Como Fazer Punheta de Bacalhau: Passo a Passo de uma Delícia Portuguesa

COMO FAZER PUNHETA DE BACALHAU

“Punheta de Bacalhau” é uma iguaria da culinária portuguesa, tradicionalmente preparada com bacalhau, um peixe salgado e seco, que é desfiado e misturado com ingredientes como azeite, alho, cebola, salsa e pimenta. O nome “punheta” neste contexto não possui conotação sexual, mas sim refere-se ao gesto de desfiar o bacalhau com as mãos, similar ao movimento de masturbação, daí o termo “punheta”.

Origem: A origem da Punheta de Bacalhau remonta à culinária portuguesa, onde o bacalhau é um ingrediente bastante popular e amplamente utilizado. É um prato que faz parte da tradição gastronômica de Portugal, especialmente nas regiões costeiras onde o peixe é abundante.

Popularidade no Brasil: No Brasil, a Punheta de Bacalhau é encontrada principalmente em regiões com forte influência portuguesa, como no Nordeste e em algumas áreas do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro. Essas regiões têm uma grande comunidade de imigrantes portugueses e uma cultura gastronômica que foi enriquecida com pratos tradicionais portugueses.

Além disso, a Punheta de Bacalhau também é apreciada em restaurantes de culinária portuguesa espalhados por todo o país. É comum encontrar essa iguaria em cardápios de restaurantes especializados em frutos do mar e em eventos gastronômicos que celebram a cultura portuguesa.

Embora não seja tão difundida quanto em Portugal, a Punheta de Bacalhau tem seus apreciadores no Brasil, especialmente entre aqueles que apreciam a culinária lusitana e buscam experimentar pratos tradicionais dessa região.

INGREDIENTES

  • 500 g de bacalhau salgado
  • 4 cebolas fatiadas bem finas
  • 1 lata de azeite
  • 400 g de azeitona portuguesa
  • pão português

MODO DE PREPARO

Desfie o bacalhau ainda salgado, mas deixando em pedaços com carne. Em um escorredor de macarrão, coloque uma parte de bacalhau com mais ou menos a mesma quantidade de cebola. Em água corrente, esfregue o bacalhau com a cebola, a acidez da cebola tira o sal do bacalhau e o sal do bacalhau tira a acidez da cebola.

Vá experimentando aos poucos o bacalhau, pois não pode ficar sem muito sal. Esprema o bacalhau até sair toda a água e reserve. Repita o processo, até ter acabado o bacalhau.Em um recipiente, coloque o bacalhau com a cebola e uma parte do azeite, misture.

Coloque na geladeira e a cada 6 horas, misture mais um pouco e adicione azeite. Faça isso por 24 horas. Antes de servir, deixe fora da geladeira por 30 minutos. Sirva com o pão português.

Informações nutricionais:

Como Fazer Receita de Bacalhau Gratinado

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de Punheta de Bacalhau podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na preparação, como a quantidade de azeite, cebola, alho, entre outros. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais com base nos ingredientes comuns da receita.

Por exemplo, considerando uma receita básica que contenha bacalhau desfiado, azeite, cebola, alho e salsa, podemos ter as seguintes informações nutricionais aproximadas para 100 gramas da Punheta de Bacalhau:

  • Calorias: Cerca de 200-250 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 20-25g
  • Gorduras totais: Em torno de 12-15g
    • Gorduras saturadas: Variável, dependendo da quantidade de azeite utilizada
  • Carboidratos: Em torno de 5-10g
    • Açúcares: Quantidade mínima, proveniente principalmente dos vegetais como a cebola
  • Fibra alimentar: Cerca de 1-2g
  • Sódio: Varia dependendo do processo de dessalga do bacalhau e da quantidade de sal adicionada durante o preparo, mas pode ser significativo devido à presença do bacalhau salgado. Pode chegar a 500-1000mg ou mais.

Esses valores são aproximados e podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na preparação da receita. É importante observar que esses números podem mudar significativamente com base nas escolhas individuais de ingredientes e métodos de preparo. Se você estiver preocupado com informações nutricionais precisas, recomenda-se calcular com precisão com os ingredientes exatos utilizados na sua receita.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM LASANHA DE BACALHAU COM MOLHO BRANCO

Clássico italiano, leva molho bechamel, bacalhau e raspas de limão. Não precisa esperar a Páscoa para comer o peixe. Esta lasanha entra fácil no cardápio do fim de semana: impressiona e é bem fácil de preparar.

PARA O MOLHO

INGREDIENTES

  • 500 g de bacalhau dessalgado, desfiado, congelado
  • 2 litros de leite
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 7 colheres (sopa) de manteiga
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 folha de louro
  • raspas de 2 limões-sicilianos
  • cebolinha francesa a gosto
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, adicione o bacalhau, a folha de louro e deixe cozinhar por 15 minutos – o bacalhau vai descongelar e cozinhar ao mesmo tempo. Enquanto isso, prepare o molho bechamel.

Numa panela grande, coloque 6 colheres (sopa) da manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte a farinha e mexa por 2 minutos – essa mistura, chamada roux, vai engrossar o molho. Desligue o fogo e acrescente 1 litro do leite de uma só vez. Misture bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte a panela ao fogo alto, junte o restante do leite e mexa com o batedor de arame até ferver.

Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando até engrossar. Atenção: o molho não deve ficar muito grosso, ele termina de espessar no forno. Desligue o fogo e tempere com noz-moscada e sal a gosto. Transfira o molho para uma tigela, raspando bem o fundo da panela (se tiver muito molho grudado, passe uma água para limpar, vamos usar a mesma panela para refogar o bacalhau).

Assim que estiver cozido, passe o bacalhau por uma peneira e deixe escorrer bem a água – caso os pedaços estejam muito grandes, desfie. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e fatie fino a cebolinha.

Leve a mesma panela (não precisa lavar) ao fogo médio para derreter 1 colher (sopa) de manteiga. Acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos até murchar. Junte o alho e mexa  por 1 minuto para perfumar. Acrescente o bacalhau, tempere com pimenta-do-reino e misture bem. Deixe cozinhar por 2 minutos.

Desligue o fogo e misture a cebolinha picada e as raspas de limão. Regue com 1 ½ xícara (chá) do molho bechamel e misture bem. Prove e acerte o sal. Transfira para uma tigela e reserve para a montagem.

PARA A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 200 g de massa seca para lasanha
  • 1 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe um refratário de 25 cm x 35 cm. Para montar a lasanha: Preencha o fundo do refratário com cerca de 1 ½ xícara (chá) do molho bechamel. Faça uma camada de massa sobre o molho, cubra com metade do recheio de bacalhau, polvilhe com parte do queijo parmesão ralado e regue com um pouco mais do molho.

Continue alternando camadas de massa, com recheio, molho e parmesão ralado. Cubra a última camada de massa com o restante do molho bechamel – é importante que a massa fique completamente coberta por molho. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até gratinar. Sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

5 comentários em “Como Fazer Punheta de Bacalhau: Passo a Passo de uma Delícia Portuguesa”

Deixe um comentário