
Como fazer broa de milho com coco, uma boa ideia para seu café da manhã, uma receita muito fácil e prática de fazer e muito economica tmbém.
INGREDIENTES
- 3 ovos
- 1 lata de milho verde (com a água)
- 1 lata de açúcar (medida da lata do milho)
- 1 lata de óleo
- 1 lata de fubá ou milharina
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pacote de coco ralado
Comprar ingredientes
MODO DE PREPARO
Bata no liquidificador o leite, o açúcar e o óleo. Misture todos os ingredientes, deixando por último o fermento. Unte a forma com manteiga e farinha e despeje a massa. Coloque no forno preaquecido a 280° C e deixe assar de 30 a 40 minutos (depende de cada forno).
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM BOLO DE CUSCUZ COM COCO, DE MICRO-ONDAS
Você nem precisa começar essa receita do zero: a base são sobras planejadas do cuscuz, a massa é batida no liquidificador e assada no micro-ondas, direto na caneca (ou em xícaras, para deixar a apresentação bem charmosa). E você pode escolher se prefere comer quente mesmo ou esperar que o bolinho chegue à temperatura ambiente. O sabor do milho casa bem com a erva-doce, o coco traz uma camada nova de textura e a calda de goiabada (obrigatória!) completa o show.
PARA A CALDA DE GOIABADA
INGREDIENTES
- ¼ de xícara (chá) de goiabada cremosa
- 2 colheres (chá) de água filtrada
MODO DE PREPARO
Numa tigela, misture a água com a goiabada cremosa aos poucos, apenas para que a calda fique um pouco mais fluida — a quantidade de água pode variar de acordo com a marca da goiabada.
PARA O BOLO
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de sobra do cuscuz de milho
- 1 ovo
- ⅓ de xícara (chá) de açúcar
- ¼ de xícara (chá) de leite
- 3 colheres (sopa) de manteiga derretida
- ¼ de colher (chá) de sementes de erva-doce
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de coco seco ralado
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- manteiga para untar as canecas
- farinha de trigo para untar as canecas
MODO DE PREPARO
Unte com manteiga 2 canecas que comportem 250 ml. Polvilhe com farinha, chacoalhe bem e bata sobre a pia para tirar o excesso. Numa tigela pequena, quebre o ovo e transfira para o liquidificador. Junte o cuscuz de milho cozido, o açúcar, a manteiga, o leite e as sementes de erva-doce e bata até que a massa fique lisa. Adicione a farinha, o coco e o fermento e pulse apenas para misturar.
Divida a massa nas canecas sem deixar que ela ultrapasse ⅔ da capacidade de cada uma. Transfira as canecas para um prato raso assim fica mais fácil tirar os bolos do forno quando assarem. Leve ao micro-ondas para rodar por 3 minutos, em potência máxima. Para verificar se os bolos estão assados, espete um palito: se sair limpo, estão prontos; caso contrário, deixe rodar por mais 1 minuto. Com cuidado, retire o prato do micro-ondas e sirva a seguir com a calda de goiabada. Se preferir, deixe esfriar antes de servir.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM CUSCUZ DE MILHO
Essa receita tradicional brasileira, servida principalmente no café da manhã, é também uma excelente opção para acompanhar ensopados, cozidos e outros pratos com caldos e molhos. Fofinho, amanteigado, reconfortante, brilha tanto no almoço quanto no jantar.
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada
- ½ colher (chá) de sal
- 1 xícara (chá) de água
- 50 g de manteiga
MODO DE PREPARO
Numa tigela, misture a farinha de milho com o sal. Regue com a água aos poucos, mexendo com uma colher para umedecer bem a farinha a textura deve ficar como a de areia molhada. Deixe hidratar por 10 minutos assim os flocos ficam mais macios ao cozinhar no vapor. Preencha o fundo da cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela. Transfira a farinha de milho hidratada para o cesto, sem compactar. Tampe e leve ao fogo alto.
Assim que começar a ferver, vai sair um leve vapor pela lateral da tampa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, até o cuscuz ficar bem macio. Verifique ao abrir a tampa: o cuscuz deve estar inflado e macio ao toque. Desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar nem virar o cesto, puxe a haste central para desenformar o cuscuz. Passe para uma tigela e solte o cuscuz com a ajuda de um garfo.
Numa tigela, misture a manteiga com ⅓ de xícara (chá) da água fervente da cuscuzeira. Mexa com uma colher até derreter pelo menos metade da manteiga ela vai terminar de derreter com o calor residual do cuscuz. Regue o cuscuz com a água com manteiga e misture com o garfo — a água com manteiga vai deixar o cuscuz mais úmido e saboroso. Sirva a seguir.
COMO COMPRAR A FARINHA
Para não ter erro na hora de comprar a farinha, procure no supermercado por farinha de milho tipo flocão, ou farinha de milho para cuscuz nordestino. Não confunda com a farinha de milho amarela flocada (utilizada para fazer o cuscuz paulista e farofas).
E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango