
Como fazer polenta com espinafre, Esta versão de polenta mole, turbinada com espinafre e servida direto na tábua, é perfeita para impressionar os convidados. Vale aqui um lembrete: apesar do nome, a polenta instantânea é comida de verdade. O preparo rápido é possível porque os grãos são pré-cozidos — dependendo da marca, ela fica pronta em apenas 3 minutos!
INGREDIENTES
- 1½ xícara (chá) de polenta instantânea
- 2 xícaras (chá) de folhas de espinafre
- 7 xícaras (chá) de água (1,750 litro)
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
- 2 colheres (chá) de sal
MODO DE PREPARO
Numa tigela, lave bem as folhas de espinafre. Cubra com água e adicione o bactericida de sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos. Escorra a água do espinafre e enxágue as folhas — reserve os brotinhos e as folhas menores para a finalização.
Leve uma panela grande com a água ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo, adicione o sal e acrescente a polenta aos poucos, mexendo com o batedor de arame para não empelotar. Mexa por mais 3 minutos, até que a polenta fique cremosa. Atenção: o tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar dependendo da marca; caso necessário, deixe cozinhar por mais alguns minutos.
Desligue o fogo, adicione a manteiga, o queijo parmesão, as folhas de espinafre e misture bem — o espinafre vai cozinhar com o calor da polenta. Para servir de um jeito bem diferente: com cuidado, despeje a polenta numa tábua grande, salpique os brotinhos de espinafre, regue com azeite e tempere com pimenta-do-reino. Sirva diretamente na tábua.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM PALITOS DE POLENTA NO FORNO
Crocantes por fora e macios por dentro, esses palitos são versáteis demais. Funcionam como petisco ou como acompanhamento para o ragu. Ideia ótima para reaproveitar a sobra da polenta.
PARA A POLENTA
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de sêmola de milho (fubá para polenta)
- 1,750 litro de água
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (chá) de sal
MODO DE PREPARO
Coloque a água na panela de pressão (sem a tampa) e leve ao fogo alto. Quando começarem a subir as primeiras bolhas acrescente o sal e junte a sêmola de milho aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Feche a panela e mantenha em fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Enquanto isso, unte com azeite uma assadeira grande de 30 cm x 40 cm (caso a assadeira seja antiaderente nem precisa untar).
Desligue o fogo e, com um garfo, levante a válvula para liberar toda a pressão antes de abrir a panela. Mexa bem com um batedor de arame até a polenta ficar lisa quando abrir a panela, a superfície vai estar mais líquida e separada da polenta no fundo, não se assuste, é assim mesmo e é só misturar. Volte a panela ao fogo baixo e mexa com o batedor por mais 2 minutos, até a polenta ficar cremosa. Desligue o fogo e misture a manteiga e o parmesão ralado Prove e ajuste o sal.
Espalhe a polenta ainda quente (e mole) na assadeira e nivele com uma espátula. A ideia é que a polenta quando espalhada fique com, no máximo, 1,5 cm de altura. Cubra com filme e leve à geladeira por, pelo menos, 1 hora até firmar (se preferir, prepare na noite anterior).
PARA ASSAR
INGREDIENTES
- azeite a gosto
- queijo parmesão ralado fino a gosto
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta). Retire a polenta da geladeira e, sobre a tábua, vire a assadeira de uma só vez para desenformar. Com uma faca grande, corte a polenta em palitos de 10 cm de comprimento. Unte duas assadeiras grandes com azeite e distribua os palitos de polenta, um ao lado do outro, sem sobrepor – quanto mais espaçados na assadeira, mais crocantes ficam. Regue os palitos com um fio de azeite, tempere com pimenta a gosto e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até a polenta ficar crocante por fora mas ainda macia por dentro. Na metade do tempo vire os palitos com uma pinça para dourar por igual. Sirva a seguir com molho de queijo azul.
POLENTA ASSADA NUM PALITO
Agora que você já aprendeu a técnica, pode preparar a polenta com o método que preferir ou até aproveitar as sobras de um almoço de domingo. Basta espalhar a quantidade de polenta desejada numa assadeira enquanto ainda estiver mole para, depois de fria, cortar os palitos. Veja aqui outras maneiras de preparar polenta.
E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango
Eu quero ganhar o kit
“Eu quero participar”