Como Fazer Pudim de Claras: Passo a Passo para uma Sobremesa Leve

COMO FAZER PUDIM DE CLARAS

Como fazer pudim de claras, para os adultos, pudim de claras remete à infância. Para as crianças, faz pensar em nuvens adocicadas com calda de caramelo.

PARA O CARAMELO

INGREDIENTES

  • ¾ de xícaras (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de água

MODO DE PREPARO

Preaqueca o forno a 150 ºC (temperatura baixa). Numa tigela, dissolva a água com o açúcar. Transfira para uma fôrma de pudim grande (com furo no meio) de cerca de 24 cm de diâmetro. Leve a fôrma diretamente ao fogo baixo e deixe a calda cozinhar, sem mexer, até que ela engrosse e fique com uma coloração levemente dourada. – leva cerca de 10 minutos. Segure a fôrma com um pano de prato para não se queimar e vá girando para caramelizar a base e as laterais.

PARA O PUDIM

INGREDIENTES

  • 10 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Separe as claras das gemas: bata o ovo contra a bancada, separe uma metade da outra e deixe a clara escorrer numa tigela; coloque a gema em outra; transfira a clara para a tigela da batedeira. Repita o procedimento com todos os ovos. Use uma tigela para escorrer a clara, antes de colocar na tigela da batedeira, assim, caso um ovo não esteja bom, você não perde toda a receita. As gemas reservadas podem ser usadas no preparo da baba de moça. 

Bata as claras na velocidade baixa da batedeira com 1 pitada de sal. Quando começarem a espumar, aumente a velocidade e continue batendo até ficarem em ponto de neve firme, formando picos durinhos – cerca de 10 a 15 minutos. Nesse ponto, acrescente o açúcar aos poucos, sem desligar a batedeira. Bata por mais 10 minutos, até formar um merengue firme. Leve uma chaleira com um pouco de água para ferver. Ela será usada para fazer um banho-maria para assar o pudim. 

Com uma colher de sopa, transfira as claras para a fôrma preparada: espalhe uma camada, alise com as costas da colher e dê umas batidinhas na bancada para que se acomodem – dessa forma o pudim fica mais uniforme, sem correr riscos de ficar com buracos. Coloque a fôrma numa assadeira retangular e leve ao forno. Regue a água fervente na assadeira para formar o banho-maria. Deixe assar por 1 hora ou até que o pudim fique bronzeado e estruturado. Ele vai crescer bastante, mas quando sai do forno volta a ficar com a altura original. 

Retire do forno e aguarde 5 minutos antes de virar. Coloque um pano de prato sob a fôrma para não se queimar. Passe uma faquinha de ponta redonda na lateral, apenas para soltar a beiradinha que costuma grudar na fôrma. Coloque um prato de bolo com borda alta (para conter a calda) sobre a fôrma e vire de uma vez, o mais rápido o possível – a calda vai escorrer. Quando esfriar, leve à geladeira.

Informações nutricionais:

COMO FAZER PUDIM DE CLARAS

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de pudim de claras podem variar ligeiramente dependendo dos ingredientes específicos utilizados, mas aqui estão estimativas aproximadas comuns:

  • Calorias: Cerca de 100 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 7-9 gramas
  • Carboidratos: Em torno de 15-20 gramas
  • Gorduras: Geralmente abaixo de 1 grama
  • Açúcares: Cerca de 10-15 gramas
  • Fibras: Geralmente insignificantes, abaixo de 1 grama

Estas são apenas estimativas e os números podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na sua receita de pudim de claras. Se precisar de informações nutricionais mais precisas, recomenda-se calcular com base nos ingredientes exatos que você utiliza na sua receita.

LEIA TAMBEM:

FAÇA TAMBEM PUDIM DE RABANADA COM PERAS CARAMELADAS

Uma camada de pera grelhada, uma camada de fatias de pão. E sobre essas camadas vai um creme perfumado com especiarias. Depois de um tempo no forno, o pão e o creme ganham textura de pudim. Uma sobremesa farta, daquelas para colocar no centro da mesa de ocasiões especiais, um brunch caprichado ou um chá da tarde com amigos.

PARA AS PERAS

INGREDIENTES

  • 6 miniperas
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de mel

MODO DE PREPARO

  1. Lave, seque e corte as peras em fatias de cerca de 0,5 cm no sentido do comprimento. 
  2. Leve uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione as fatias de pera e cozinhe por cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem macias e levemente douradas. Acrescente o açúcar e cozinhe por mais 8 minutos até formar uma calda – não mexa demais, para não quebrar as fatias. 
  3. Por último, misture o mel e reserve as peras numa tigela para amornar. Enquanto isso, prepare os ingredientes da montagem.

PARA A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 5 pães franceses amanhecidos
  • 6 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • 3 bagas de cardamomo
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • manteiga para untar o refratário
  • mel a gosto para servir
  • creme batido a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Com uma faca de serra, corte cada pão em 5 fatias grossas, cerca de 2 cm, na diagonal. Unte com manteiga um refratário grande de 35 cm x 25 cm (ou que comporte cerca de 3 litros) que possa ir ao forno. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela grande se um estiver estragado você não perde a receita. Mexa com o batedor de arame apenas para misturar as gemas com as claras. Na tigela com os ovos, adicione o açúcar e misture bem. Acrescente o leite, o creme de leite e mexa novamente. Com uma faquinha de legumes, corte a ponta e abra as bagas de cardamomo ao meio. Transfira as sementes para um pilão, bata até virar um pó e adicione à mistura de ovos. Junte também a canela, a noz-moscada e misture novamente com o batedor de arame.

Para montar o pudim: no refratário untado, coloque as fatias de pão, uma sobreposta a outra, formando 4 fileiras. Disponha as fatias de pera entre cada fatia de pão e também entre as fileiras – preenchendo os espaços do refratário e regue com a calda das peras. Com uma concha, adicione toda a mistura de leite e ovos, regando cada uma das fatias de pão. Cubra com filme e deixe descansar por pelo menos 1 hora na geladeira para os pães umedecerem (se preferir, prepare na noite anterior e deixe na geladeira de um dia para o outro). 

Quando faltar 30 minutos do tempo de descanso da mistura, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) e retire o refratário da geladeira. Atenção: se tiver preparado na noite anterior, retire o refratário da geladeira 30 minutos antes de assar. Retire o filme e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos, ou até dourar – os pães vão estufar e a mistura de ovos ficar cremosa como um pudim. Retire do forno e sirva a seguir com mel e creme batido. Mas também fica uma delícia servido gelado.

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “Como Fazer Pudim de Claras: Passo a Passo para uma Sobremesa Leve”

Deixe um comentário