Como Fazer Broa de Milho com Coco: Delícia Caseira para Saborear

COMO FAZER BROA DE MILHO COM COCO

A broa de milho com coco é uma variação da broa de milho tradicional, um tipo de pão típico da culinária portuguesa e brasileira. Esta versão específica adiciona coco ralado à massa, o que confere um sabor extra e uma textura levemente mais macia à broa. Aqui estão algumas informações sobre sua origem e popularidade:

Origem: A broa de milho é um alimento com origens antigas, remontando à época em que o milho foi introduzido na Europa, provavelmente após a colonização das Américas. Em Portugal, onde a broa de milho é muito popular, ela é uma herança da culinária tradicional rural, especialmente nas regiões do norte do país, onde o milho é mais cultivado. O coco, por outro lado, é originário das regiões tropicais e não é nativo da Europa. A combinação do coco com a broa de milho pode ser uma adaptação mais recente, possivelmente influenciada pela disponibilidade de ingredientes ou por influências culturais.

Popularidade: A broa de milho com coco é mais comumente encontrada em países onde o milho é um alimento básico na dieta, como Brasil e Portugal. No Brasil, é especialmente popular nas regiões nordeste e sudeste, onde a culinária regional valoriza os ingredientes locais e as influências africanas e indígenas também desempenham um papel na gastronomia. Em Portugal, a broa de milho é tradicionalmente consumida em todo o país, especialmente em áreas rurais, onde é apreciada como acompanhamento de pratos salgados ou consumida simplesmente com manteiga ou queijo.

Variações e Consumo: A broa de milho com coco pode variar em termos de proporções de ingredientes e métodos de preparo, dependendo da região e das preferências individuais. Algumas receitas podem incluir mais ou menos coco ralado, enquanto outras podem adicionar outros ingredientes, como leite de coco, para intensificar o sabor. A broa de milho com coco é frequentemente consumida no café da manhã ou lanche, servida com café ou chá, mas também pode acompanhar pratos salgados, como queijos ou embutidos.

Em resumo, a broa de milho com coco é uma variação saborosa e reconfortante da broa de milho tradicional, encontrada principalmente em países como Brasil e Portugal, onde o milho é um alimento fundamental na dieta e a cultura culinária valoriza a diversidade de sabores e ingredientes.

INGREDIENTES

  • 3 ovos
  • 1 lata de milho verde (com a água)
  • 1 lata de açúcar (medida da lata do milho)
  • 1 lata de óleo
  • 1 lata de fubá ou milharina
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pacote de coco ralado

 Comprar ingredientes

MODO DE PREPARO

Bata no liquidificador o leite, o açúcar e o óleo. Misture todos os ingredientes, deixando por último o fermento. Unte a forma com manteiga e farinha e despeje a massa. Coloque no forno preaquecido a 280° C e deixe assar de 30 a 40 minutos (depende de cada forno).

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BOLO DE CUSCUZ COM COCO, DE MICRO-ONDAS

Você nem precisa começar essa receita do zero: a base são sobras planejadas do cuscuz, a massa é batida no liquidificador e assada no micro-ondas, direto na caneca (ou em xícaras, para deixar a apresentação bem charmosa). E você pode escolher se prefere comer quente mesmo ou esperar que o bolinho chegue à temperatura ambiente. O sabor do milho casa bem com a erva-doce, o coco traz uma camada nova de textura e a calda de goiabada (obrigatória!) completa o show.

PARA A CALDA DE GOIABADA

INGREDIENTES

  • ¼ de xícara (chá) de goiabada cremosa
  • 2 colheres (chá) de água filtrada

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture a água com a goiabada cremosa aos poucos, apenas para que a calda fique um pouco mais fluida — a quantidade de água pode variar de acordo com a marca da goiabada.

PARA O BOLO

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de sobra do cuscuz de milho
  • 1 ovo
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de leite
  • 3 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • ¼ de colher (chá) de sementes de erva-doce
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de coco seco ralado
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • manteiga para untar as canecas
  • farinha de trigo para untar as canecas

MODO DE PREPARO

Unte com manteiga 2 canecas que comportem 250 ml. Polvilhe com farinha, chacoalhe bem e bata sobre a pia para tirar o excesso. Numa tigela pequena, quebre o ovo e transfira para o liquidificador. Junte o cuscuz de milho cozido, o açúcar, a manteiga, o leite e as sementes de erva-doce e bata até que a massa fique lisa. Adicione a farinha, o coco e o fermento e pulse apenas para misturar. 

Divida a massa nas canecas sem deixar que ela ultrapasse ⅔ da capacidade de cada uma. Transfira as canecas para um prato raso assim fica mais fácil tirar os bolos do forno quando assarem.  Leve ao micro-ondas para rodar por 3 minutos, em potência máxima. Para verificar se os bolos estão assados, espete um palito: se sair limpo, estão prontos; caso contrário, deixe rodar por mais 1 minuto. Com cuidado, retire o prato do micro-ondas e sirva a seguir com a calda de goiabada. Se preferir, deixe esfriar antes de servir. 

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM CUSCUZ DE MILHO

como fazer cuzcuz de milho para o café

Essa receita tradicional brasileira, servida principalmente no café da manhã, é também uma excelente opção para acompanhar ensopados, cozidos e outros pratos com caldos e molhos. Fofinho, amanteigado, reconfortante, brilha tanto no almoço quanto no jantar.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de água
  • 50 g de manteiga

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture a farinha de milho com o sal. Regue com a água aos poucos, mexendo com uma colher para umedecer bem a farinha a textura deve ficar como a de areia molhada. Deixe hidratar por 10 minutos assim os flocos ficam mais macios ao cozinhar no vapor. Preencha o fundo da cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela. Transfira a farinha de milho hidratada para o cesto, sem compactar. Tampe e leve ao fogo alto.

Assim que começar a ferver, vai sair um leve vapor pela lateral da tampa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, até o cuscuz ficar bem macio. Verifique ao abrir a tampa: o cuscuz deve estar inflado e macio ao toque. Desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar nem virar o cesto, puxe a haste central para desenformar o cuscuz. Passe para uma tigela e solte o cuscuz com a ajuda de um garfo.

Numa tigela, misture a manteiga com ⅓ de xícara (chá) da água fervente da cuscuzeira. Mexa com uma colher até derreter pelo menos metade da manteiga ela vai terminar de derreter com o calor residual do cuscuz. Regue o cuscuz com a água com manteiga e misture com o garfo — a água com manteiga vai deixar o cuscuz mais úmido e saboroso. Sirva a seguir.

COMO COMPRAR A FARINHA

Para não ter erro na hora de comprar a farinha, procure no supermercado por farinha de milho tipo flocão, ou farinha de milho para cuscuz nordestino. Não confunda com a farinha de milho amarela flocada (utilizada para fazer o cuscuz paulista e farofas).  

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário