Como fazer pudim de tapioca granulada: Receita rápida e prática para surpreender seus convidados

COMO FAZER PUDIM DE TAPIOCA GRANULADA

Como fazer pudim de tapioca granulada: Receita rápida e prática para surpreender seus convidados, o pudim de tapioca, também conhecido como cuscuz de tapioca, é uma sobremesa clássica brasileira. Tradição na culinária baiana, a receita é fácil de fazer e leva apenas 6 ingredientes: tapioca granulada, coco ralado, leite condensado, leite de coco, leite e açúcar. É importante hidratar a tapioca com leite antes de preparar o pudim para que a massa fique bem macia e molhadinha. A receita de pudim de tapioca é uma sugestão rápida e prática.

Ingredientes

  • 500 gramas de tapioca granulada
  • 1 litro e meio de leite
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xicara de chá de açúcar
  • Coco ralado desidratado a gosto

Modo de Preparo

Em um recipiente, coloque 500 gramas de tapioca granulada e 1 litro e meio de leite. Misture. Em seguida, adicione 1 vidro de leite de coco, 1 lata de leite condensado e 1 xícara de chá de açúcar. Misture novamente. Transfira a mistura para uma forma e leve para gelar por 2 horas. Desenforme e finalize com coco desidratado ralado a gosto.

Dicas de acompanhamentos:

aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com pudim de tapioca granulada:

  1. Calda de caramelo: Uma clássica e deliciosa opção que combina perfeitamente com a doçura do pudim.
  2. Frutas frescas: Fatias de morango, kiwi, manga ou abacaxi adicionam uma nota refrescante e complementam a textura cremosa do pudim.
  3. Coco ralado: Polvilhar coco ralado por cima do pudim intensifica o sabor tropical da tapioca e adiciona uma textura crocante.
  4. Geleia de frutas: Uma geleia de frutas como morango, framboesa ou maracujá pode adicionar um contraste agridoce interessante ao pudim.
  5. Chantilly: Uma generosa colherada de chantilly por cima do pudim adiciona uma dose extra de cremosidade e indulgência.
  6. Amêndoas ou castanhas: Fatias de amêndoas ou castanhas tostadas oferecem uma textura crocante e um sabor rico que complementa a suavidade do pudim.
  7. Sorvete de creme: Servir uma bola de sorvete de creme ao lado do pudim cria uma sobremesa decadente e refrescante.
  8. Calda de frutas vermelhas: Uma calda feita com frutas vermelhas como morangos, amoras e framboesas adiciona uma acidez agradável e uma cor vibrante ao prato.
  9. Ganache de chocolate: Uma drizzle de ganache de chocolate por cima do pudim cria uma sobremesa luxuosa e indulgente.
  10. Suspiros: Alguns suspiros quebrados por cima do pudim oferecem uma textura leve e crocante, além de um toque de doçura adicional.

Informações nutricionas:

Como fazer pudim de banana caramelizada: Uma variação de sabor usando bananas maduras

As informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções usadas na sua receita de pudim de tapioca granulada. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais para 100 gramas de pudim de tapioca granulada, considerando ingredientes comuns. Aqui está uma estimativa aproximada:

  • Calorias: Cerca de 150-200 kcal
  • Gorduras: Cerca de 5-10 gramas
  • Gorduras saturadas: Cerca de 3-5 gramas
  • Carboidratos: Cerca de 20-30 gramas
  • Açúcares: Cerca de 10-20 gramas
  • Proteínas: Cerca de 3-5 gramas
  • Fibra: Cerca de 1-2 gramas
  • Sódio: Cerca de 50-100 miligramas

Esses valores são apenas uma estimativa geral e podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções usadas na sua receita. Recomenda-se sempre verificar os rótulos dos ingredientes individuais e usar ferramentas de análise nutricional para obter informações precisas sobre a sua receita.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PUDIM RÁPIDO DE TAPIOCA

Pense numa sobremesa rápida e versátil. O sabor deste pudim é tão suave que permite muitas variações no acompanhamento: doce de abóbora, geleia, frutas frescas e compotas. Uma receita fantástica para você fazer sucesso junto a sua família e seus amigos.

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de tapioca granulada
  • 1 colher (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Coloque o leite com o açúcar numa panela e leve ao fogo médio. Assim que começarem a subir as primeiras bolhas, diminua o fogo e junte a tapioca. Mexa por cerca de 2 minutos, até engrossar e a tapioca ficar transparente. Transfira o creme ainda quente para 2 potinhos e leve para firmar na geladeira por cerca de 20 minutos. Na hora de servir é só cobrir com doce de abóbora, goiabada ou frutas frescas.

DICA IMPORTANTE:

para levar a sobremesa de marmita, assim que o creme firmar cubra com o doce de abóbora e feche o pote. Mantenha na geladeira até a hora de consumir.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PUDIM DE PÃO

COMO FAZER PUDIM DE PÃO SEM CALDA

PARA O CARAMELO

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de água

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture o açúcar e a água até dissolver. Transfira para uma fôrma de pudim de cerca de 25 cm de diâmetro.  Leve a fôrma ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos, sem mexer. Desligue o fogo quando formar uma calda caramelo, e tome cuidado para não deixar queimar.  Com as costas de uma colher, espalhe o caramelo por toda a fôrma. Reserve.

PARA O PUDIM

INGREDIENTES

  • 5 pães amanhecidos
  • 3 ¼ de xícara (chá) de leite fervente
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de uvas-passas

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).  Numa panela média, dissolva o açúcar no leite. Junte a manteiga e leve ao fogo para aquecer. Quando ferver, desligue o fogo.  Numa tábua, corte os pães em fatias. Transfira para uma tigela grande e regue com o leite ainda quente. Deixe descansar por 15 minutos. 

Com um batedor de arame, bata os ovos numa tigela. Junte à tigela com as fatias de pão embebidas e misture bem. Transfira metade da massa para a fôrma caramelada, salpique com as uvas-passas e cubra com o restante da massa. Coloque a fôrma numa assadeira, regue com água fervente e leve para assar em banho-maria por 40 minutos ou até o pudim firmar.  Retire do forno e, quando amornar, desenforme o pudim e sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário