PALMAS A CAÇULA DAS CAPITAIS

Palmas, a caçula das capitais, é um município brasileiro, além de ser a capital é também a maior cidade do estado do Tocantins. 

A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Estado de Tocantins pela Constituição de 1988, a partir daí, a construção da cidade começou a ser erguida pelos pessoal que vieram do interior do Estado e de vários outros estados do país. 

Entretanto, somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990,  que Palmas virou capital permanente do estado, pois antes a cidade ainda não possuía as exigências físicas para sediar o governo do estado, que estava instalado provisoriamente no município vizinho de Miracema do Tocantins.

A ÚLTIMA CAPITAL PLANEJADA DO PAÍS

Antes de mais nada, Palmas foi a última cidade do século 20, que foi totalmente planejada desde a sua criação, projetada desde o início como a capital do estado do Tocantins, a mais nova capital estadual do país. Mas outra característica da cidade é que possui a melhor qualidade de vida entre as capitais e municípios do Norte do Brasil. 

Palmas cresceu significativamente na década de 1990. Em 1991, a cidade tinha 24.261 habitantes. Em 2000, a cidade tinha 130.528 habitantes. Ou seja, sua urbanização também cresceu nos últimos anos, apesar da desaceleração, a taxa de crescimento econômico de Palmas de 8,7% é superior aos índices nacionais e estaduais.

A capital do Tocantins, Palmas, tem esse nome em homenagem a São João da Palma, atual estado do Paraná e sede do primeiro movimento separatista da região, instalado em 1809 no Rio Palma e às margens do Rio Paraná. Outro fator que afeta o nome é a abundância de palmeiras na área. Portanto, a história de Palmas está intimamente relacionada à história de seu estado. A área onde hoje se localiza o Tocantins é a região norte do estado de Goiás, que tem visto uma série de movimentos separatistas desde o século XIX. Em 1809, ocorreu na Barra do Rio Palma, no Paraná, um movimento separatista da região goiana denominado Vila da Palma. Apenas alguns anos depois, com a constituição de 1988 separando o estado do Tocantins do estado de Goiás, Palmas finalmente começou a surgir. 

QUAL MELHOR PERÍODO PARA VISITAR PALMAS

Antes de mais nada, vale ressaltar que o período mais chuvoso em Palmas são nos meses que vão de novembro a abril, bem como existem muitas possibilidade de tempestades na cidade. 

Portanto, se você é daquelas pessoas que não gosta muito de chuva, é melhor você visitar Palmas em outro período. Contudo, para evitar as chuvas procure visitar a cidade nos meses entre julho e setembro pois quase não chove e as temperaturas são ótimas, com climas bem mais agradáveis.

O QUE CONHECER EM PALMAS A CAÇULA DAS CAPITAIS

Temos muitas indicações para você em Palmas,começando pela Praia da Graciosa, a Ilha Canela e o Parque Cesamar, assim como a Cachoeira do Roncador, e claro a 

A Praça dos Girassóis é uma das praças mais famosas da cidade. É a maior praça da América Latina e a segunda maior praça pública do mundo! excelente,

Você visitar Palmas e não visitar o Palácio do Araguaia é na realidade inadmissível, esse é onde está localizada a sede do Governo do Estado de Tocantins e faz muito sucesso junto aos visitantes principalmente pela sua beleza da sua construção.

Mas, um dos monumentos mais importantes da cidade de Palmas é a obra Dezoito do Forte, localizada na Praça do Girassol, que impressiona pelo encanto e pela grandiosidade.

Contudo, como você sabe, o Memorial Coluna Prestes foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2011 para homenagear o líder comunista.

Por fim, não deixe de conhecer a Praia do Prata e a Feira do Bosque que são ótimos pontos turísticos da cidade.

ONDE SE HOSPEDAR EM PALMAS A CAÇULA DAS CAPITAIS

POR FIM, ONDE COMER EM PALMAS

  • Restaurante Dom Vergilio      –     Telefone: +55 (63) 3212-1400
  • Pizzaria Oásis      –         Telefone: +55 (63) 3215-1219
  • Fogão a Lenha Restaurante e Pizzaria     –      Telefone: +55  (63) 3215-5868
  • Restaurante Quadra Contemporânea      –      Telefone: +55 (63) 3225-0809
  • Mr.Bull / Restaurante        –       Telefone: +55 (63) 99951-7001

Finalmente, foram apenas algumas dicas, pois aqui você viu vários motivos para conhecer Palmas uma cidade que é uma das cidades mais novas do Brasil, e onde você terá muitas outras opções tanto de hospedagens e restaurantes como de locais para você visitar, basta uma pesquisa mais apurada, então agora é com você, ou seja, prepare-se logo antes de mais nada Palmas, lhe aguarda de braços abertos, para um passeio inesquecível pelo paraíso.

ENTÃO BOA VIAGEM

Leia também mais detalhes sobre:

Agora todos os dias em nosso site, você encontrará novidades e outras dicas de cidades.

Coloque a cidade de sua preferência na pesquisa no site, se não encontrar, basta deixar seu nome, e o nome da cidade nos comentários.

Não deixe também de compartilhar nosso site com seus amigos e contatos, que gostam de saber novidades das cidades do Brasil e do mundo, além de conhecer vários pontos turísticos assim como hospedagens e bares e restaurantes em cada cidade.

Deixe um comentário