Como fazer polenta com espinafre: A harmonia entre tradição e nutrição

COMO FAZER POLENTA COM ESPINAFRE

Como fazer polenta com espinafre, Esta versão de polenta mole, turbinada com espinafre e servida direto na tábua, é perfeita para impressionar os convidados. Vale aqui um lembrete: apesar do nome, a polenta instantânea é comida de verdade. O preparo rápido é possível porque os grãos são pré-cozidos — dependendo da marca, ela fica pronta em apenas 3 minutos!

INGREDIENTES

  • 1½ xícara (chá) de polenta instantânea
  • 2 xícaras (chá) de folhas de espinafre
  • 7 xícaras (chá) de água (1,750 litro)
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
  • 2 colheres (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Numa tigela, lave bem as folhas de espinafre. Cubra com água e adicione o bactericida de sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos. Escorra a água do espinafre e enxágue as folhas — reserve os brotinhos e as folhas menores para a finalização. 

Leve uma panela grande com a água ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo, adicione o sal e acrescente a polenta aos poucos, mexendo com o batedor de arame para não empelotar. Mexa por mais 3 minutos, até que a polenta fique cremosa. Atenção: o tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar dependendo da marca; caso necessário, deixe cozinhar por mais alguns minutos. 

Desligue o fogo, adicione a manteiga, o queijo parmesão, as folhas de espinafre e misture bem — o espinafre vai cozinhar com o calor da polenta. Para servir de um jeito bem diferente: com cuidado, despeje a polenta numa tábua grande, salpique os brotinhos de espinafre, regue com azeite e tempere com pimenta-do-reino. Sirva diretamente na tábua.

Dicas de acompanhamentos:

Como fazer Polenta com Frango: Receitas Deliciosas e Dicas Imperdíveis

aqui estão alguns acompanhamentos que combinam bem com a receita de polenta com espinafre:

  1. Molho de tomate caseiro: Um molho de tomate fresco e temperado pode adicionar um contraste delicioso à polenta cremosa.
  2. Queijo parmesão ralado: Polvilhar queijo parmesão por cima da polenta quente adiciona um sabor rico e salgado.
  3. Legumes grelhados: Vegetais grelhados, como abobrinha, pimentão e berinjela, complementam bem a polenta e adicionam uma textura adicional.
  4. Cogumelos salteados: Cogumelos salteados em alho e manteiga oferecem um sabor terroso que se combina maravilhosamente com a polenta.
  5. Frango grelhado: Peito de frango grelhado fatiado sobre a polenta adiciona proteína e torna a refeição mais substancial.
  6. Espinafre extra: Se você gosta de espinafre, adicionar um pouco mais de espinafre fresco salteado por cima da polenta pode intensificar o sabor.
  7. Salada verde fresca: Uma salada fresca de folhas verdes, como rúcula ou agrião, com um molho leve, pode equilibrar a cremosidade da polenta.
  8. Tomates cereja assados: Tomates cereja assados no forno com azeite, alho e ervas adicionam uma doçura suculenta à polenta.
  9. Linguiça italiana: Linguiça italiana grelhada ou assada ao lado da polenta oferece um sabor robusto e satisfatório.
  10. Pesto de manjericão: Uma colher de pesto de manjericão por cima da polenta adiciona frescor e um toque de sabor herbal.

Informações nutricionais:

Como fazer Polenta com Frango Receitas Deliciosas e Dicas Imperdíveis

Infelizmente, não consigo fornecer informações nutricionais exatas para uma receita específica sem conhecer os ingredientes exatos e as proporções utilizadas. No entanto, posso oferecer uma estimativa geral com base em ingredientes típicos de polenta com espinafre. Lembre-se de que esses valores são aproximados e podem variar dependendo da receita exata.

Polenta com Espinafre (Estimativa para 100 gramas):

  • Calorias: Cerca de 100 kcal
  • Proteínas: Cerca de 2-3g
  • Gorduras: Cerca de 1-2g
  • Carboidratos: Cerca de 20-25g
  • Fibras: Cerca de 2-3g

Essas estimativas incluem a polenta, espinafre, possíveis óleos ou manteiga, e outros ingredientes comuns. Se a sua receita incluir outros ingredientes específicos, as informações nutricionais podem variar. Para obter informações precisas, recomendo consultar os rótulos dos produtos individuais utilizados na receita ou utilizar ferramentas online de análise nutricional.

Dicas de congelamento:

Músculo com Polenta e Champignon

Você pode congelar a polenta com espinafre, mas é importante seguir algumas orientações para garantir a melhor qualidade e segurança alimentar. Aqui estão algumas instruções detalhadas sobre como congelar a polenta com espinafre:

Como Congelar Polenta com Espinafre:

  1. Escolha o recipiente certo: Opte por recipientes de plástico ou sacos próprios para congelamento, que vedem bem e ajudam a evitar queimaduras de freezer. Evite usar recipientes de vidro, pois podem rachar com a expansão durante o congelamento.
  2. Deixe esfriar completamente: Antes de congelar, deixe a polenta com espinafre esfriar completamente à temperatura ambiente. Isso ajuda a evitar a formação de condensação dentro do recipiente.
  3. Divida em porções individuais (opcional): Se preferir, divida a polenta com espinafre em porções individuais antes de congelar. Isso facilita descongelar apenas a quantidade necessária.
  4. Embrulhe bem: Se estiver usando sacos próprios para congelamento, remova o máximo de ar possível antes de selar. Se estiver usando recipientes de plástico, preencha até próximo da borda para minimizar o ar.
  5. Rotule e datas: Não se esqueça de rotular os recipientes com o conteúdo e a data de congelamento. A polenta com espinafre congelada pode durar até 2-3 meses no freezer, mas é melhor consumi-la dentro de 1-2 meses para obter a melhor qualidade.

Como Descongelar e Reaquecer:

  1. Descongelamento na geladeira: A maneira mais segura de descongelar a polenta com espinafre é na geladeira durante a noite. Coloque o recipiente na geladeira e deixe descongelar lentamente.
  2. Reaquecimento no fogão ou micro-ondas: Depois de descongelada, a polenta com espinafre pode ser reaquecida no fogão em fogo baixo, mexendo ocasionalmente para evitar que grude no fundo da panela. Você também pode reaquecê-la no micro-ondas, aquecendo em intervalos curtos e mexendo entre cada intervalo para garantir o aquecimento uniforme.

Por que não pode congelar:

Em geral, a polenta com espinafre pode ser congelada com sucesso. No entanto, se a receita contiver ingredientes que não são adequados para congelamento, como laticínios com alto teor de água (como creme de leite ou queijos frescos), eles podem separar ou ficar com textura granulada ao serem congelados e descongelados. Além disso, alimentos com alto teor de água, como tomates frescos, podem ficar com uma textura estranha após o descongelamento. Certifique-se de que os ingredientes da sua receita são adequados para congelamento antes de prosseguir.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PALITOS DE POLENTA NO FORNO

Crocantes por fora e macios por dentro, esses palitos são versáteis demais. Funcionam como petisco ou como acompanhamento para o ragu. Ideia ótima para reaproveitar a sobra da polenta.

PARA A POLENTA

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de sêmola de milho (fubá para polenta)
  • 1,750 litro de água
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Coloque a água na panela de pressão (sem a tampa) e leve ao fogo alto. Quando começarem a subir as primeiras bolhas acrescente o sal e junte a sêmola de milho aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Feche a panela e mantenha em fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Enquanto isso, unte com azeite uma assadeira grande de 30 cm x 40 cm (caso a assadeira seja antiaderente nem precisa untar).

Desligue o fogo e, com um garfo, levante a válvula para liberar toda a pressão antes de abrir a panela. Mexa bem com um batedor de arame até a polenta ficar lisa quando abrir a panela, a superfície vai estar mais líquida e separada da polenta no fundo, não se assuste, é assim mesmo e é só misturar. Volte a panela ao fogo baixo e mexa com o batedor por mais 2 minutos, até a polenta ficar cremosa. Desligue o fogo e misture a manteiga e o parmesão ralado Prove e ajuste o sal.

Espalhe a polenta ainda quente (e mole) na assadeira e nivele com uma espátula. A ideia é que a polenta quando espalhada fique com, no máximo, 1,5 cm de altura. Cubra com filme e leve à geladeira por, pelo menos, 1 hora até firmar (se preferir, prepare na noite anterior).

PARA ASSAR

INGREDIENTES

  • azeite a gosto
  • queijo parmesão ralado fino a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta). Retire a polenta da geladeira e, sobre a tábua, vire a assadeira de uma só vez para desenformar. Com uma faca grande, corte a polenta em palitos de 10 cm de comprimento. Unte duas assadeiras grandes com azeite e distribua os palitos de polenta, um ao lado do outro, sem sobrepor – quanto mais espaçados na assadeira, mais crocantes ficam. Regue os palitos com um fio de azeite, tempere com pimenta a gosto e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até a polenta ficar crocante por fora mas ainda macia por dentro. Na metade do tempo vire os palitos com uma pinça para dourar por igual. Sirva a seguir com molho de queijo azul.


POLENTA ASSADA NUM PALITO

Agora que você já aprendeu a técnica, pode preparar a polenta com o método que preferir ou até aproveitar as sobras de um almoço de domingo. Basta espalhar a quantidade de polenta desejada numa assadeira enquanto ainda estiver mole para, depois de fria, cortar os palitos. Veja aqui outras maneiras de preparar polenta.

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “Como fazer polenta com espinafre: A harmonia entre tradição e nutrição”

Deixe um comentário