COMO FAZER RECEITA DE PIADINA INTEGRAL

COMO FAZER RECEITA DE PIADINA INTEGRAL

COMO FAZER RECEITA DE PIADINA INTEGRAL, Só porque é de origem italiana, este pão pensa que é pizza. De preparo rápido, vira refeição levinha na companhia de pastas, como homus, e saladas. Sirva quentinha, direto da chapa.

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó (fermento para bolo)
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 ¼ de xícara (chá) de leite
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture as farinhas com o sal e o fermento. Abra um buraco no centro, junte o azeite e misture com as pontas dos dedos para incorporar.

Junte o leite, em etapas e vá misturando com as mãos até formar uma massa úmida. Transfira a massa para a bancada de trabalho enfarinhada e sove por 3 minutos – no início a massa pode grudar nos dedos, mas ela fica mais consistente durante a sova.

Modele a massa como um cilindro e, com uma espátula de padeiro (ou faca) divida em 6 pedaços iguais. Cubra a massa com um pano de prato úmido para não ressecar durante o preparo dos discos – a massa da piadina leva fermento químico, e por isso não precisa de descanso para crescer.

Leve uma frigideira grande (de preferência de ferro, ou uma chapa), para aquecer em fogo alto. Polvilhe farinha na bancada e, com um rolo de macarrão, abra uma porção da massa até formar um disco de 22 cm de diâmetro. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e faça vários furos com um garfo – isso evita que a massa infle ao assar. Diminua o fogo para médio e deixe assar por 3 minutos, até que o lado em contato com a frigideira esteja dourado e com pintinhas chamuscadas. Com uma espátula (ou pinça), vire e deixe dourar por mais 2 minutos dourar por igual.

Transfira a piadina para um prato e cubra com um pano limpo para não esfriar e manter os pães macios. Repita com o restante da massa e sirva a seguir.

OBS: você pode armazenar as piadinas num saco bem fechado por até 3 dias.

PODE CONGELAR

Se não quiser fazer todos os discos, congele a massa restante, já porcionada, mas antes de abrir (em bolinhas). Na hora que quiser usar, tire do freezer com antecedência. Quando a massa estiver mole de novo, retome o preparo a partir do passo 4.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PÃO INTEGRAL COM ALECRIM

Pão já deixa a casa toda perfumada. Agora, quando ele é preparado com uma infusão de alecrim e levar alecrim na massa, o perfume fica ainda mais incrível. Essa receita é perfeita para quem gosta de massas fáceis de trabalhar – é elástica e não gruda. E o azeite faz toda a diferença.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g)
  • 2 ramos de alecrim
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • ½ colher (sopa) de sal
  • azeite a gosto

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena, coloque um pouco mais que 1 xícara (chá) de água, junte 1 galho de alecrim inteiro e leve ao fogo médio. Assim que ferver, desligue o fogo, descarte o alecrim e deixe amornar – a água aromatizada vai ser utilizada no preparo do pão. Enquanto isso, separe os outros ingredientes.

Numa tigela grande, misture as farinhas de trigo com o fermento e faça um buraco no centro. Meça 1 xícara (chá) da água morna e regue no centro da tigela, junte o sal e misture com as mãos, do centro para a borda, até a farinha incorporar todo o líquido. Junte 3 colheres (sopa) do azeite e misture novamente.

Com as mãos, sove a massa na própria tigela por cerca de 10 minutos até ficar bem lisa e elástica (se preferir, sove a massa na bancada, mas não é preciso enfarinhar).

Apoie a massa na bancada e unte o interior da tigela com azeite. Modele a massa numa bola e volte para a tigela. Pincele a massa com 1 colher (sopa) do azeite, cubra com um pano de prato e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho.

Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e aplaine delicadamente com as mãos. Atenção: não é preciso enfarinhar a bancada na hora da modelagem, essa massa de pão é firme e fácil de manusear. Debulhe o outro galho de alecrim sobre a massa e amasse novamente apenas para misturar as folhas de maneira uniforme.

Para modelar o pão: pressione delicadamente a massa até formar um retângulo. Dobre o lado maior da massa até o centro e repita com o lado oposto. Pressione delicadamente para firmar e aperte bem a emenda com os dedos para selar, de uma ponta a outra.

Unte o fundo de uma assadeira grande com azeite (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente). Transfira o pão modelado para a assadeira, com a emenda para baixo, e pincele toda a superfície com mais 1 colher (sopa) do azeite. Cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos.

Enquanto isso, preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).

Passado os 30 minutos, descubra o pão e pincele novamente toda a superfície com a colher (sopa) do azeite restante. Com uma faca bem afiada faça de 3 a 4 cortes, diagonais, no sentido da largura do pão – faça movimento firmes e rápidos.

Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos ou até ficar dourado. Retire o pão do forno e transfira para uma grade. Deixe esfriar antes de cortar e servir.  

PODE ARMAZENAR

O pão integral com alecrim pode ser guardado por até cinco dias em saco plástico bem fechado. Pode ser congelado em fatias e dura até 3 meses no congelador. 

 Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

6 comentários em “COMO FAZER RECEITA DE PIADINA INTEGRAL”

Deixe um comentário