Conheça a Bela Cidade de Canoas

Canoas a capital do avião, tem historicamente vocação para a aviação, com a presença da Base Aérea de Canoas (BACO) e o Comando Aéreo Sul (V COMAR), com grandes contribuições para o município. Esse reconhecimento em Lei, que oficializa Canoas a Cidade do Avião, dialoga com projetos que estão em desenvolvimento, como o Avião Teca

Canoas tem uma economia forte e um povo trabalhador. O município, criado no ano de 1939, está localizado na região metropolitana de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul,  é vizinha da capital e também é sede de grandes empresas do Brasil e também mundial, como por exemplo a Refinaria Alberto Pasqualini, além de empresas fortes nos ramos de gás, metal-mecânico e elétrico. Bem como a educação na cidade surge como um novo setor. 

A cidade tem uma das melhores redes de ensino do Estado, com várias  escolas de ensino público como também várias particulares, bem como a cidade tem três universidades.

O município teve como desbravador grandes donos de terras no local, como foi o caso de  Francisco Pinto Bandeira que foi o primeiro a receber suas terras da Coroa Portuguesa, no ano de 1740, uma área com três léguas de comprimento e uma de largura ao longo da beira do Rio Gravataí. 

O Início do Desenvolvimento

Todavia, no local, na época, foi instalada a sede da Fazenda do Gravataí, no presente fica o bairro Estância Velha. Em 1771, com o falecimento de Francisco, com o falecimento deste, sua viúva divide a área entre os filhos, mas, a partir dessa época foram repartidas as terras, dando assim início ao povoado.

Contudo, a história relata o ano de 1871 como o começo da povoação de Canoas, quando houve a fundação da primeira parte da estrada de ferro que uniria São Leopoldo a Porto Alegre. 

Canoas era na época dos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. O major Vicente Ferrer da Silva Freire, que era dono da Fazenda Gravataí, desfrutou da ferrovia para alterar suas terras para uma estação de veraneio. Que passou a ser um ponto de referência obrigatório, o local foi chamado de Capão das Canoas. Logo, as fazendas foram deixando lacunas para as fazendas de pequeno porte, chácaras e granjas.

Mas, em 1908, Canoas passou a Capela Curada, tendo como orago São Luís Gonzaga. Em 1938, declara-se a condição de Vila e, logo o outro ano, passa a ser cidade e sede de município. 

Contudo, em 15 de janeiro de 1940 foi instalado o município de Canoas, que contava na época com 40.128 habitantes.

O desenvolvimento econômico de Canoas começou principalmente a partir do ano de 1945, com o final da Segunda Guerra, com a instalação de várias indústrias no município, e a instalação da Base Militar da V Zona Aérea e a Refap, promovendo o progresso da cidade.

Contudo, no ano de 2021, a população estimada pelo IBGE era de 349.728 (trezentos e quarenta e nove mil, setecentos e vinte e oito habitantes).

Qual a Melhor Época para Visitar

A princípio aconselhamos você a visitar Canoas nos dias pouco encobertos e sem chuva, e com temperaturas médias em torno de 24 a 32 ° C. Ou seja, embasado  nesse índice, indicamos como melhor época do ano para visitar Canoas e realizar atividades de clima quente, o indicado seria a partir de meados de novembro ao início de abril, com o ápice na segunda quinzena de março.

O que Conhecer na cidade

Como você está na capital do avião nada melhor do que começar seu passeio pela Praça do Avião, logo depois visite o Parque Getúlio Vargas e a Catedral de São Luiz Gonzaga, um lugar inesquecível, juntamente com a Igreja Luterana do Brasil e a Fundação Cultural de Canoas como a Casa de Artes Villa Mimosa, por fim não deixe de fora de seu roteiro a Base Aérea de Canoas, e finalmente para relaxar aquele passeio no Canoas Shopping, são lugares que você pode deixar de visitar na cidade de Canoas.

Onde se Hospedar

Dicas de Restaurantes

  • Restaurante & Pizzaria Tommatti’s    –    Telefone: +55 (51) 3032-7001
  • Pizzaria Jardim do Lago     –       Telefone: +55 (51) 3059-1009
  • Ichiban Sushi    –   Telefone: +55 (51) 8107 1012
  • Marquês Gastrobar e Pizza     –     Telefone: +55 (51) 3477-2477
  • Ichiban Sushi     –   Telefone: +55 (51) 8107 1012
  • London Music Pub    –    Telefone: +55 (51) 98159-1597
  • Piatto Bello Galeteria   –    +55 (51) 3476 9222

Finalmente, foram apenas algumas dicas, pois aqui você viu vários motivos para conhecer Canoas uma cidade que é com toda certeza uma das mais visitadas do Brasil que tem um clima maravilhoso, você terá muitas outras opções tanto de hospedagens e restaurantes como de locais para você visitar, basta uma pesquisa mais apurada, Então agora é com você, ou seja, prepare-se logo antes de mais nada Canoas, lhe aguarda de braços abertos, para um passeio inesquecível pelo paraíso.

ENTÃO BOA VIAGEM

Leia também essas e muitas outras cidades

Nota de Encerramento

Nós do Minha viagem estamos diariamente trabalhando para trazer o melhor conteúdo para vocês leitores, nosso site trabalha com muito conteúdo de viagens trazendo muitas dicas para você que é amante de viagem.

Ass: Equipe Editorial

Temos uma grande uma grande novidade para você que ama viajar, está no ar bomvoyage.net uma nova Rede Social somente para nós que amamos viajar.

Deixe um comentário