Como Cozinhar um Frango Inteiro com Quiabo Perfeito para Qualquer Ocasião

FRANGO INTEIRO COM QUIABO

Como Cozinhar um Frango Inteiro com Quiabo Perfeito para Qualquer Ocasião, O Frango Inteiro com Quiabo é um prato tradicional da culinária brasileira, conhecido por sua combinação de sabores e ingredientes típicos. Originário da região Nordeste do Brasil, especialmente dos estados de Pernambuco e Bahia, esse prato se espalhou por todo o país ao longo do tempo e se tornou popular em diversas regiões.

A história do Frango Inteiro com Quiabo remonta à influência da culinária africana na gastronomia brasileira, especialmente durante o período da escravidão. O quiabo, um vegetal de origem africana, foi introduzido no Brasil pelos escravos e se tornou um ingrediente fundamental em muitos pratos da culinária brasileira, incluindo o Frango Inteiro com Quiabo.

Esse prato geralmente consiste em um frango inteiro cozido ou assado, acompanhado de quiabos frescos, que são cozidos juntamente com o frango em um molho rico e saboroso. O molho pode variar de acordo com a preferência regional e pessoal, mas geralmente inclui ingredientes como tomate, cebola, alho, pimentão e temperos típicos da culinária brasileira, como coentro e pimenta.

Em termos de popularidade no Brasil, o Frango Inteiro com Quiabo é especialmente apreciado nas regiões Nordeste e Sudeste, onde a culinária regional tem uma forte presença. No Nordeste, especialmente nos estados de Pernambuco e Bahia, o prato é considerado uma iguaria tradicional e é frequentemente preparado em ocasiões especiais, como festas e celebrações familiares. No Sudeste, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro também têm uma tradição de preparar e apreciar o Frango Inteiro com Quiabo, muitas vezes em restaurantes especializados em comida regional brasileira.

Além disso, o Frango Inteiro com Quiabo também é popular em outras regiões do país, especialmente em áreas onde há uma forte influência da culinária nordestina e baiana. Em cidades como Recife, Salvador, Belo Horizonte e Brasília, é possível encontrar restaurantes que servem essa deliciosa iguaria, além de muitas famílias brasileiras que preparam o prato em suas próprias casas para compartilhar com amigos e familiares.

INGREDIENTES

  • 1 frango inteiro, cerca de 1,5 kg
  • 200 g de quiabo (cerca de 20 unidades)
  • 2 limões
  • 1 cebola
  • 1 tomate
  • 1 dente de alho
  • 1 pimentão
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Prepare o tempero para o frango: descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubinhos. Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubinhos. Misture todos esses ingredientes numa tigela. Apoie o frango na tábua e destrinche com uma faca, separando em: coxas, sobrecoxas, peito (em quatro partes) e asinhas. Transfira os pedaços de frango para a tigela com os legumes, tempere com sal, pimenta-do-reino e o cominho. Misture bem, cubra com um prato e leve para marinar na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, lave bem os quiabos sob água corrente e transfira para uma tigela. Cubra com água, regue com o caldo de 1 limão e deixe de molho por 15 minutos. Escorra a água, lave novamente os quiabos e seque com um pano de prato limpo. Corte as pontas e mantenha os quiabos inteiros. Corte apenas 3 quiabos ao meio, no sentido do comprimento para usar na decoração.

Retire o frango da geladeira e raspe a superfície com uma colher para retirar o excesso do tempero – não descarte, ele será usado no refogado. Leve uma chaleira com 1 litro de água ao fogo alto para ferver. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os pedaços de frango em etapas: primeiro coloque as coxas e sobrecoxas e deixe dourar de todos os lados. Com uma pinça, transfira para um prato e repita o processo com os peitos e as asinhas, regando com o restante do azeite.

Mantenha a panela em fogo médio, acrescente o tempero do frango reservado e refogue até murchar. Volte o frango à panela e acrescente a água fervente até cobrir a metade dos pedaços de frango. Com uma espátula, misture raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao molho. Deixe cozinhar por 20 minutos – nesse período, mantenha a chaleira com água quente e regue a panela se necessário.

Junte os quiabos inteiros à panela, tempere com sal e deixe cozinhar por mais 20 minutos, com a tampa entreaberta. Enquanto isso, leve uma frigideira ao fogo alto. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e doure as metades de quiabo reservados por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Assim que o caldo do frango engrossar, desligue o fogo e transfira para uma travessa. Decore com os quiabos grelhados e sirva a seguir.

Informações nutricionais:

Como Cozinhar um Frango Inteiro com Quiabo Perfeito para Qualquer Ocasião

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de Frango Inteiro com Quiabo podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados e da forma de preparo. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais com base nos ingredientes típicos e nas quantidades comuns usadas na preparação deste prato.

Aqui está uma estimativa das informações nutricionais para 100 gramas da receita de Frango Inteiro com Quiabo:

  • Calorias: Aproximadamente 120-150 kcal
  • Proteínas: Cerca de 15-20 gramas
  • Gorduras totais: Em torno de 5-8 gramas
  • Gorduras saturadas: Cerca de 1-3 gramas
  • Carboidratos: Cerca de 5-8 gramas
  • Fibras: Aproximadamente 2-3 gramas
  • Açúcares: Geralmente menos de 1 grama
  • Sódio: Varia dependendo da quantidade de sal adicionada durante o preparo, mas geralmente em torno de 300-500 mg

É importante ressaltar que essas são apenas estimativas e as informações nutricionais exatas podem variar com base nos ingredientes específicos utilizados na receita, como a quantidade de óleo ou gordura adicionada, a pele do frango e outros condimentos ou temperos. Se você estiver preocupado com as informações nutricionais precisas, recomenda-se calcular as informações nutricionais com base nos ingredientes exatos e suas quantidades usadas na receita específica que você está preparando.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM ESPETINHOS DE FRANGO

espetinho

INGREDIENTES

  • 500 g de filé de peito de frango (cerca de 3 unidades)
  • caldo de ½ limão
  • ½ colher (chá) de colorau (ou urucum)
  • 1 pitada de pimenta-de-caiena
  • sal a gosto
  • azeite a gosto

FAVORITAR

MODO DE PREPARO

Separe alguns palitos de bambu pequenos. Corte os filés de frango em cubos médios de cerca de 2 cm. Transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão, o colorau e a pimenta-de-caiena. Misture bem para envolver todos os pedaços, cubra e deixe marinar por 15 minutos em temperatura ambiente.

Enquanto isso, coloque os palitos de bambu num copo alto (ou pote), cubra com água e deixe de molho até a hora de usar – isso evita que eles queimem na hora de grelhar. Passado o tempo da marinada, escorra a água dos palitos e espete 5 cubos de frango em cada um para montar os espetinhos. Transfira os espetinhos para um prato.

Leve uma frigideira média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e coloque quantos espetinhos couberem, um ao lado do outro, sem amontoar. Tempere com sal a gosto e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira os espetinhos grelhados para uma travessa e repita com o restante. Sirva a seguir.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “Como Cozinhar um Frango Inteiro com Quiabo Perfeito para Qualquer Ocasião”

Deixe um comentário