Como Fazer Suflê de Cenouras Assadas

Como Fazer Suflê de Cenouras Assadas

Como Fazer Suflê de Cenouras Assadas, O suflê de cenouras assadas é uma variação do tradicional suflê, que utiliza cenouras assadas como base para o sabor e textura do prato. Aqui estão algumas informações sobre sua origem e popularidade no Brasil:

Origem: A origem exata do suflê de cenouras assadas não é claramente definida, mas como muitos pratos da culinária internacional, provavelmente evoluiu ao longo do tempo por meio de experimentações culinárias e adaptações regionais. O suflê em si tem origens francesas e é conhecido por sua técnica de preparo que envolve incorporar ar às claras em neve para criar uma textura leve e aerada.

A ideia de usar cenouras assadas como base para um suflê pode ter surgido como uma forma de aproveitar sobras de cenouras cozidas ou assadas, adicionando um toque diferente ao prato.

Popularidade no Brasil: O suflê de cenouras assadas não é tão comum quanto outras variações de suflê, mas ainda assim pode ser encontrado em algumas casas e restaurantes, especialmente aqueles que buscam oferecer opções mais saudáveis e criativas em seus cardápios.

Quanto à popularidade regional no Brasil, não há uma região específica conhecida por ser mais adepta desse prato em comparação com outras. No entanto, como a cenoura é um ingrediente amplamente consumido em todo o país, é possível encontrar o suflê de cenouras assadas em diferentes regiões, especialmente em locais que valorizam uma culinária mais diversificada e saudável.

Em geral, o suflê de cenouras assadas pode ser mais popular em restaurantes que oferecem uma variedade de pratos vegetarianos e saudáveis, onde a criatividade na culinária é valorizada e os chefs estão dispostos a experimentar novas combinações de ingredientes para criar pratos únicos e saborosos.

INGREDIENTES

  • 6 tiras de cenoura assadas (cerca de 3 colheres [sopa] do legume picado)
  • 1 ovo
  • 1 clara
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ⅔ de xícara (chá) de leite
  • 3½ colheres (sopa) de queijo parmesão ralado grosso
  • 1 ramo de tomilho
  • sal a gosto
  • 1 pitada de páprica defumada
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • manteiga e farinha de rosca para untar e polvilhar os ramequins

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga 2 ramequins pequenos (de 9 cm de diâmetro). Polvilhe com a farinha de rosca, chacoalhe e bata na pia para tirar o excesso. Leve os ramequins à geladeira capriche na preparação dos recipientes para formar paredes ásperas para a massa escalar e se firmar à medida que cresce.  Pique as tiras de cenoura assadas em pedacinhos bem pequenos quanto menores eles forem, melhor para misturar à base e dar sabor ao suflê. Leve uma chaleira com água ao fogo para ferver os suflês vão ser assados em banho-maria. 

Leve uma panela pequena com a manteiga e o tomilho debulhado ao fogo baixo. Quando a manteiga derreter, junte a farinha e mexa bem por 1 minuto, até ficar levemente dourada. Adicione o leite de uma só vez e mexa bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha.  Tempere com sal e noz-moscada e mexa até engrossar, por cerca de 3 minutos. Desligue o fogo, adicione a cenoura picada e tempere com a páprica defumada. Transfira o creme para uma tigela e deixe amornar.

Enquanto isso, quebre o ovo separando a clara da gema. Junte a gema ao creme de cenoura, acrescente 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e misture bem. Numa tigela grande, coloque as claras e, com um batedor de arame, bata até o ponto de neve com picos moles. Atenção: se bater demais, as claras vão ficar muito firmes e perder a elasticidade. O resultado será um suflê ressecado. 

Junte ⅓ da clara em neve ao creme de cenoura e mexa bem com a espátula para incorporar. Adicione o restante das claras e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para não perder todo o ar incorporado. Com uma concha, preencha cada ramequim até deixar cerca de 1 cm da borda livre. Transfira os ramequins para uma assadeira. Leve ao forno preaquecido e regue a assadeira com a água fervente até metade da altura dos ramequins o vapor do banho-maria ajuda o suflê a crescer de maneira mais uniforme e não deixa a massa ressecar.

Deixe assar por cerca de 25 minutos, até os suflês crescerem e dourarem. Nunca abra o forno enquanto o suflê assa se a temperatura baixar, o suflê vai murchar.  Retire os suflês do forno com cuidado para não se queimar com a água fervente. Eles murcham bem rápido e sugerimos nessa receita servir o suflê de um jeito diferente: desenformado! Assim que murcharem, com cuidado, passe uma faquinha na borda dos ramequins para soltar cada suflê. Cubra um por um com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Sirva imediatamente com saladinha de rabanete assado e ervas frescas.

OBS.: se preferir, você pode servir o suflê direto no ramequin, sem desenformar. Mas atenção! É preciso ir direto do forno para a mesa, porque os suflês murcham rápido e a gente não quer ver ninguém decepcionado.

DICA IMPORTANTE:

Você pode usar esta receita como base para qualquer legume assado que tenha aí na sua geladeira. Basta observar as proporções.

PARA A SALADINHA

INGREDIENTES

  • 2 rabanetes assados
  • ¼ de xícara (chá) de folhas de salsinha
  • azeite a gosto
  • vinagre a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Fatie as metades dos rabanetes assados em tiras finas, misture com a salsinha e tempere com azeite, vinagre, sal e pimenta a gosto.

LEIA TAMBÉM:

Suflê de cenoura (Versão fitness)

como fazer sufle de abobrinha

Ingredientes:

  • 3 cenouras grandes, descascadas e picadas
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de leite desnatado
  • 4 ovos
  • 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Cozinhe as cenouras em uma panela com água fervente por cerca de 15 minutos ou até que estejam macias. Enquanto isso, refogue a cebola e o alho em uma frigideira com azeite de oliva até que fique macio. Adicione a farinha de trigo integral na frigideira e misture bem até que fique homogêneo. Aos poucos, acrescente o leite desnatado, mexendo sempre para evitar a formação de grumos.

Cozinhe a mistura por cerca de 5 minutos ou até que engrosse. Separe as claras das gemas e bata as claras em neve formar picos firmes. Em uma tigela, misture as gemas, o queijo parmesão, o sal e a pimenta-do-reino. Adicione a mistura de cebola e farinha de trigo na tigela e misture bem.

Adicione as cenouras cozidas na tigela e misture novamente. Por fim, adicione as claras em neve e misture delicadamente com uma espátula. Despeje a mistura em uma forma para suflê untada com azeite de oliva e leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até que esteja dourado e firme. Sirva imediatamente.

 Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

LEIA TAMBÉM:

2 comentários em “Como Fazer Suflê de Cenouras Assadas”

Deixe um comentário