Como fazer pudim de coco fácil e rápido: Receita para iniciantes

Como Fazer Pudim de coco

Como fazer pudim de coco, receita de pudim de coco super cremoso com sabor de coco caramelizado, sobremesa fácil e deliciosa. Essa é uma receita de pudim de coco sensacional, o sabor é parecido com o do manjar de coco, mas fica ainda mais delicioso pois tem a calda de caramelo que dá uma aroma e sabor incríveis de coco caramelizado, e é assado em banho-maria o que faz com que o sabor e amora fiquem ainda mais fortes.

Como fazer pudim de coco?

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 2 latas de leite condensado
  • 1 xícara de leite integral
  • 200ml de leite de coco
  • 100g de coco ralado (fresco ou de pacote)
  • 2 colheres (de sopa) de amido de milho
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água

Modo de preparo:

Coloque o açúcar e a água dentro de uma forma, de 30cm de diâmetro, com furo no meio. Coloque a forma no fogo, misture a água e o açúcar e deixe ferver em fogo baixo até ficar da cor de caramelo. Retire a forma do fogo e espalhe a calda pelas laterais da forma. Reserve. No liquidificador coloque o leite condensado, o leite, o leite de coco, os ovos, o coco ralado e o amido de milho, bata por 1 minuto até ficar bem homogêneo. Derrame esse líquido dentro da forma com a calda de açúcar.

Cubra a forma do pudim com papel alumínio e coloque ela dentro de outra forma maior com água, para assar em banho maria. Leve as formas ao forno por 1 hora e meia aproximadamente, à 220ºC. Quando fizer 1 hora e meia, levante o papel e fure com um palito, se sair limpo está pronto, se sair sujo deixe mais um pouco. Retire do forno e de dentro da forma com água, deixe esfriar por 5 minutos e desenforme. Depois que esfriar leve à geladeira por no mínimo 4 horas, depois é só desenformar e servir. Decore com coco ralado.

Informações nutricionais:

Como fazer pudim de banana caramelizada: Uma variação de sabor usando bananas maduras

Para fornecer informações nutricionais precisas, precisamos considerar os ingredientes específicos que você está usando, bem como os detalhes exatos. Vou fornecer uma estimativa geral com base nos ingredientes típicos usados ​​em uma receita de pudim de coco tradicional. Por favor, observe que essas informações podem variar dependendo dos ingredientes exatos e das marcas utilizadas.

Informações nutricionais aproximadas para 100g de pudim de coco:

  • Calorias: Cerca de 250-300 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 4-6g
  • Gorduras totais: Cerca de 15-20g
    • Gorduras saturadas: Variáveis, dependendo da quantidade de coco ralado e do leite de coco utilizado
  • Carboidratos totais: Cerca de 25-30g
    • Açúcares: Cerca de 20-25g
  • Fibra alimentar: Cerca de 1-2g
  • Sódio: Cerca de 100-150mg

Essas são estimativas aproximadas e podem variar com base nos ingredientes específicos e nas proporções utilizadas em sua receita. Verifique os rótulos dos produtos que você está usando para obter informações nutricionais precisas, especialmente se você tiver

Dicas de congelamento:

Como fazer pudim de tapioca: Uma sobremesa de tapioca leve e cheia de textura

Você pode congelar pudim de coco, mas é importante considerar alguns pontos para garantir a melhor qualidade possível após o descongelamento. Aqui estão os detalhes de como congelar o pudim de coco:

Congelamento do Pudim de Coco:

  1. Esperar resfriamento completo: Certifique-se de que o pudim tenha esfriado completamente antes de iniciar o processo de congelamento. Isso ajudará a evitar a formação de cristais de gelo e a preservar a textura.
  2. Corte em porções individuais (opcional): Se preferir, você pode cortar o pudim em porções individuais antes de congelar. Isso facilitará o descongelamento e permitirá que você retire apenas a quantidade desejada quando for consumir.
  3. Embrulhe bem: Enrole o pudim em filme plástico ou papel alumínio, garantindo que esteja bem vedado para evitar a entrada de ar. Isso ajuda a prevenir queimaduras de freezer e a manter a umidade do pudim.
  4. Coloque em recipientes adequados: Se estiver congelando porções individuais, coloque cada porção em sacos ziplock ou recipientes herméticos próprios para freezer. -se de retirar o máximo possível antes de selar os sacos.
  5. Etiqueta e data: Anote os dados de congelamento e rotule os pacotes ou recipientes com o conteúdo e os dados. Isso facilitará a identificação e garantirá que você consuma o pudim dentro do prazo adequado.
  6. Congele rapidamente: Coloque o pudim no freezer imediatamente após o embrulho para evitar que ele fique exposto à temperatura ambiente por muito tempo. O congelamento rápido ajuda a preservar a qualidade do pudim.

Descongelamento do Pudim de Coco:

  1. Descongelamento na geladeira: A maneira mais segura e recomendada de descongelar o pudim é transferir a área de congelamento para a geladeira e deixá-lo descongelar lentamente. Isso pode levar várias horas ou até mesmo durante a noite, dependendo do tamanho e da espessura do pudim.
  2. Descongelamento em temperatura ambiente: Se estiver com pressa, você pode optar por descongelar ou pudim à temperatura ambiente. Coloque o pacote ou recipiente do pudim em uma tigela ou prato para capturar qualquer condensação que possa se acumular enquanto descongela. Lembre-se de que este método pode resultar em uma textura um pouco mais mole do que o descongelamento na geladeira.
  3. Descongelamento no micro-ondas (opcional): Se precisar descongelar rapidamente, você pode usar o micro-ondas. Defina o micro-ondas para a potência mais baixa e descongele em

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM:

BOLO DE CUSCUZ COM COCO, DE MICRO-ONDAS

Você nem precisa começar essa receita do zero: a base são sobras planejadas do cuscuz, a massa é batida no liquidificador e assada no micro-ondas, direto na caneca (ou em xícaras, para deixar a apresentação bem charmosa). E você pode escolher se prefere comer quente mesmo ou esperar que o bolinho chegue à temperatura ambiente. O sabor do milho casa bem com a erva-doce, o coco traz uma camada nova de textura e a calda de goiabada (obrigatória!) completa o show.

PARA A CALDA DE GOIABADA

INGREDIENTES

  • ¼ de xícara (chá) de goiabada cremosa
  • 2 colheres (chá) de água filtrada

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture a água com a goiabada cremosa aos poucos, apenas para que a calda fique um pouco mais fluida — a quantidade de água pode variar de acordo com a marca da goiabada.

PARA O BOLO

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de sobra do cuscuz de milho
  • 1 ovo
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de leite
  • 3 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • ¼ de colher (chá) de sementes de erva-doce
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de coco seco ralado
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • manteiga para untar as canecas
  • farinha de trigo para untar as canecas

MODO DE PREPARO

Unte com manteiga 2 canecas que comportem 250 ml. Polvilhe com farinha, chacoalhe bem e bata sobre a pia para tirar o excesso. Numa tigela pequena, quebre o ovo e transfira para o liquidificador. Junte o cuscuz de milho cozido, o açúcar, a manteiga, o leite e as sementes de erva-doce e bata até que a massa fique lisa. Adicione a farinha, o coco e o fermento e pulse apenas para misturar. 

Divida a massa nas canecas sem deixar que ela ultrapasse ⅔ da capacidade de cada uma. Transfira as canecas para um prato raso assim fica mais fácil tirar os bolos do forno quando assarem. Leve ao micro-ondas para rodar por 3 minutos, em potência máxima. Para verificar se os bolos estão assados, espete um palito: se sair limpo, estão prontos; caso contrário, deixe rodar por mais 1 minuto. Com cuidado, retire o prato do micro-ondas e sirva a seguir com a calda de goiabada. Se preferir, deixe esfriar antes de servir. 

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

3 comentários em “Como fazer pudim de coco fácil e rápido: Receita para iniciantes”

Deixe um comentário