Salada de Macarrão com Abobrinha Grelhada e Molho de Hortelã

SALADA DE MACARRÃO COM ABOBRINHA GRELHADA E MOLHO DE HORTELÃ

Salada de Macarrão com Abobrinha Grelhada e Molho de Hortelã, perfeito para o verão, este prato tem várias camadas de sabores e texturas. O macarrão al dente é servido com a abobrinha crocante, o refrescante molho de hortelã e uma generosa colherada do cítrico queijo cottage.

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 500 g de orecchiette (ou outra massa curta de granno duro)
  • 4 abobrinhas italianas
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • azeite a gosto
  • cubos de gelo para resfriar o macarrão

MODO DE PREPARO

Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 5 litros de água. Assim que ferver, adicione sal – 1 colher (sopa) para cada 2,5 litros de água. Enquanto isso, prepare uma tigela grande com cubos de gelo e um pouco de água. Coloque o macarrão na panela e deixe cozinhar apenas para ficar al dente. Sempre que for usar a massa como salada, retire da água de cozimento 1 minuto antes do tempo indicado na embalagem. Escorra a água e transfira o macarrão para a tigela com gelo para esfriar e interromper o cozimento. Assim que estiver frio, retire com uma escumadeira, transfira para uma travessa e regue com um fio de azeite. Misture bem para não grudar.

Lave, seque e corte as pontas das abobrinhas. Divida cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e fatie em meias-luas grossas de cerca de 1,5 cm – assim elas ficam crocantes no centro. Leve ao fogo médio uma frigideira grande. Quando aquecer, regue com azeite e distribua as fatias de abobrinhas, uma ao lado da outra – não coloque todas de uma vez, ou elas vão cozinhar ao invés de dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe no fogo, por cerca de 2 minutos de cada lado para dourar por igual. Transfira as abobrinhas para a travessa do macarrão e misture delicadamente. Repita com todas as fatias, regando sempre a frigideira com azeite.

PARA O MOLHO

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de folhas de hortelã
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (chá) de sal
  • raspas e caldo de 1 limão

MODO DE PREPARO

Lave, seque e pique fino as folhas de hortelã. Transfira para uma tigela e cubra com o azeite. Descasque o alho e transfira para o pilão. Junte o sal e bata bem. Coloque o alho batido na tigela com o azeite e o hortelã, adicione as raspas e o caldo de limão e misture bem. Regue o macarrão com o molho e misture. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

PARA O QUEIJO TEMPERADO

INGREDIENTES

  • 400 g de queijo cottage
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • raspas de 1 limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Numa peneira, escorra o soro do queijo cottage, apertando delicadamente com as costas de uma colher. Transfira o queijo para uma tigela, junte o azeite e as raspas de limão. Misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Retire o macarrão da geladeira e sirva cada porção com uma colherada do queijo temperado. Regue com azeite e finalize com pimenta-do-reino moída na hora e folhas de hortelã.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM SALADA DE LEGUMES COM MAIONESE CASEIRA

Legumes branqueados com cor vibrante e textura crocante e maionese caseira transformam essa clássica salada de legumes em um belo acompanhamento para mesas festivas.

INGREDIENTES

  • 4 batatas
  • 3 cenouras
  • 250 g de vagem
  • 1 xícara (chá) de maionese caseira
  • folhas de salsinha a gosto para servir
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as batatas em pedaços de cerca de 1,5 cm – o importante não é cortar as batatas em cubos perfeitos, mas sim em pedaços uniformes para cozinhar por igual. Transfira para uma panela, cubra com água, misture 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos teste espetando com um garfo, elas devem estar cozidas mas ainda firmes. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

Lave sob água corrente as cenouras e as vagens. Descasque e corte as cenouras ao meio, no sentido da largura. Corte as partes mais finas em quartos e fatie em pedaços de 1 cm; corte as partes mais grossas ao meio, as metades em 3 tiras e as tiras em fatias de 1 cm. Descarte as pontas e corte as vagens em fatias de 1 cm.

Preencha uma tigela com água e gelo. Assim que estiverem cozidas, com a escumadeira, transfira as batatas para a tigela com água e gelo para cessar o cozimento. Adicione mais 1 colher (chá) de sal na água fervente e mergulhe a cenoura e a vagem picadas. Deixe por apenas 30 segundos e, com a escumadeira, passe para a tigela com gelo esse processo de branqueamento deixa os legumes com textura crocante e cor vibrante.
Escorra bem a água dos legumes, transfira para uma tigela e junte a maionese caseira. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem. Sirva a seguir com folhas de salsinha frescas.

DICA IMPORTANTE:

Se preferir, prepare a salada com antecedência e mantenha na geladeira; junte as folhas de salsinha apenas na hora de servir.

 Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

3 comentários em “Salada de Macarrão com Abobrinha Grelhada e Molho de Hortelã”

Deixe um comentário