Como fazer pizza caseira de dar água na boca: Receitas clássicas e criativas

COMO FAZER MASSA DE PIZZA CASEIRA

Como fazer pizza caseira de dar água na boca: Receitas clássicas e criativas, Mão na massa e já para a cozinha. Todas as receitas são testadas, preparadas pela equipe inúmeras vezes. Por isso sempre funciona e por isso a gente também informa como congelar e como descongelar, como reaproveitar e como armazenar.

INGREDIENTES

  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 840 g)
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 ½ xícaras (chá) de água morna
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • azeite para untar a tigela

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar – cerca de 5 minutos.  Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite – ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante

Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar.  Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira. 

Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.  Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico. 

Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Separe uma porção da massa para abrir e cubra o restante com um pano de prato para não ressecar.  Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um círculo de cerca de 30 cm de diâmetro – lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar. Antes de levar ao forno para assar, escolha uma receita: pizza de muçarela, pizza de escarola ou pizza de muçarela com burrata. 

COMO ARMAZENAR, CONGELAR E DESCONGELAR

Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.

QUER SOVAR A MÃO?

Esta receita pode ser sovada na batedeira, mas também dá para fazer a mão. Nesse caso, prepare meia receita por vez. Se for preparar pela primeira vez na batedeira, confira antes no manual se o modelo bate massa de pão e pizza.

LEIA TAMBEM:

FAÇA TAMBEM PIZZA DE FRIGIDEIRA

Uma equipe abre a massa, outra cuida de assar as pizzinhas. Cada um escolhe sua cobertura e está feita a festa da pizza. Essa versão de frigideira é sob medida para levar a criançada para a cozinha. E quanto à cachaça que vai na massa: é ela que deixa a pizza cheia de bolhas e dá um toque de acidez. Além disso, o álcool evapora durante o cozimento.

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de cachaça
  • 1 xícara (chá) de água
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • azeite para dourar a pizza na frigideira

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Abra um buraco no centro, junte o azeite e a cachaça e misture com as pontas dos dedos para incorporar, até formar uma farofinha. Adicione metade da água e, com as mãos, misture bem. Aos poucos, adicione o restante da água, misturando até formar uma massa úmida. Transfira a massa para a bancada levemente enfarinhada e sove por apenas 3 minutos, até que fique bem lisa – no início, ela pode grudar nos dedos, mas durante a sova vai ficando consistente e lisinha. Evite adicionar mais farinha, a pizzinha pode ficar dura.

Forme um cilindro com a massa e, com a faca ou espátula de padeiro, divida em 6 pedaços iguais. Modele bolinhas e cubra com um pano de prato úmido para não ressecar durante o preparo dos discos – a massa leva fermento químico, e por isso não precisa de descanso para crescer. Leve uma frigideira grande antiaderente para aquecer em fogo médio (se preferir, utilize uma frigideira de ferro para pizzas com pontos mais tostadinhos).

Polvilhe a bancada e o rolo de macarrão com farinha, abra uma porção da massa até formar um disco de 18 cm de diâmetro – se precisar, polvilhe mais farinha sobre a massa e o rolo. Quando a frigideira estiver bem quente, regue com ½ colher (chá) de azeite, coloque o disco de massa e asse por cerca de 2 minutos, ou até começarem a surgir bolhas e o lado em contato com a frigideira esteja dourado.

Diminua o fogo e vire a pizza com uma espátula. Espalhe 1 colher (sopa) do molho de tomate sobre a massa e coloque a cobertura de sua escolha (queijo muçarela ralado, muçarela de búfala rasgada, tomates cereja ou queijo meia-cura ralado). Borrife água nas laterais da frigideira e na tampa. Tampe a frigideira por mais 2 minutos, ou até o queijo derreter. Dica: ingredientes como rúcula, abobrinha, tapenade ou presunto cru devem ser colocados na finalização, fora da frigideira.

Transfira a pizza para um prato e repita com o restante da massa – atenção, mantenha a frigideira em fogo baixo para fazer as próximas pizzas, pois ela se mantém bem quente. 

PARA PRÉ-ASSAR

Você pode pré-assar todas as pizzas e finalizar apenas com o molho de tomate e a cobertura na hora de servir. Para isso, doure o disco de pizza por 1 minuto de cada lado, transfira para um prato e cubra com um pano de prato para manter as pizzas macias. Depois de montar a cobertura, volte à frigideira quente para aquecer e derreter o queijo, como descrito no passo 7.

IDEIAS DE COBERTURAS


Pizza de abobrinha: Molho de tomate + queijo meia-cura ralado + fitas de abobrinha temperadas com azeite, caldo de limão siciliano e sal + raspas de limão siciliano

Marguerita: Molho de tomate + muçarela de búfala rasgada + tomates cereja cortados ao meio + folhas de manjericão

Figo com presunto cru: Molho de tomate + muçarela + figo fresco cortado em quartos + fatias de presunto crú + folhas de rúcula

Tapenade: Molho de tomate + muçarela de búfala rasgada + tomates cereja cortados ao meio + folhas de manjericão + tapenade

Cebola roxa e pimenta: Molho de tomate + muçarela + cebola roxa fatiada fininho + pimenta calabresa seca

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “Como fazer pizza caseira de dar água na boca: Receitas clássicas e criativas”

Deixe um comentário