Como Preparar uma Torta de Banana de Maneira Descomplicada

Como Fazer Torta de Banana

Como Fazer Torta de Banana de modo fácil, o açúcar mascavo dá um gostinho especial mais complexo a essa torta clássica e com gosto de comida-conforto. Uma pitada de canela faz dupla imbatível com a banana-nanica.

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • ½ colher (chá) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e achate levemente para formar um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e leve à geladeira para firmar por no mínimo 30 minutos para firmar (se preferir prepare no dia anterior). Enquanto isso, prepare o recheio de banana.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 6 bananas nanicas maduras
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • ½ colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 1 pitada de canela em pó

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as bananas em rodelas de cerca de 1 cm. Numa tigela pequena, misture o amido com a água até dissolver, reserve. Leve uma panela média com o açúcar ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até derreter mexa de vez em quando com uma espátula d silicone para derreter de maneira uniforme e não queimar. Assim que todo o açúcar derreter, adicione a manteiga e misture bem para incorporar.

Junte à panela as rodelas de banana, a canela e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando, até a banana começar a soltar o próprio caldo. Acrescente o amido dissolvido na água e mexa com a espátula por cerca de 5 minutos até o recheio engrossar e começar a soltar do fundo da panela – a consistência é de um doce de banana, não mexa demasiadamente para manter alguns pedaçaos de banana inteiros.  Transfira o recheio para uma tigela e mantenha em temperatura ambiente para amornar antes de rechear a torta – se ele estiver muito quente pode umedecer e cozinhar a massa.

PARA ASSAR

INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de água
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda canelada, com fundo removível, que tenha 22 cm de diâmetro de base e 24 cm de diâmetro de abertura. Retire a massa da geladeira – caso tenha preparado a massa no dia anterior, retire da geladeira 10 minutos antes de abrir para ficar mais fácil de abrir. Com uma espátula (ou faca) corte a massa ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com o rolo de macarrão, abra uma das metades da massa até formar um círculo 4 cm maior que a base da fôrma. Atenção: esta massa é bem delicada e pode rachar por conta do açucar, durante o processo polvilhe farinha sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo.

Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma. Passe o rolo sobre a borda da fôrma para cortar o excesso de massa reserve as aparas para a decoração. Com uma colher espalhe e nivele o recheio de banana, cobrindo todo o fundo da massa. 

Polvilhe a bancada com mais um pouco de farinha e abra a outra metade da massa, seguindo as instruções do passo 2. Enrole a massa sobre o rolo e desenrole sobre a fôrma para cobrir o recheio. Pressione delicadamente a lateral da fôrma para selar a borda com a massa da cobertura. Com uma faca (ou carretilha) corte o excesso de massa.

Para a decoração: junte todas as aparas da massa e amasse para unir numa só porção. Polvilhe mais farinha sobre a bancada e abra a massa formando um retângulo. Com a faca (ou carretilha) corte 9 tiras de cerca de 1 cm de largura ideia é montar 3 tranças, quanto mais longas forem as tiras mais fácil de montar. Apoie 3 tiras na bancada, uma ao lado da outra e una as pontas aperte a massa para firmar. Faça uma trança com as tiras e una as pontas, apertando a massa no final. Repita com as outras tiras para formar 3 tranças. 

Numa tigela pequena, quebre o ovo e misture com a água. Com um pincel, espalhe a mistura na superfície da torta. Disponha as três tranças sobre a tampa da torta, formando um círculo rente a borda. Pincele a mistura de ovo e água também sobre as tranças.

Com a ponta de uma faquinha, faça 4 cortes em cruz no centro da torta eles servem de saída para o vapor na hora de assar. Leve a torta ao forno para assar por cerca de 45 minutos, ou até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar para servir. 


OBS: a torta de banana também fica uma delícia servida quente com sorvete, creme batido ou pé de moleque com laranja.

DICA IMPORTANTE:

Depois de assada, deixe a torta esfriar completamente. Embale bem com filme, assim a torta não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), desembale e transfira a torta para uma assadeira. Leve direto ao forno (ainda congelada), o tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A torta tem validade de 3 meses congelada.

Dicas de congelamento:

Como Fazer Torta de Banana

Para congelar a Torta de Banana de Modo Fácil, é importante seguir algumas orientações para preservar sua textura e sabor da melhor forma possível. Aqui estão as etapas e informações detalhadas sobre como congelar a torta:

  1. Esperar a Torta Esfriar: Antes de congelar, é fundamental deixar a torta esfriar completamente à temperatura ambiente. Isso ajuda a evitar a formação de condensação dentro do recipiente ou saco de armazenamento, o que pode comprometer a qualidade da torta quando congelada.
  2. Embrulhar Adequadamente: Enrole a torta em filme plástico ou papel alumínio. Certifique-se de cobrir toda a torta, incluindo as bordas, para evitar que entre ar em contato com a massa. Isso ajudará a evitar a queima pelo congelamento e manterá a umidade.
  3. Armazenar em Recipiente Adequado: Se preferir, você pode armazenar a torta em um recipiente hermético próprio para congelamento. Certifique-se de que o recipiente esteja bem vedado para evitar a entrada de ar.
  4. Etiquetar e Datado: Ao embalar a torta para congelamento, é útil etiquetá-la com a data de congelamento. Isso ajudará você a controlar por quanto tempo a torta está no freezer.
  5. Congelamento: Coloque a torta embrulhada ou o recipiente no freezer. É recomendável congelar a torta o mais rápido possível após o resfriamento para preservar sua frescura.
  6. Tempo de Armazenamento: A Torta de Banana de Modo Fácil pode ser armazenada no freezer por até 2 a 3 meses sem comprometer muito o sabor e a textura. Após esse período, a qualidade pode começar a deteriorar-se gradualmente.

Agora, quanto à explicação de por que não se deve congelar a torta:

  • Consistência Alterada: Certos ingredientes, como ovos ou produtos lácteos, podem ter sua consistência alterada pelo congelamento. Isso pode resultar em uma textura desagradável ou separação dos ingredientes da massa da torta.
  • Perda de Sabor: Algumas tortas podem perder parte de seu sabor ao serem congeladas. Isso ocorre principalmente se a torta contiver ingredientes frescos, como frutas, cujo sabor pode ser comprometido pelo processo de congelamento.
  • Umidade Excessiva: Se a torta não for embalada adequadamente antes de congelar, ela pode absorver umidade do freezer, resultando em uma textura empapada ou encharcada quando descongelada.

Portanto, ao considerar se deve ou não congelar uma Torta de Banana de Modo Fácil, é importante avaliar os ingredientes específicos da receita e o efeito que o congelamento terá sobre eles. Em alguns casos, pode ser melhor consumir a torta fresca ou armazená-la na geladeira por um curto período de tempo, em vez de congelá-la.

LEIA TAMBÉM:

Bolo de Banana (VERSÃO FITNESS)

Ingredientes:

  • 2 bananas maduras
  • 3 ovos
  • 1/4 de xícara de óleo de coco ou azeite
  • 1/4 de xícara de açúcar de coco
  • 1/2 xícara de farinha de aveia
  • 1/2 xícara de farinha de amêndoa
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • pitada de sal

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma com óleo de coco ou azeite. Em uma tigela, amasse as bananas com um garfo até formar um purê. Adicione os ovos, o óleo de coco ou azeite e o açúcar de coco e misture bem. Adicione as farinhas de aveia e amêndoa, o fermento em pó, a canela em pó e a pitada de sal e misture bem até formar uma massa preservada.

Despeje a massa na forma untada e leve ao forno por cerca de 30-35 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Retire do forno e deixe-o cozinhar antes de servir.

 Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

23 comentários em “Como Preparar uma Torta de Banana de Maneira Descomplicada”

Deixe um comentário