Como fazer uma deliciosa Salada Picadinha em apenas 10 minutos

A Salada Picadinha é um prato bastante versátil e popular em muitas culturas ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Embora não exista uma origem específica para essa receita, é seguro dizer que ela evoluiu ao longo do tempo e foi adaptada de acordo com os ingredientes disponíveis em diferentes regiões.

Essa salada geralmente é composta por uma variedade de legumes e vegetais frescos cortados em pequenos pedaços, proporcionando uma mistura de texturas e sabores. Além disso, é comum adicionar proteínas como frango desfiado, presunto, queijo ou ovos cozidos, tornando-a uma opção nutritiva e completa.

No Brasil, a Salada Picadinha é muito popular em restaurantes, lanchonetes e também é frequentemente preparada em casa, especialmente durante os meses mais quentes do ano. É um prato apreciado por sua praticidade, frescor e por ser uma opção saudável.

Em termos regionais, a popularidade da Salada Picadinha pode variar de acordo com os ingredientes disponíveis e as preferências locais. No entanto, é encontrada em todo o país, sendo especialmente comum em áreas urbanas onde as pessoas buscam refeições rápidas e saudáveis.

Além disso, a Salada Picadinha é frequentemente servida como acompanhamento em churrascarias e restaurantes de comida por quilo, onde é oferecida uma grande variedade de opções de saladas para complementar os pratos principais.

Em resumo, a Salada Picadinha é um prato versátil e popular no Brasil, apreciado por sua simplicidade, frescor e variedade de sabores. É uma opção saudável e nutritiva que pode ser facilmente adaptada de acordo com as preferências individuais e os ingredientes disponíveis em diferentes regiões do país.

INGREDIENTES

  • 1 maço de alface-americana
  • ½ repolho roxo (cerca de 3 xícaras [chá])
  • 1 cenoura
  • 1 pepino
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 3 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
  • 6 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado
  • gergelim preto torrado a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Corte o maço de alface-americana ao meio, apoie a parte plana na tábua e fatie as metades em tiras de 1 cm. Com um fatiador de legumes (ou mandolim), corte o repolho em fatias bem finas; vá passando o repolho pelo mandolim, com cuidado para não fatiar o miolo central, que é muito firme. Se preferir, descarte o miolo e fatie fino o repolho com a faca.

Transfira as folhas para uma tigela grande, cubra com água e adicione o bactericida de sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. Lave e seque a cenoura e o pepino. Descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Descarte as pontas e corte o pepino ao meio no sentido do comprimento; corte cada metade em 4 tiras e as tiras em fatias de 1 cm.

Para fazer o molho: num pote de vidro com tampa, coloque o açúcar, o shoyu, o vinagre, o óleo e o óleo de gergelim; tampe e chacoalhe bem para misturar. Em vez de escorrer, retire as folhas da água — assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Enxágue e seque bem as folhas na centrífuga de saladas. Transfira as folhas para uma saladeira (ou tigela grande), junte a cenoura e o pepino e misture bem. Salpique o gergelim e sirva a seguir com o molho.

DICA IMPORTANTE: a salada pode ser mantida na geladeira temperada por, no máximo, 1 hora; depois disso, as folhas murcham muito e perdem a textura. 

Informações nutricionais:

COMO FAZER SALADA PICADINHA

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de Salada Picadinha podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na preparação. No entanto, fornecerei uma estimativa geral com base nos ingredientes comuns encontrados em uma salada picada típica. Lembre-se de que esses valores são aproximados e podem variar de acordo com os ingredientes específicos e as proporções utilizadas na receita.

Valor Energético: Cerca de 30-50 calorias Proteínas: 1-2 gramas Gorduras totais: 0-2 gramas Gorduras saturadas: 0-0,5 gramas Gorduras trans: 0 gramas Colesterol: 0-5 miligramas Carboidratos totais: 5-10 gramas Fibras alimentares: 1-2 gramas Açúcares: 2-4 gramas Sódio: 50-150 miligramas

Essas são estimativas gerais e as quantidades exatas podem variar dependendo dos vegetais, temperos e outros ingredientes específicos adicionados à Salada Picadinha. Para obter informações nutricionais mais precisas, é recomendável calcular com base nos ingredientes específicos utilizados na sua receita.

Dicas de congelamento:

Caponata de Berinjela com Pimentões Coloridos

A Salada Picadinha é uma receita que geralmente não é ideal para congelamento devido à presença de vegetais frescos, que podem perder textura, sabor e valor nutricional quando congelados e descongelados. Aqui estão algumas razões pelas quais a Salada Picadinha pode não ser adequada para congelamento:

  1. Textura: Vegetais frescos como alface, pepino e tomate têm alta umidade e uma textura crocante. Quando congelados e descongelados, esses vegetais tendem a murchar e se tornar moles, resultando em uma textura desagradável na salada.
  2. Sabor: O sabor dos vegetais frescos pode ser alterado durante o processo de congelamento e descongelamento. Alguns vegetais podem desenvolver um sabor mais amargo ou perder parte de seu sabor original.
  3. Valor nutricional: O congelamento pode causar perda de nutrientes nos vegetais, especialmente vitaminas e minerais sensíveis ao calor e ao oxigênio.

No entanto, se você deseja preparar uma versão adaptada da Salada Picadinha para congelamento, aqui estão algumas dicas:

  1. Evite adicionar ingredientes como alface, rúcula ou outros vegetais de folhas delicadas, pois eles não congelam bem.
  2. Opte por vegetais mais resistentes ao congelamento, como cenoura, brócolis, pimentão e repolho. Corte-os em pedaços pequenos e lave-os antes de congelar.
  3. Se desejar adicionar proteínas à salada, como frango desfiado, cozinhe-as antes de congelar e adicione-as à salada apenas no momento de servir.
  4. Armazene a Salada Picadinha em recipientes herméticos ou sacos para freezer, removendo o máximo de ar possível para evitar a formação de freezer burn.
  5. Ao descongelar, deixe a salada na geladeira durante a noite para descongelar lentamente. Mexa bem antes de servir para misturar os ingredientes.

No entanto, mesmo com essas adaptações, a Salada Picadinha pode não ficar tão fresca e saborosa quanto quando consumida fresca. É sempre recomendável consumir saladas frescas imediatamente após o preparo para obter o melhor sabor e valor nutricional.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM SALADA TOSCANA

INGREDIENTES

  • 2 fatias de pão italiano em pedaços
  • 3 tomates em pedaços
  • 1 pepino
  • 1 cebola pequena cortada em fatias
  • 20 azeitonas pretas
  • 1 colher (sopa) de alcaparras
  • 1 lata de atum em conserva
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Lave o pepino e os tomates sob água corrente. Numa tábua, retire a casca do pepino e corte-o em rodelas. Corte o tomate e as fatias de pão italiano em pedaços. Descasque a cebola e corte-a em fatias finas. Numa tigela, junte o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta. Misture bem. Num prato, disponha todos os ingredientes de maneira harmoniosa. Regue com o molho e sirva a seguir.

LEIA TAMBÉM:

OUTRA GRANDE OPÇÃO É A SALADA DE ARROZ SETE CEREAIS

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de arroz sete cereais
  • 3 xícaras (chá) de água
  • ½ cebola-roxa
  • 3 ramos de hortelã
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de vinagre de arroz
  • ½ colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Numa panela média, coloque a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, adicione o sal, o arroz e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por 20 minutos – os grãos devem estar cozidos mas ainda firmes. Enquanto isso, descasque e corte a cebola em cubos pequenos. Transfira para uma tigela pequena, junte cubos de gelo e cubra com água – o gelo diminui o ardido da cebola. Lave e seque as folhas de hortelã. Reserve algumas folhas inteiras para decorar; na tábua, empilhe o restante das folhas uma folha sobre a outra, enrole e fatie fino.

Escorra o arroz numa peneira e passe pela água corrente para cessar o cozimento. Deixe escorrer bem a água e transfira para uma tigela. Escorra a água e junte a cebola ao arroz. Adicione a hortelã fatiada, tempere com o azeite, o vinagre e misture bem. Ajuste o sal, decore com as folhas de hortelã reservadas. Sirva a seguir.


DICA IMPORTANTE: se preferir, reserve a salada na geladeira até a hora de servir.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

3 comentários em “Como fazer uma deliciosa Salada Picadinha em apenas 10 minutos”

Deixe um comentário