Como Fazer uma Salada Refrescante de Beterraba com Ervas Aromáticas em Minutos

SALADA DE BETERRABA COM ERVAS FRESCAS

Como Fazer uma Salada Refrescante de Beterraba com Ervas Aromáticas em Minutos, A Salada de Beterraba com Ervas Frescas é uma opção popular e saudável de salada, amplamente apreciada em todo o mundo devido ao seu sabor único e à sua composição nutritiva. A beterraba, principal ingrediente dessa salada, é uma raiz vegetal comumente cultivada em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil. Ela é conhecida por sua cor vibrante e seu sabor levemente adocicado.

Origem: A beterraba é originária da região mediterrânea, mas sua cultivação se espalhou por todo o mundo ao longo dos séculos. Acredita-se que as beterrabas eram consumidas pelos antigos egípcios, gregos e romanos, tanto por suas raízes quanto por suas folhas, que também são comestíveis e nutritivas. A combinação da beterraba com ervas frescas em saladas é uma prática que evoluiu ao longo do tempo, aproveitando os sabores frescos e as propriedades nutricionais das ervas.

Popularidade no Brasil: No Brasil, a Salada de Beterraba com Ervas Frescas é encontrada em diferentes regiões do país e é especialmente apreciada por sua simplicidade e sabor refrescante. Embora não haja uma região específica do Brasil onde essa receita seja mais popular, é comum encontrá-la em restaurantes, buffets, e até mesmo em casa, especialmente durante os meses mais quentes do ano, quando saladas frescas são mais desejadas.

Além disso, a salada de beterraba é muitas vezes parte de cardápios de restaurantes que servem comida saudável, vegetariana ou vegana, devido ao seu perfil nutricional e à sua versatilidade. As ervas frescas adicionam aroma e sabor, complementando a doçura da beterraba e oferecendo uma experiência gastronômica equilibrada e satisfatória.

Em resumo, a Salada de Beterraba com Ervas Frescas é uma opção nutritiva e deliciosa que encontrou seu lugar nas mesas brasileiras, sendo apreciada por sua simplicidade, frescor e versatilidade.

INGREDIENTES

  • 3 beterrabas
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 5 ramos de hortelã
  • 5 ramos de salsinha
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Lave e seque bem as beterrabas e as folhas de hortelã e salsinha. Descasque e corte as beterrabas ao meio. Com um fatiador de legumes (ou mandolim), corte cada uma das metades em meias-luas finas.  Numa tigela, misture o azeite com o vinagre. Junte a beterraba fatiada, as folhas de hortelã e de salsinha e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture delicadamente. Sirva a seguir com a torta rústica de abobrinha com ricota.

DICA IMPORTANTE

A salada de beterraba com ervas frescas fica ainda mais saborosa e macia se preparada com antecedência. Nesse caso, acrescente as ervas frescas apenas na hora de servir.

Informações nutricionais:

SALADA DE BETERRABA COM ERVAS FRESCAS

Aqui estão as informações nutricionais aproximadas para 100 gramas da Salada de Beterraba com Ervas Frescas:

  • Calorias: Cerca de 43 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 1,6 g
  • Gorduras: Em torno de 0,2 g
  • Carboidratos: Cerca de 9,6 g
  • Fibras: Aproximadamente 2,8 g
  • Açúcares: Em torno de 6,8 g
  • Vitamina A: Cerca de 31% da ingestão diária recomendada (IDR)
  • Vitamina C: Aproximadamente 7% da IDR
  • Vitamina K: Em torno de 1% da IDR
  • Ferro: Cerca de 3% da IDR
  • Potássio: Aproximadamente 5% da IDR
  • Cálcio: Em torno de 2% da IDR

Essas informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na receita, como o tipo e a quantidade de ervas frescas adicionadas, bem como de outros ingredientes complementares.

Dicas de congelamento:

beterraba

A Salada de Beterraba com Ervas Frescas é uma receita que geralmente não é recomendada para congelamento devido à natureza dos ingredientes e à textura desejada da salada. Aqui estão os motivos pelos quais não é ideal congelar essa salada:

  1. Textura: A beterraba é composta principalmente de água, e o congelamento pode afetar sua textura, tornando-a mais macia e menos crocante. Além disso, as ervas frescas também podem perder sua textura e sabor quando congeladas e descongeladas.
  2. Oxidação: O congelamento e o descongelamento podem aumentar a oxidação dos ingredientes da salada, resultando em mudanças na cor e no sabor. As beterrabas, em particular, podem escurecer quando congeladas e descongeladas.
  3. Liberação de água: Ao descongelar, os ingredientes da salada, especialmente a beterraba, podem liberar água, o que pode afetar negativamente a textura e o sabor da salada.
  4. Ervas frescas: As ervas frescas geralmente não resistem bem ao congelamento, pois tendem a perder sua cor, sabor e aroma quando congeladas.

No entanto, se você ainda deseja congelar a salada, aqui estão algumas diretrizes gerais:

  • Prepare a salada fresca, evitando adicionar ingredientes que possam perder qualidade após o congelamento, como as ervas frescas.
  • Armazene a salada em recipientes herméticos ou sacos próprios para congelamento, removendo o máximo de ar possível para evitar a formação de cristais de gelo.
  • Congele rapidamente a salada após o preparo, para minimizar a formação de cristais de gelo e preservar a textura.
  • Ao descongelar, deixe a salada na geladeira durante a noite para descongelar lentamente. Evite descongelar a salada em temperatura ambiente para reduzir o risco de crescimento de bactérias.

Em resumo, embora seja possível congelar a Salada de Beterraba com Ervas Frescas, não é recomendado devido aos potenciais impactos negativos na textura, sabor e qualidade dos ingredientes. É melhor desfrutar dessa salada fresca e prepará-la apenas quando for consumi-la.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM SALADA MORNA DE BETERRABA COM PIMENTÃO E NOZES

SALADA DE BETERRABA COM ERVAS FRESCAS

O vermelho vivo do pimentão aliado a cor da beterraba dão a esta receita um ar meio dramático, né? Salada cinematográfica! Fora que, em dias mais frios, começar a refeição com uma salada morna é tudo de bom.

INGREDIENTES

  • 4 beterrabas
  • 2 pimentões vermelhos
  • ⅓ de xícara (chá) de nozes
  • ½ colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Descasque e corte as beterrabas em pedaços médios, rusticamente. Corte um pedaço grande de papel alumínio, disponha as beterrabas no centro e regue com um fio de azeite. Feche como se fosse uma trouxinha e transfira para uma assadeira grande. Lave, seque e coloque os pimentões na mesma assadeira da beterraba. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos. As beterrabas devem estar cozidas, mas ainda firmes e a pele dos pimentões tostadas – na metade do tempo, vire os pimentões com uma pinça para tostar a pele por igual.

Retire a assadeira do forno. Transfira os pimentões para uma tigela, cubra com filme e deixe abafar por cerca de 10 minutos – assim a pele solta mais fácil. Enquanto isso pique grosseiramente as nozes. Para retirar a pele dos pimentões: passe o lado contrário da lâmina da faca na superfície de cada um e mergulhe a faca numa tigela com água para limpar. Corte os pimentões ao meio, descarte o cabo e as sementes. Fatie cada metade em tiras grossas. Numa travessa, coloque as beterrabas e os pimentões ainda mornos. Regue com o azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e misture bem. Acrescente as nozes picadas e sirva a seguir.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PICLES DE BETERRABA

INGREDIENTES

  • 2 beterrabas
  • caldo de 1 limão
  • ¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • ¼ de xícara (chá) de mel
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 ramos de endro (dill)
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Lave e seque as beterrabas e os ramos de endro. Descasque e corte as beterrabas em tirinhas: primeiro corte em fatias de 0,5 cm e cada fatia em tirinhas. Transfira para uma tigela. Acrescente o caldo de limão, o vinagre, o azeite e o mel. Com uma tesoura, corte as folhas de endro sobre a beterraba. Tempere com sal a gosto e misture bem. Deixe marinar por pelo menos 15 minutos antes de servir (se preferir, prepare na noite anterior). Conserve o picles na geladeira, num pote com fechamento hermético, por até 5 dias.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário