Doce de Abóbora Cremoso com Coco

Doce de abóbora cremoso com coco

Doce de abóbora cremoso com coco

Hoje trazemos para você uma receita maravilhosa que é o doce cremoso de abóbora com coco, simplesmente fantástico, um doce que agrada em cheio ao gosot do brasileiro, e é um doce muito fácil e rápido de fazer, portanto agora é só começar, vamos lá?

Doce de abóbora cremoso com coco

Ingredientes:

  • 2,5 kg de abóbora cortada em cubos
  • 800 g de açúcar
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 pacote de coco ralado
  • 100 g de leite em pó
  • 1 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo:

Primeiramente, reúna todos os ingredientes;
Em seguida, leve uma panela grande ao fogo, coloque as abóboras e o açúcar, tampe, e deixe cozinhar por cerca de 20 a 30 minutos;
Junte a canela, o coco ralado, o leite em pó, mexa, e deixe cozinhar por mais 5 minutos;
Por fim, adicione o creme de leite, misture, desligue o fogo, espere o doce esfriar, ou então sirva-o quente. Bom apetite!
DICA: Você poderá guarde seu doce de abóbora cremoso com coco em um pote tampado, e sirva-o com pães ou outros acompanhamentos de sua preferência. Capriche e aproveite!

Você vai Gostar de Fazer Tmbém:

FAÇA TAMBÉM DOCE DE ABÓBORA EM PASTA

Doce de abóbora em pasta é uma perdição. Com uma fatia de queijo branco ou ricota, vira uma sobremesa saudável e caseira… Mais comfort food impossível!

INGREDIENTES

  • 1 kg de abóbora de pescoço descascada e cortada em cubos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar demerara
  • 5 cravos-da-índia
  • 1 canela em rama

MODO DE PREPARO

Numa panela grande, coloque os cubos de abóbora, o açúcar, os cravos e a canela em rama. Misture, tampe e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar por 30 minutos, até que a abóbora fique macia e solte água para formar uma calda. Mexa de vez em quando com uma espátula para não grudar no fundo.

Passados os 30 minutos iniciais, abra e mantenha a panela em fogo baixo. Deixe cozinhar por mais cerca de 40 minutos para a abóbora desmanchar e a calda secar – mexa de vez em quando, pressionando os cubos de abóbora com a espátula para formar uma pasta. Atenção: no final do cozimento o doce ainda deve estar úmido, ele absorve a calda e fica mais firme ao esfriar.

Desligue o fogo, transfira o doce para um pote de vidro (ou compoteira) e deixe amornar. Feche e leve para a geladeira. Sirva puro ou acompanhado de queijo branco.

OBS.: conserve na geladeira por até 20 dias, num pote com fechamento hermético.

POLENTA DOCE COM COMPOTA DE ABÓBORA E FITAS DE COCO

Essa sobremesa clássica italiana ganhou uma versão diferente com sabores bem brasileiros. É daquelas receitas para deixar os convidados de queixo caído num jantar mais arrumadinho

PARA A COMPOTA DE ABÓBORA

INGREDIENTES

  • 500 g de abóbora para doce (pescoço)
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3 cravos-da-índia
  • 2 ramas de canela

MODO DE PREPARO

Corte a abóbora em cubos médios. Transfira para uma panela média, junte os cravos, as ramas de canela e cubra com o açúcar. Deixe descansar por duas horas – assim os cubos não desmancham durante o cozimento.

Após duas horas, leve a panela ao fogo alto, mexendo de vez em quando. Quando ferver, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Cozinhe por cerca de 20 minutos até que os cubos de abóbora estejam macios e tenha formado uma calda. Espere o doce esfriar completamente com a panela fechada, para não ficar com aparência de enrugado.

Transfira o doce para uma compoteira e espere esfriar completamente antes de servir com a polenta.

PARA A POLENTA

INGREDIENTES

  • ½ xícara (chá) de polenta instantânea
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • ½ fava de baunilha
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • raspas de 1 limão-siciliano
  • fitas de coco tostadas a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Corte a fava de baunilha ao meio, no sentido da largura – reserve uma das metades num vidro bem fechado, na geladeira, para outra receita. Com a ponta da faca, abra a outra metade no sentido do comprimento e raspe as sementes.

Numa panela média, coloque o leite, as sementes de baunilha, o açúcar e as raspas de limão. Leve ao fogo alto, quando ferver, diminua o fogo para médio e acrescente a polenta aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por cerca de 5 minutos até a polenta borbulhar e ficar cremosa. Atenção: o tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar dependendo da marca; caso necessário cozinhe por mais alguns minutos. Desligue o fogo e misture a manteiga. Sirva a seguir com a compota de abóbora e fitas de coco tostadas.

BRIGADEIRO DE ABÓBORA COM ESPECIARIAS

Transformamos a famosa pumpkin pie em brigadeiro. Nesta receita diferentona, cheia de aromas, o tradicional docinho brasileiro ganha a cor alaranjada da abóbora e os perfumes das especiarias.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • ¾ de xícara (chá) de abóbora japonesa cozida e amassada
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • ¼ de colher (chá) de canela em pó
  • ¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
  • ¼ de colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
  • 1 xícara (chá) de coco ralado seco queimado
  • manteiga para untar as mãos

MODO DE PREPARO

Numa panela média, misture o leite condensado com o purê de abóbora (veja a explicação no fim da receita), o leite, a canela, o gengibre, a pimenta-da-jamaica, a noz-moscada e a manteiga. 

Leve ao fogo baixo e mexa bem com uma espátula. Quando começar a ferver, continue mexendo por 7 minutos, até que a massa fique bem cremosa, engrosse e se solte do fundo da panela. Ao mexer, raspe bem o fundo e a lateral da panela com a espátula para não queimar o brigadeiro. Para verificar o ponto, incline levemente a panela; o brigadeiro deve descolar do fundo. 

Transfira o brigadeiro para um prato fundo e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de enrolar.

Abra 25 forminhas de papel (número 4). Coloque o coco ralado num prato fundo e separe um pouco de manteiga para untar as mãos. 

Para enrolar e confeitar os brigadeiros: unte as mãos com um pouco de manteiga. Com uma colher de chá, retire uma porção da massa, enrole uma bolinha e transfira para o prato com o coco ralado. 

Passe o brigadeiro pelo coco ralado seco para cobrir bem toda a superfície e transfira para a forminha. Repita o processo até a massa acabar. Se preferir, convoque alguém da família: enquanto um enrola os brigadeiros, o outro passa o coco ralado seco. Sirva a seguir.

PURÊ DE ABÓBORA

Para preparar do zero, basta seguir este passo a passo: numa panela pequena, coloque cerca de 200 g de abóbora japonesa cortada em cubos e ¼ de xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tampe e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até a abóbora ficar bem macia — assim ela cozinha sem ficar aguada. Em seguida, escorra a água e amasse bem os pedaços com um garfo.

BRIGADEIRO DE ABÓBORA E AMÊNDOAS

Versão brasileira para a clássica combinação de sabores italiana. Abóbora e amêndoas formam uma dupla que você precisa conhecer! A cor fica uma graça; o purê deixa o doce ainda mais cremoso; e a apresentação, com palitos de amêndoa, é um charme. O sabor, bem delicado, lembra marzipã.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • ¾ de xícara (chá) de abóbora japonesa cozida e amassada
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (chá) de licor de amêndoas (amaretto)
  • 1 xícara (chá) de amêndoas cruas em palitos
  • manteiga em temperatura ambiente para untar as mãos

MODO DE PREPARO

Numa panela média, misture o leite condensado, o leite, o purê de abóbora japonesa (veja a explicação no fim da receita) e a manteiga. 

Leve ao fogo baixo e mexa bem com uma espátula. Quando começar a ferver, continue mexendo por 7 minutos, até a massa ficar bem cremosa, engrossar e se soltar do fundo da panela — ao mexer, raspe bem o fundo e a lateral da panela com a espátula para não queimar o brigadeiro. Para verificar o ponto, incline levemente a panela; o brigadeiro deve descolar do fundo. 

Adicione o Amaretto e misture bem por 1 minuto. Transfira o brigadeiro para um prato fundo e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de enrolar.

Abra 25 forminhas de papel (número 4). Preencha um prato fundo com as amêndoas e separe um pouco de manteiga para untar as mãos. 

Para enrolar e confeitar os brigadeiros: unte as mãos com um pouco de manteiga. Com uma colher de chá, retire uma porção da massa, enrole uma bolinha e transfira para o prato com amêndoas. Faça de uma só vez quantos brigadeiros couberem no prato.

Passe os brigadeiros pelas amêndoas para cobrir bem toda a superfície e transfira para as forminhas. Repita até a massa acabar. Se preferir, convoque alguém da família: enquanto um enrola os brigadeiros, o outro passa nas amêndoas. Sirva a seguir.

SOBRAS PLANEJADAS

Nesta receita, o purê de abóbora é uma sobra planejada do risoto cor de abóbora.
Para preparar do zero, basta seguir este passo a passo: numa panela pequena, coloque cerca de 200 g de abóbora japonesa cortada em cubos e ¼ de xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tampe e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até a abóbora ficar bem macia — assim ela cozinha sem ficar aguada. Em seguida, escorra a água e amasse bem os pedaços com um garfo.

VERSÃO PARA AS CRIANÇAS

O brigadeiro de abóbora e amêndoas também tem uma versão para as crianças. Neste caso, basta seguir o modo de preparo e não incluir o licor.

 Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

15 comentários em “Doce de Abóbora Cremoso com Coco”

Deixe um comentário