo por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando, até que a mistura fique levemente tostada. Transfira para uma tigela e deixe esfriar enquanto você prepara a primeira etapa do pão, a autólise.

Numa tigela grande, passe a farinha de trigo pela peneira — isso serve para oxigenar a farinha e estimular a formação da rede de glúten.

Na jarra medidora, meça 1⅔ de xícara (chá) da água (400 ml) e adicione à farinha de uma só vez. Misture bem com uma espátula de bambu (ou de silicone firme), até a farinha absorver toda a água (se preferir, misture com as mãos). Cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos — durante a autólise, a farinha absorve melhor a água, o que favorece a sova e a formação do glúten.

Passado esse tempo, numa tigela pequena, misture o fermento com a água restante (4 colheres [chá] ou 20 ml). Acrescente o fermento diluído à massa e misture bem com a mão, dobrando a massa sobre ela mesma, para incorporar — no começo a massa é um pouco pegajosa (é assim mesmo). Não adicione mais farinha, pois a massa vai absorver a umidade durante a sova.

Adicione o sal, a mistura de aveia e sementes e sove a massa dentro da tigela mesmo por 5 minutos: com uma mão, segure a tigela; com a outra, puxe a massa, de baixo para cima, dobrando-a sobre ela mesma em direção ao centro, e vá girando a tigela. É uma massa bem hidratada; o desenvolvimento do glúten vai se completar ao fazer as dobras, não precisa sovar demais.

Modele a massa numa bola e cubra a tigela com filme (ou com um pano de prato úmido) para não ressecar. Deixe descansar por 40 minutos, mas atenção: será preciso fazer duas sessões de dobras a cada 20 minutos.

Passados os primeiros 20 minutos de descanso, faça a primeira dobra: com a mão levemente umedecida (ou com a espátula), levante um lado da massa, trazendo de baixo para cima e dobrando sobre ela mesma. Vá girando a tigela e dobrando a massa sobre ela mesma, até completar uma volta. Cubra novamente, espere mais 20 minutos e repita as dobras.

Após a segunda sessão de dobras, cubra a massa e deixe descansar por mais 1 hora, ou até que ela dobre de volume. 

Depois de 1 hora, vire a massa na bancada levemente enfarinhada é bem pouca farinha mesmo, do contrário o pão pode ficar pesado demais. Pressione delicadamente a massa para aplanar.

Para modelar o pão: com as mãos, puxe as bordas da massa em direção ao centro e, com a ponta dos dedos, aperte bem a emenda para selar. Vire a emenda para baixo e boleie a massa, para modelar um pão redondo e deixar a superfície bem esticada com as mãos, gire e puxe a lateral da massa para baixo ao mesmo tempo, usando a bancada como anteparo. 

Espalhe as 3 colheres (sopa) de aveia na bancada. Borrife a superfície do pão com água e, delicadamente, passe apenas a parte de cima umedecida do pão sobre a aveia para grudar os flocos na massa. 

Transfira o pão para um banneton redondo levemente enfarinhado, deixando a parte da aveia para baixo e a emenda para cima (se não tiver um banneton, utilize uma tigela média forrada com um pano de prato enfarinhado). Cubra com um pano e deixe descansar por 45 minutos.

Após os primeiros 15 minutos do descanso, coloque uma panela grande de ferro (ou outro material que possa ir ao forno) com a tampa dentro do forno frio e preaqueça a 230 ºC (temperatura alta). Enquanto isso, corte um pedaço de papel antiaderente próprio para assar, num tamanho um pouco maior que a circunferência do pão. 

Com cuidado, e usando luvas térmicas, retire a panela do forno. Cubra o banneton com o papel e vire de uma só vez na bancada. Com uma lâmina (ou faca bem afiada) levemente inclinada, faça um corte na superfície do pão esse corte faz com que o pão abra, formando a pestana, e cresça bonito. 

Segure o papel pelas laterais e, com cuidado, transfira o pão para dentro da panela quente. Tampe e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos quando passarem 25 minutos, abra o forno e retire a tampa da panela; o pão vai ter crescido bastante e aberto a pestana. Feche o forno e deixe o pão terminar de assar com a panela aberta até ficar bem dourado, por mais cerca de 15 minutos. 

Com cuidado, e usando luvas térmicas, retire a panela do forno e apoie sobre a bancada. Com uma espátula, transfira o pão para uma grade (se preferir, utilize a grade do fogão) e espere o pão esfriar completamente antes de cortar.

PODE CONGELAR

Você pode congelar o pão já fatiado, assim fica mais fácil de ir descongelando aos poucos, conforme o consumo. Descongele as fatias na torradeira ou na frigideira borrifada com água, tampada e em fogo médio.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

21 comentários em “Como Fazer Pão Caseiro Fofinho”

  1. Gostou muito um pão com um café quentinho sou padeira mas falta dinheiro pra compra os aparelho p mim abri meu negócio mas eu creio q um dia vou conseguir realizar esse sonho fazer pão e vender p os meus vizinho

    Responder

Deixe um comentário