Escondidinho cremoso de abóbora com carne

Escondidinho cremoso de abóbora com carne

Escondidinho cremoso de abóbora com carne, o escondidinho é um prato típico brasileiro que faz sucesso em muitas mesas. Ele consiste em camadas de purê de batata ou mandioca intercaladas com um recheio de carne moída, frango desfiado ou legumes. Nesta receita, a tradicional mandioca é substituída por abóbora, tornando o prato mais leve e saudável. O resultado é um escondidinho cremoso, saboroso e fácil de preparar.

Ingredientes:

  • 500g de carne moída
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 abóbora cabotiá média (cerca de 1kg)
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado

Modo de preparo:

  1. Comece preparando o recheio: em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Adicione a carne moída e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa bem e deixe cozinhar até que a carne esteja totalmente cozida. Reserve.
  2. Em outra panela, cozinhe a abóbora com água e sal até que fique macia. Escorra e amasse com um garfo ou passe por um espremedor de batatas. Adicione a manteiga e o leite, misturando até obter um purê cremoso.
  3. Em um refratário, faça uma camada com metade do purê de abóbora. Espalhe todo o recheio de carne por cima e cubra com o restante do purê. Polvilhe com o queijo mussarela ralado.
  4. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e dourado. Sirva em seguida.

Dicas:

  • Se preferir, substitua a carne moída por frango desfiado ou cogumelos para uma versão vegetariana.
  • Acrescente ervas frescas, como salsinha e cebolinha, ao purê de abóbora para dar mais sabor.
  • Experimente trocar o queijo mussarela por parmesão ou um queijo mais forte, como gorgonzola.
  • Para deixar o prato ainda mais nutritivo, adicione legumes picados, como cenoura e ervilha, ao recheio de carne.

Acompanhamentos:

4 Receitas maravilhosas de Escondidinho

O escondidinho é um prato delicioso e versátil que combina bem com uma variedade de acompanhamentos. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Arroz branco: O arroz branco é um acompanhamento clássico que complementa muito bem o sabor e a textura do escondidinho.
  2. Feijão: Uma porção de feijão, seja ele preto, carioca, ou outro tipo de feijão de sua preferência, é uma excelente opção para acompanhar o escondidinho, fornecendo uma boa fonte de proteínas e fibras.
  3. Salada verde: Uma salada fresca de folhas verdes, tomate, pepino e outros vegetais é uma ótima opção para equilibrar a refeição e adicionar nutrientes extras.
  4. Farofa: Uma farofa simples de mandioca ou farinha de milho pode fornecer uma textura crocante e um sabor delicioso que combina bem com o escondidinho.
  5. Vinagrete: Um vinagrete fresco feito com tomate, cebola, pimentão, coentro, limão e azeite pode ser uma opção leve e refrescante para acompanhar o escondidinho.
  6. Purê de batatas: Se o escondidinho já não incluir purê de batatas como uma camada, servir purê de batatas como acompanhamento pode ser uma escolha reconfortante e deliciosa.
  7. Legumes grelhados: Legumes grelhados, como abobrinha, berinjela, pimentão e cenoura, adicionam cor, sabor e nutrientes à refeição, complementando o escondidinho de forma saudável.

Essas são apenas algumas sugestões de acompanhamentos que podem ser servidos com escondidinho. A escolha dos acompanhamentos pode variar de acordo com suas preferências pessoais e o que você tem disponível na despensa.

Informações nutricionais:

Como Fazer Escondidinho de Carne de Sol: Dicas e Truques de um Chef

As informações nutricionais para 100 gramas de escondidinho podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na receita. No entanto, aqui estão algumas estimativas aproximadas comuns para um escondidinho básico feito com carne moída, purê de batatas e queijo:

  • Calorias: Cerca de 150-200 kcal
  • Proteína: Cerca de 8-12 gramas
  • Gordura: Cerca de 6-10 gramas (a maior parte vindo da carne e do queijo)
  • Carboidratos: Cerca de 15-20 gramas (principalmente provenientes das batatas)
  • Fibras: Cerca de 1-3 gramas (dependendo dos vegetais adicionados, como cebola e alho)
  • Vitaminas e minerais: Varia dependendo dos ingredientes utilizados, mas o escondidinho geralmente fornece uma boa quantidade de vitamina C, potássio e outras vitaminas e minerais encontrados em vegetais e proteínas.

Essas são estimativas aproximadas e os valores específicos podem variar com base nos ingredientes e quantidades exatas utilizados na sua receita. Se você tiver informações detalhadas sobre os ingredientes e suas quantidades, posso ajudá-lo a calcular as informações nutricionais de forma mais precisa.

LEIA TAMBÉM:

Faça Também Carne Ensopada com Legumes para o Almoço

A carne ensopada com legumes é um prato clássico da culinária brasileira, perfeito para aquecer nos dias mais frios e também para receber amigos e familiares. Com a combinação de carne macia, legumes frescos e temperos saborosos, este prato é uma refeição completa e deliciosa. Além disso, é fácil de preparar e pode ser adaptado de acordo com o seu gosto pessoal. Nesta receita, vamos utilizar acém bovino cortado em cubos médios e legumes como cenoura, batata-doce e vagem, que irão dar um toque especial ao prato. Acompanhe o passo a passo e experimente em casa!

Ingredientes:

  • 2kg de acém bovino cortado em cubos médios
  • 1 cebola grande picada
  • 1 cabeça de alho picada
  • 2 cenouras
  • 2 batatas doce
  • 300g de vagem cortadas ao meio
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Tempere a carne com sal e pimenta do reino e reserve. Em uma panela de pressão, regue o óleo e leve ao fogo alto. Adicione o alho e deixe fritar até começar a dourar. Junte a carne e deixe refogar até a água que ela soltar secar e ficar bem dourada por fora. Enquanto a carne doura, cozinhe os legumes da forma que preferir até ficarem ao dente e reserve. Adicione a cebola ao refogado e cozinhe por mais 5 minutos. Cubra toda a carne com água, tampe a panela de pressão e cozinhe por 20 minutos. Desligue o fogo, deixe sair a pressão e destampe a panela. Junte os legumes previamente cozidos e misture bem.

Dicas Importantes:

  1. Escolha uma boa carne: para um prato de sucesso, escolha uma carne de qualidade, como acém ou paleta, que são cortes macios e saborosos.
  2. Corte a carne em cubos uniformes: ao cortar a carne em cubos, procure cortar todos do mesmo tamanho para que cozinhem uniformemente.
  3. Refogue a carne até dourar: ao refogar a carne, deixe que ela solte toda a água e doure bem por fora, isso irá dar sabor e textura ao prato.
  4. Cozinhe os legumes ao dente: ao cozinhar os legumes, é importante não deixá-los muito moles. Eles devem ficar cozidos, mas ainda firmes.
  5. Adicione os legumes no final do cozimento: para que os legumes não fiquem muito moles e mantenham a textura, adicione-os somente no final do cozimento da carne.
  6. Experimente temperos diferentes: além do sal e pimenta do reino, você pode adicionar temperos como alecrim, louro, cominho, páprica ou ervas frescas para dar um toque extra de sabor.
  7. Sirva com acompanhamentos: a carne ensopada com legumes pode ser acompanhada de arroz, purê de batatas, farofa ou salada verde.
  8. Deixe a carne descansar antes de servir: deixe a carne descansar por alguns minutos antes de servir para que os sucos se distribuam e a carne fique mais macia.
  9. Guarde as sobras: se sobrar carne ensopada, guarde na geladeira em um recipiente hermético. Ela pode ser reaquecida no dia seguinte e servida como uma refeição rápida e deliciosa.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

5 comentários em “Escondidinho cremoso de abóbora com carne”

Deixe um comentário