O Turismo Sustentável no Brasil

O Turismo Sustentável no Brasil

O Turismo Sustentável no Brasil

Antes de mais nada, vale lembrar que no Brasil, o turismo sustentável está crescendo a cada ano. Isso significa que mais pessoas estão se conscientizando sobre a importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais do país.
Contudo, existem muitos destinos turísticos sustentáveis no Brasil, mas alguns são mais populares do que outros. Foz do Iguaçu, por exemplo, é um destino turístico que está se tornando cada vez mais sustentável. A cidade está localizada na fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai, e é conhecida pelas cataratas do Iguaçu, que são as maiores do mundo.

A Sustentabilidade e o Turismo Brasileiro

Os Melhores Destinos Sustentáveis no Brasil

Todavia, além de Foz do Iguaçu, outros destinos turísticos sustentáveis no Brasil incluem o Pantanal, Chapada Diamantina e o Parque Nacional da Tijuca. Contudo, todos esses destinos são ricos em biodiversidade e oferecem aos visitantes a oportunidade de ver de perto a natureza brasileira em seu estado selvagem.
Portanto, quando visitar qualquer um desses destinos turísticos sustentáveis, é importante lembrar de seguir algumas dicas para minimizar o impacto ambiental. Por exemplo, evite comprar produtos que contenham madeira ilegal ou que foram extraídos de forma sustentável. Além disso, trate a água com cuidado e não deixe lixo para trás.
Como você pode ver, há muitos destinos turísticos sustentáveis no Brasil para visitar. Mas, a chave para preservar esses destinos para as gerações futuras é viajar de forma consciente e respeitando o meio ambiente.

O Setor de Turismo e a Sustentabilidade

Antes mesmo de as pessoas começarem a falar sobre a sustentabilidade do turismo, mas, o Brasil já havia tomado medidas para buscar boas práticas e reduzir o impacto no setor. Hoje, eles são multiplicados pelos mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados do país, muitos dos quais são exemplos de outras iniciativas ao redor do mundo. No entanto, o turismo sustentável no Brasil ainda enfrenta grandes desafios, que vão desde a falta de conhecimento até a falta de políticas públicas.
Após o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, perguntamos aos líderes do setor sobre exemplos de boas práticas em turismo no Brasil e onde estamos aquém da sustentabilidade do turismo. Todavia, modelos comprovados e pioneiros, como o destino Bonito e os hotéis Fazenda Campo e Parque dos Sonhos em São Paulo Socorro, são unanimemente considerados exemplos de turismo sustentável no Brasil.

O Reconhecimento do Brasil na Área

Reconhecido internacionalmente como o país mais biodiverso do planeta, possui algumas iniciativas específicas que se destacam no cenário do desenvolvimento sustentável. Como destino, Bonito no Mato Grosso do Sul, após um boom de visitas nas décadas de 70 e 80, percebeu que, se não fossem tomadas medidas urgentes, perderia a promoção da plena sustentabilidade de seus atrativos. sua comunidade. A implementação do “Cupom Único” tornou o destino um dos destinos mais sustentáveis ​​do planeta e foi reconhecido em 2013, e desde então vem se destacando no cenário do turismo sustentável no Brasil. Como empresa, a Fazenda e o Hotel Campo dos Sonhos em Socorro, São Paulo, conquistaram a maioria dos prêmios nacionais e mundiais na área de sustentabilidade, e em 2014 conquistaram o “Prêmio de Melhor Turismo Responsável Global”. no WTM – World Travel Market de Londres.

O Turismo Sustentável no Brasil

Os Desafios do Brasil

O Brasil precisa aproveitar sua biodiversidade e diversidade cultural como estratégia para o futuro. Sem isso, será difícil seguirmos o caminho do desenvolvimento sustentável. Os jovens precisam de uma educação de qualidade para entender que desenvolvimento sustentável significa pensar coletivamente e pensar em toda a cadeia produtiva do turismo, onde meio ambiente, sociedade e desenvolvimento fazem parte das políticas públicas. Nossos parques e reservas nacionais são um ativo para a sociedade.
Nossos recursos hídricos e florestas não estão incluídos no planejamento público urbano como condição necessária para o desenvolvimento urbano. Nosso sistema educacional precisa enxergar a sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental como uma estratégia, e o turismo é uma das principais ferramentas para ajudar o Brasil a entender isso. Falar sobre viagens na escola é fundamental. O Brasil precisa admitir seus erros e admitir que a fórmula usada até agora não funcionou. O Pais precisa planejar melhor suas metas a médio e longo prazo com visão futura e aproveitar as boas experiências como modelo atuais.

Você Vai Gostar Também de Ler:
A Recuperação do Turismo no Brasil
Viajar é ou não é uma terapia?
Dicas das Melhores Cidades próxima de Londres
Singapura: curiosidades da rica cidade-estado

Nota de Encerramento

Nós do Minha viagem estamos diariamente trabalhando para trazer o melhor conteúdo para vocês leitores, nosso site trabalha com muito conteúdo de viagens trazendo muitas dicas para você que é amante de viagem.

Ass: Equipe Editorial

Temos uma grande uma grande novidade para você que ama viajar, está no ar lifeand healf uma nova Rede Social somente para nós que amamos viajar.

Deixe um comentário